Questões de Relacionamento interpessoal (Gestão de Pessoas)

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Sobre a comunicação e o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, qual das atitudes a seguir NÃO contribui para um bom relacionamento interpessoal?

  • A Respeitar as diferenças individuais.
  • B Ser proativo e colaborar com os colegas.
  • C Omitir e transferir erros próprios para outros.
  • D Criar um ambiente de confiança mútua.
  • E Ser honesto e transparente nas relações.

A inteligência emocional é o autoconhecimento emocional, que auxilia a gerenciar as emoções de forma eficaz e responder às situações de maneira mais adaptativa. Diante de um conflito no ambiente de trabalho, os servidores NÃO devem agir com:

  • A Solidariedade.
  • B Empatia.
  • C Compreensão.
  • D Tirania.
  • E Sensibilidade.

Um vigia percebe que seu colega, durante o atendimento ao público, costuma falar de maneira rude e recusa conselhos. A equipe recebe reclamações frequentes e o ambiente está tenso. O que pode amenizar essa situação?

  • A Colocar o colega em posto isolado, sem contato algum, para evitar novos relatos de má conduta.
  • B Desconsiderar as queixas, pois cada profissional tem o próprio estilo de trabalho.
  • C Notificar o supervisor, propor um encontro para discutir o problema e mostrar a relevância do trato educado.
  • D Transferir as funções de atendimento para outras pessoas, preservando o colega apenas em rondas externas.

Acerca das relações interpessoais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – A cordialidade e a ética também são valores essenciais para uma boa relação interpessoal.
II – É fundamental e contribui para o clima organizacional.
III – Dentro do ambiente profissional, a relação interpessoal é dispensável para conseguir solucionar crises, evitar conflitos, entender a si mesmo e desabafar.

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas o item II está correto.
  • C Apenas o item III está correto.
  • D Apenas os itens I e II estão corretos.
  • E Apenas os itens II e III estão corretos.

O oficineiro considera a dinâmica familiar dos participantes, pois muitos projetos envolvem crianças e adolescentes cujos responsáveis podem afetar a frequência e o engajamento. Que ação aprimora essa relação?

  • A Estabelecer proibição de envolvimento de familiares em qualquer instância decisória, mantendo distância total entre responsáveis e as atividades.
  • B Conduzir relação fria com responsáveis, evitando esclarecimentos sobre metodologias ou justificativas acerca das dinâmicas.
  • C Organizar encontros de integração, expondo objetivos, colhendo feedback e convidando familiares a cooperar no percurso de desenvolvimento, reconhecendo o papel da família no processo formativo.
  • D Cobrar valores adicionais dos responsáveis, omitindo a destinação dos recursos arrecadados.