Questões de Construção de Marca - Ferramentas de Construção de Marca (Publicidade e Propaganda)

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Empresas de mercado usualmente recorrem a um mapa estratégico para realizar, através de planejamento, um caminho seguro que demonstre a progressão tanto da missão quanto da visão dos negócios. Ao definir objetivos estratégicos, coloca-se a missão como aquilo que deverá ser realizado dia a dia, e a visão como a meta a ser atingida; a progressão nesse plano deve resultar em uma elevação do valor da marca ou do negócio.
Pode-se dizer que o valor da marca é mais importante do que o valor de algum produto em si, e, com base nesse raciocínio, constata-se que

  • A um produto com características de commodity limita o valor da marca.
  • B uma briga ou concorrência por preços no mercado aumenta o valor da marca.
  • C uma comunidade em torno da marca faz um negócio mais sustentável no curto prazo.
  • D o foco na venda dos produtos aumenta a vida da empresa no mercado.
  • E o aumento de vendas deve ser um propósito que agilize a valorização da marca.

O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve

  • A estabelecer um limite aos detalhes gráficos empregados.
  • B uniformizar os canais de mídia on-line ou off-line.
  • C unificar os formatos das peças de uma campanha.
  • D forçar o uso de cores de aspecto psicológico positivo.
  • E manter alguma unidade na construção dos anúncios.

Logotipo, um dos elementos que formam uma marca, é

  • A o valor que a marca tem para os seus públicos.
  • B a proteção legal de uma marca.
  • C a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca.
  • D a imagem ou a figura que representa sua marca.
  • E o ser que representa a sua marca.
Compreendendo o conceito de percepção e realidade, estabeleça uma relação entre o texto abaixo e a importância da marca como fator de decisão atual de compra.
"Como capturar a audiência e criar conexão emocional hoje? Através de histórias originais e autênticas que amplificam o significado da marca e transmitem valores ao invés de vender um produto ou uma mensagem institucional. Histórias humanizam marcas e criam valor. Serão compartilhadas e comentadas não porque são de uma marca, mas porque foram interessantes para as pessoas, porque fizeram sentido. Histórias em que o herói e protagonista é a audiência, o entretenimento pode ser a linguagem, e o foco é em provocar, expandir, conversa e relacionar. Histórias que compõem um território próprio de narrativa da marca, que materializam o encontro do propósito da marca com o insight humano, com o que é realmente relevante na vida das pessoas."
Patrícia Weiss, chairman da BCMA South America (Branded Content Marketing Association), foi jurada da categoria de Branded Content & Entertainment no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2015.
Com base no texto acima é correto afirmar:
I) Que a marca estabelece com o consumidor uma relação de presença que varia de acordo com a intensidade da chamada "experiência de marca", gerando consumidores mais fieis ao apelo de consumo ou até fieis ao conceito da marca.
II) A evolução da marca na mente do consumidor é um processo cientifico ligado ao processo de aprendizagem que o ser humano possui, e de forma intrínseca todas as marcas terão sempre espaço na mente do consumidor, pois a nossa capacidade de armazenamento cerebral é infinita.
III) Toda marca briga com as demais por um espaço na mente do consumidor, este processo quanto estabelece uma proporção de quanto mais harmônico for a visão de mundo do público alvo com a campanha, mas intensa será a identificação que o cliente terá com a marca.
Com base nas assertivas acima podemos afirmar:
  • A As afirmativas I e III estão corretas e não tem relação com a afirmativa II que é incorreta.
  • B Todas as afirmativas estão corretas, mas não estabelecem relação com o texto.
  • C As afirmativas I, II estão incorretas porque não fazem relação com o texto.
  • D A afirmativas III e a II estão corretas e não são justificativas da afirmativa I.
  • E Todas as respostas estabelecem relação com o texto, mas não fazem relação entre si.