Questões de Relacionamento interpessoal (Gestão de Pessoas)

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O relacionamento interpessoal é a interação entre duas ou mais pessoas e faz parte do cotidiano de todos os seres humanos. Está relacionado à forma como o indivíduo se relaciona com as pessoas à sua volta; logo, saber relacionar-se faz parte da vida do ser humano.



(CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Teoria das organizações. São Paulo: Manole, 2010. Adaptado.)


Sobre relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O relacionamento interpessoal na gestão pública tem impacto nas relações administrativa e social.

( ) O relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe em determinado órgão afetam diretamente a imagem do administrador público e da instituição, podendo influenciar a confiança da população e a efetividade das políticas públicas.

( ) É importante que no ambiente de trabalho se pratique o feedback, pois é a prática que visa dar retorno a uma pessoa sobre o seu desempenho, serve para aprimorar as habilidades dos colaboradores, encorajar, criar confiança e solucionar problemas que possam estar acontecendo.


A sequência está correta em 

  • A V, V, V.
  • B F, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, F, V.

O conflito é caracterizado pelo uso do poder em situações de confronto, emergindo de disputas entre interesses contraditórios em choque. Ademais, o conflito é entendido como um processo contínuo, que demanda tempo para se desenvolver, não se restringindo a um evento pontual que ocorre e desaparece instantaneamente. A gestão do conflito, por sua vez, envolve a administração das divergências e possui diferentes estilos e técnicas.
(CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4 ed. São Paulo: Altas, 2022.)




Com base nos estilos de gestão de conflitos, considere o trecho a seguir: “O estilo de ______________ é apropriado quando os objetivos de ambos os lados são igualmente importantes, os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A abstenção
  • B competição
  • C transigência
  • D acomodação

Julgue o item subsequente. 


Maria, uma porteira, decide lidar com os moradores utilizando uma abordagem impessoal e sem empatia, pois a objetividade é o suficiente. Utilizar uma abordagem impessoal e sem empatia é adequado no atendimento ao público para manter a objetividade. A objetividade por si só garante que todas as questões sejam tratadas de maneira eficiente e sem envolvimento emocional, evitando conflitos e mantendo um ambiente profissional e organizado. 

  • Certo
  • Errado

Na função de analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, você precisa realizar atividades de planejamento relacionadas à área de gestão de pessoas. De modo específico, precisa identificar uma técnica de seleção de pessoal para observar problemas de relacionamento, integração social e liderança. Diante do exposto, qual é a técnica de seleção que deve ser utilizada?

  • A Testes psicológicos.
  • B Provas de conhecimento.
  • C Técnicas vivenciais.
  • D Entrevistas estruturadas.
  • E Avaliação de competências.

Você faz parte da equipe do setor de obras de uma prefeitura e seu diretor pede para que se dirija ao setor financeiro para obter um documento de liberação e execução de obra. A pessoa que entrega essa documentação se caracteriza por ser mal-humorada. Você toma a atitude de cumprimentá-la respeitosamente informando que precisa muito da emissão do documento para dar prosseguimento aos trabalhos. Ao mesmo tempo você se coloca à disposição para eventuais necessidades de seu setor que este funcionário possa vir a ter.

Esta atitude de sua parte se enquadra em que tipo de prática?

  • A Obrigações contratuais
  • B Relacionamento interpessoal
  • C Aumento da burocracia
  • D Ordem hierárquica
  • E Bom atendimento ao público