Questões de Aplicando Pessoas (Gestão de Pessoas)

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Com relação ao método de avaliação de desempenho 360 graus, pode-se afirmar que:

  • A utilizam análises comparativas.
  • B determina os pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado.
  • C baseia-se na avaliação de um grupo de fatores. Esses fatores podem mensurar tanto quantidade quanto qualidade.
  • D avalia o desempenho ou a atuação dos indivíduos por meio de frases descritivas.
  • E Preocupa-se tanto com os cenários internos a organização quanto os externos.

Configuram-se como métodos de avaliação de desempenho:

  • A 360 graus, escolha forçada e comportamental.
  • B escalas gráficas, escolha forçada e 360 graus.
  • C unilateral,360 graus e escalas gráficas.
  • D escolha forçada, escalas gráficas e comportamental.
  • E comportamental, unilateral e 360 graus.

Quanto ao planejamento e seus instrumentos de acompanhamento para desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.

No serviço público, o monitoramento da pactuação, do cumprimento e da execução dos planos de trabalho utilizados na gestão do desempenho dos servidores é uma atividade que cabe às chefias imediatas, e não aos profissionais da psicologia, embora, nessa ação, estes sejam responsáveis pelo assessoramento em estratégias de gestão de conflitos e em formas de dar feedback.

  • Certo
  • Errado

Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.

O uso da comunicação não violenta como parte do feedback se baseia na capacidade de ser diretivo e focado no conteúdo da mensagem, de tal forma que, ao final do processo comunicacional, o receptor saiba claramente o motivo da comunicação e aquilo que é esperado dele em termos de tarefas e responsabilidades.

  • Certo
  • Errado

Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.

A base de qualquer comunicação deve partir da conjugação da observação com a análise dos sentimentos e com o pedido. A observação deve ser a primeira etapa, momento em que se analisam e se julgam as ações do outro, para avaliar convergências e divergências. Em seguida, na análise dos sentimentos, ocorre a identificação de como as pessoas envolvidas na comunicação estão sentindo-se com a situação geradora do conflito. E, por último, no pedido, as pessoas formalizam o propósito comunicacional.

  • Certo
  • Errado