Questões de Estética da Comunicação (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

Em um projeto de editoração gráfica e diagramação, “um conceito relevante para os estudos de composição é a usabilidade da tipografia. Ela se refere à facilidade de uso, leitura e mensuração da eficiência de determinada família tipográfica. A usabilidade do Tipo é determinada por três critérios: legibilidade, leiturabilidade e pregnância”.

(Justo. SENAI-SP Editora. Edição do Kindle. Adaptado.)

Sobre a usabilidade em um projeto gráfico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “Legibilidade é a característica que permite que o Tipo seja identificável em relação aos demais caracteres. Diz-se legível o Tipo que possui formas que podem ser rapidamente distinguíveis, ou seja, as letras podem ser rapidamente reconhecidas. A legibilidade pode ser alterada em diagramações, cuja altura do texto é muito pequena. Fatores como a iluminação, a cor e até mesmo o contraste aplicado entre o Tipo e o fundo aplicado podem interferir. A legibilidade tem impacto direto na leituribilidade.”

PORQUE

II. “Alguns projetos gráficos demandam caracteres que são criados para serem vistos e não necessariamente para serem lidos e quanto mais ele é percebido, maior é sua pregnância. Um bloco de texto caixa alta indica que sua intenção principal é ser visto, percebido, logo, sua leituribilidade ficará comprometida, se comparado com o mesmo bloco de texto caixa baixa.”

Assinale a alternativa correta.

  • A As duas asserções são proposições falsas.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira; a II uma proposição falsa.
  • C A asserção I é uma proposição falsa; a II uma proposição verdadeira.
  • D As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • E As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O layout tem por finalidade ser um guia da atenção, conduzindo o olhar pelo conjunto de informações dispostas em um determinado espaço. Isso significa que sua composição trabalha uma dinâmica entre elementos, e a construção dessa dinâmica deve respeitar alguns princípios para ser eficaz.


Por definição, o princípio do contraste se caracteriza por uma busca da

  • A oposição entre linhas, valores e cores
  • B simetria de forças entre as formas gráficas
  • C unidade na coexistência entre texto e imagem
  • D equilíbrio entre cores de valores análogos
  • E manutenção de um padrão entre as peças de campanha

O movimento artístico surgido na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, que se opôs à interferência da industrialização na arte e que se tornou referência na reforma do design e do artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa, foi denominado movimento

  • A surrealista.
  • B tipográfico.
  • C estético iluminista.
  • D arts and crafts. 
  • E vanguardista.

O movimento artístico que surgiu em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial, em Zurique, caracterizado pela forma crítica ao sistema tradicional de arte, tendo a ironia, o deboche e a rebeldia como mistura para as diferentes linguagens e meios expressivos, foi denominado

  • A surrealismo.
  • B arcadismo.
  • C trovadorismo.
  • D construtivismo.
  • E dadaísmo.

O movimento Op Art é caracterizado por

  • A ilusão, efeitos ópticos e valorização do impacto sensorial.
  • B valorização do impacto sensorial e ilusão sonora plástica.
  • C movimento ilusório de figuras geométricas complexas e efeitos sonoros.
  • D utilização de elementos figurativos da cultura da massa e efeitos ópticos.
  • E uso de formas geométricas complexas.