Questões de Gestão de Conflitos (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

Conflito é o processo ou estado em que duas ou mais pessoas divergem em razão de metas, interesses ou objetivos individuais percebidos como mutuamente incompatíveis. Em virtude da complexidade, do volume de recursos geridos e da importância dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), é comum a ocorrência de incompatibilidades entre posições sociais ou políticas manifestadas publicamente. Em relação às modalidades ou instrumentos a serem considerados na gestão de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Como instrumento para a resolução de conflitos, o diálogo é condição prescindível para preservação das relações sociais.
  • B Entende-se por autocomposição a resolução consensual de conflitos; ocorre quando as próprias partes envolvidas conseguem chegar a uma solução, exercendo a autonomia da vontade.
  • C A gestão de conflitos, por meio de democracia participativa, implica em estimular as partes a desenvolver soluções criativas que permitam a compatibilização de interesses aparentemente contrapostos.
  • D Fazer a gestão de conflitos por meio de negociação é uma opção plausível. Nesse caso, busca-se que as próprias partes envolvidas consigam, modificando espontaneamente os seus posicionamentos, chegar a um acordo.

A comunicação interpessoal é primordial nas organizações. Referindo-se às posturas que facilitam a comunicação, avalie as sentenças:

I - Tente se colocar no lugar do outro - isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.
II - Aprenda a escutar - ouvir é muito importante para solucionar qualquer conflito ou problema.
III - Pratique a arte da paciência - evite julgamentos e ações precipitadas.
IV - Peça desculpas - isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.
V - Desrespeite as pessoas - quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você.
VI - Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.
VII - Mude à sua maneira de ver os conflitos, a gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais confiável.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Somente as sentenças I, II, III, IV, VI e VII estão corretas.
  • B Somente as sentenças II, III, IV, V e VII estão corretas.
  • C Somente as sentenças I, III, IV, V e VI estão corretas.
  • D Somente as sentenças II, III, IV, V, VI e VII estão corretas.
  • E Somente as sentenças I, IV, V, VI e VII estão corretas.

Analise as afirmativas abaixo sobre gestão de conflitos no ambiente administrativo e assinale a alternativa correta:

  • A Conflitos são sempre resultado de má-fé dos colaboradores e, por isso, devem ser tratados com medidas disciplinares imediatas.
  • B A comunicação eficaz e escuta ativa são ferramentas importantes na prevenção e resolução de conflitos nas rotinas administrativas.
  • C O conflito deve sempre ser evitado nas organizações, pois não traz nenhum benefício aos processos e às relações de trabalho.
  • D A única forma eficaz de resolver um conflito organizacional é pela imposição da autoridade hierárquica superior.

Durante o desempenho das rotinas administrativas, é comum que surjam conflitos entre colegas de equipe ou entre setores. Em relação à gestão adequada desses conflitos, assinale a alternativa correta:

  • A A melhor forma de resolver um conflito é apontar os erros individuais dos envolvidos para que se identifique o responsável e se evite novas ocorrências.
  • B O auxiliar administrativo deve se posicionar como mediador imparcial quando houver conflitos entre colegas, buscando soluções com base na escuta ativa e respeito mútuo.
  • C Conflitos devem ser ignorados sempre que possível, pois dar atenção a eles pode comprometer a produtividade e gerar insegurança entre os colaboradores.
  • D Todo conflito no ambiente de trabalho deve ser imediatamente levado à direção, independentemente da gravidade ou da possibilidade de resolução interna.

Ana é uma secretária municipal e tem em sua pasta uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas e perfis. Recentemente, percebeu que um dos profissionais da equipe, Paulo, tem adotado uma postura defensiva sempre que suas ideias são questionadas em reuniões, o que tem gerado desconforto entre os colegas e atrapalhado a fluidez do trabalho em grupo. Ana deseja abordar essa situação para melhorar a interação e a comunicação entre a equipe. Como ela deve agir para lidar com esse desafio de forma mais eficaz?

  • A Evitar falar diretamente com Paulo sobre a questão para não comprometer a relação e, em vez disso, orientar toda a equipe sobre a importância de ouvir com atenção as opiniões dos colegas.
  • B Solicitar a Paulo que exponha suas ideias apenas após as reuniões, de forma privada, reduzindo a possibilidade de conflitos com os demais membros da equipe.
  • C Reunir-se individualmente com Paulo para compreender melhor suas perspectivas e ajudá-lo a adotar uma postura mais aberta e colaborativa em grupo.
  • D Enviar um e-mail coletivo destacando a importância da colaboração e da aceitação de críticas, sem mencionar o comportamento de Paulo especificamente.
  • E Delegar para outro profissional a tarefa de conduzir as reuniões que envolvem Paulo, de modo a reduzir tensões e evitar possíveis desconfortos.