Questões de Convergência dos Meios (Comunicação Social)

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No cinema, as cenas e sequências são ferramentas narrativas que podem ser manipuladas de diversas formas para criar impacto dramático, simbolismo ou para subverter expectativas do público. Diretores frequentemente utilizam a montagem e a organização de cenas e sequências para construir camadas de significado, especialmente em obras complexas em que a narrativa não segue uma linha cronológica ou espacial convencional. Com base nessa premissa, analise a situação hipotética a seguir:

Em determinada obra cinematográfica, uma sequência de abertura é composta por uma montagem rápida de cenas aparentemente desconexas: uma multidão atravessando uma ponte, um relógio quebrado e um close-up de um personagem chorando. Essas imagens são intercaladas com sons de gritos e uma música crescente.

Sobre a construção dessa sequência, assinale a alternativa que melhor explica seu propósito e efeito.

  • A A escolha de imagens desconexas na abertura é exclusivamente estética, sem impacto significativo na construção narrativa ou temática da obra.
  • B A organização de cenas desconexas visa apenas chocar o público, sem função narrativa ou simbólica definida, sendo um recurso estilístico vazio.
  • C A sequência estabelece uma estrutura narrativa linear, em que cada cena apresenta eventos consecutivos que seguem uma lógica cronológica clara.
  • D A sequência falha em estabelecer uma coesão narrativa clara, prejudicando a compreensão inicial do espectador e criando um distanciamento emocional.
  • E A sequência de abertura utiliza a montagem associativa para conectar simbolicamente elementos dispersos, criando um impacto emocional e sugerindo temáticas centrais da obra.

Durante o processo de edição de um vídeo, a escolha do tipo de corte e a forma como ele é utilizado podem alterar profundamente a percepção do espectador sobre a narrativa. Em relação ao corte de salto (jump cut), a função dentro de um processo narrativo, considerando suas implicações estéticas e emocionais, é:

  • A Eliminar, exclusivamente, partes desnecessárias de uma cena, tornando o tempo narrativo mais eficiente sem alterar o tom da história.
  • B Aumentar a fluidez das transições entre cenas, criando uma conexão visual e temporal entre momentos que são narrativamente distintos.
  • C Dar continuidade à história sem a necessidade de transições claras entre as cenas, o que facilita a construção de uma narrativa coesa e objetiva.
  • D Acelerar o ritmo da narrativa, interrompendo o fluxo linear do tempo e criando um distanciamento emocional do espectador, geralmente empregado em filmes de ação.
  • E Alterar a percepção do tempo de forma abrupta, interrompendo a continuidade visual e criando uma sensação de desorientação ou tensão, frequentemente utilizada em filmes de drama psicológico ou experimental.

Considere elaborar um projeto de vídeo para uma plataforma de streaming de alta definição que requer a entrega de um arquivo final com a melhor qualidade possível, mas, ao mesmo tempo, sabe-se que o arquivo não deve ser excessivamente grande para garantir que a transmissão seja eficiente para a maioria dos usuários. O projeto foi filmado em 4K a 30 quadros por segundo (fps) e será necessário escolher o formato de exportação mais adequado. Qual a melhor escolha de resolução, codec e compressão para garantir o equilíbrio ideal entre qualidade de imagem e tamanho de arquivo, tendo em vista os requisitos do serviço de streaming?

  • A Resolução 720 p; codec H.264; e compressão sem perdas (lossless).
  • B Resolução 1080 p; codec ProRes 422 HQ; e compressão sem perdas (lossless).
  • C Resolução 4K; codec ProRes 422; e compressão de baixa taxa de compressão.
  • D Resolução 1080 p; codec H.264; e compressão alta compressão (high compression).
  • E Resolução 4K; codec H.265 (HEVC); e compressão de alta taxa de compressão (high compression).

Durante a edição de um thriller psicológico, ocorre um momento crítico em que a tensão precisa ser aumentada antes de uma grande revelação. Para usar a montagem a fim de manipular o tempo e o ritmo, criando uma sensação de desconforto e antecipação, qual das opções é a mais eficaz para alcançar esse efeito, utilizando a estruturação da narrativa?

  • A Corte direto entre cenas: utilizar cortes diretos rápidos entre momentos de ação para acelerar o ritmo da cena e aumentar a tensão, sem interromper a continuidade.
  • B Montagem linear: organizar as cenas em uma sequência cronológica, com cortes suaves entre os eventos que desenvolvem a narrativa de maneira lógica e sequencial.
  • C Montagem disruptiva: realizar uma mudança abrupta no ritmo da narrativa, interrompendo a linha do tempo e fazendo com que o espectador tenha dificuldade em seguir a continuidade das cenas.
  • D Montagem de sobreposição: sobrepor imagens de cenas anteriores com elementos da cena que está prestes a acontecer, sugerindo a iminência da revelação, mas mantendo uma estrutura narrativa clara.
  • E Montagem paralela: alternar entre cenas de diferentes personagens em locais distintos, mas com ações que sugerem que seus destinos estão entrelaçados, criando uma sensação de tensão e antecipação até o clímax.

Na análise das características expressionais da cinegrafia nos meios de televisão e cinema, é possível observar que cada um desses meios possui uma linguagem visual própria que reflete suas intenções comunicativas, bem como as formas de recepção do público. Considerando as principais diferenças entre a cinegrafia televisiva e a de cinema, qual a principal característica de cada uma dessas linguagens, considerando suas convenções e a maneira como influenciam a estética visual das produções?

  • A A linguagem televisiva privilegia a estética visual linear, com a utilização de planos longos e estáticos; a cinegrafia de cinema opta por um ritmo acelerado e planos intercalados, visando criar um impacto visual instantâneo
  • B A cinegrafia televisiva utiliza a sobrecarga visual por meio de cortes rápidos e mudanças bruscas de planos, buscando maximizar a atenção do espectador; a linguagem de cinema tende a ser mais fluida, com planos longos e um ritmo mais lento.
  • C A cinegrafia televisiva é caracterizada por um uso constante de close-ups para criar proximidade com o espectador; a linguagem de cinema favorece planos mais abertos e amplos, com a intenção de criar uma sensação de distância emocional.
  • D No contexto televisivo, a linguagem é mais linear e objetiva, com pouca variação nos planos para facilitar a compreensão instantânea; o cinema é marcado por uma liberdade estética maior, com maior experimentação de movimentos de câmera e composição.
  • E A linguagem televisiva é predominantemente centrada em planos amplos e movimentos de câmera rápidos para manter a dinâmica do conteúdo; a linguagem de cinema prioriza planos fechados e a estabilização das imagens para uma percepção mais intimista.