Questões de Aplicando Pessoas (Gestão de Pessoas)

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Coesão e normas são variáveis estruturais dos grupos. A coesão (o grau em que os membros são motivados a permanecerem unidos como grupo) está reconhecidamente relacionada à produtividade dos grupos, mas essa relação depende das normas de desempenho estabelecidas no grupo (níveis de excelência nos resultados, qualidade, cooperação, entre outras). 

Sobre a relação entre coesão e produtividade do grupo, mediada pelas normas de desempenho, é correto afirmar que:

  • A baixo grau de coesão sempre gera produtividade baixa, independentemente das normas de desempenho;
  • B se as normas de desempenho forem altas e a coesão for baixa, a produtividade será moderada;
  • C se as normas de desempenho forem altas e a coesão for baixa, a produtividade será baixa;
  • D se as normas de desempenho forem baixas e a coesão for alta, a produtividade será moderada;
  • E alto grau de coesão sempre gera produtividade alta, independentemente das normas de desempenho.

Em certa organização, a avaliação de desempenho utiliza um método que avalia os resultados de cada funcionário de forma absoluta, com critérios preestabelecidos. O gerente de recursos humanos quer implantar um método que avalie os resultados dos funcionários em relação aos resultados dos colegas de equipe, ou seja, o gerente quer implantar um método de avaliação em que o desempenho seja medido de forma relativa. 

Tendo isso em vista, seriam métodos adequados:

  • A distribuição forçada; comparação por pares;
  • B lista de verificação; ordenação simples;
  • C ordenação simples; incidentes críticos;
  • D comparação por pares; escalas gráficas;
  • E escalas gráficas; distribuição forçada.

A avaliação de desempenho pode servir a vários propósitos, tais como incentivo salarial, progressão de carreira e até punições, como demissão. Recentemente, a avaliação de desempenho tem sido utilizada como uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas, voltada para o gerenciamento dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes dos trabalhadores alinhadas às estratégias organizacionais. Nesse novo contexto, a avaliação de desempenho é focada em

  • A competência.
  • B performance.
  • C resultado.
  • D meta.

Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que atinjam a eficácia pretendida. 

São distorções comumente observadas nos processos de avaliação de desempenho, entre outras:

  • A efeito framing; efeito halo;
  • B preconceitos; efeito simulação;
  • C recenticidade; efeito da tendência central;
  • D diversidade de critérios; escalada de comprometimento;
  • E efeito de ancoragem e ajustamento; efeito proximidade.

O coordenador do curso de graduação em Administração de uma universidade identificou que, como três ex-alunos contratados por uma empresa não apresentaram bons desempenhos, a gestão de RH dessa empresa assumiu que candidatos formados naquela universidade não serão bons colaboradores. Nessa situação, os tomadores de decisão foram afetados em seus julgamentos por uma distorção da realidade.

Esse viés na tomada de decisão é denominado

  • A ancoragem
  • B excesso de confiança
  • C compreensão tardia
  • D aleatoriedade
  • E representatividade