Questões de Planejamento de Comunicação Integrada (Publicidade e Propaganda)

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Sobre as características e importância do briefing, analise as afirmativas a seguir.


I. Briefing pode significar a passagem de uma informação de uma pessoa para outra. Nas agências de comunicação a passagem da informação se dá do anunciante – detentor do problema – para os profissionais da agência – responsáveis pela elaboração, criação e viabilização do projeto.


II. O briefing é o documento que informa do ponto de vista da agência de publicidade: seu mercado, seus concorrentes, seu produto/serviço, sua marca e seu público-alvo, além de indicar sua estratégia de atendimento ao cliente.


III. O briefing é um documento extenso, formal, com regras rígidas e não deve omitir nenhuma informação sobre o cliente, pois sua função é embasar todas as ações de uma agência de publicidade.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:

  • A Escolher exclusivamente canais de mídia tradicionais, desconsiderando as variadas plataformas de mídias digitais.
  • B Alocar todo o orçamento em um único canal para maximizar a visibilidade da mensagem pelos diferentes públicos-alvo.
  • C Analisar o perfil demográfico e comportamental do público-alvo para direcionar os investimentos de forma estratégica.
  • D Depender exclusivamente de canais de mídia social, ignorando os meios tradicionais de comunicação para maximizar o alcance da mensagem.
  • E Selecionar os canais de mídia, levando em consideração apenas a sua utilização pelos seus concorrentes diretos.

Ao elaborar seu planejamento de propaganda, uma empresa deve considerar que

  • A o planejamento na promoção de vendas e merchandising deve somente citar a técnica; as estratégias serão detalhadas pela agência de propaganda em etapa posterior.
  • B produto (ou serviço), preço, distribuição e comunicação são áreas a serem estudadas separadamente, dadas as suas particularidades e características.
  • C o principal item a ser avaliado é a comunicação quantitativa: dados informativos que mostrem o produto em si e o alcance de uma campanha, como números de audiência e visualizações da mensagem.
  • D é importante, no plano de comunicação, ficar claro quais são os papéis do anunciante (empresa ou organização) e da agência de propaganda; cabe ao anunciante definir como dizer, e à agência, o que dizer e em quais plataformas de mídia.
  • E a definição dos públicos de interesse para as estratégias de comunicação é fundamental: as organizações se dirigem aos grupos para criar e manter conceitos estáveis que balizem suas metas econômicas e comerciais.

Em relação ao planejamento publicitário e ao planejamento de comunicação integrada, julgue os próximos itens. 

I Planejamento é um processo administrativo, sistemático, com o objetivo de coordenar a atuação da empresa ou organização, para atingir o máximo de resultados com otimização de recursos humanos e financeiros.
II O planejamento de comunicação tem propósitos específicos e se apresenta como um material independente do planejamento publicitário e do planejamento de marketing.
III A metodologia de avaliação de um planejamento consiste em definir sistemas de medição para avaliar se o executado estará dentro do previsto ou não; caso ocorram desvios, estes devem ser desconsiderados da análise.
IV Descentralização e uniformidade são características fundamentais dos textos e campanhas publicitários; assim, no planejamento, prevalece a elaboração complexa, especializada, e com aspectos subjetivos. 

Assinale a opção correta. 

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item IV está certo.
  • D Apenas os itens III e IV estão certos.
  • E Apenas os itens I, II e III estão certos.

A principal responsabilidade da organização anunciante ao elaborar um briefing para orientar o trabalho de planejamento de comunicação mercadológica é

  • A fornecer informações básicas e superficiais para que a agência possa explorar somente a criatividade.
  • B fornecer informações da agência aos clientes para orientar seu trabalho de planejamento.
  • C limitar a quantidade de dados sobre o produto e o mercado para não sobrecarregar a agência.
  • D garantir que o briefing contenha todas as informações relevantes sobre o produto, a empresa, a concorrência e o mercado de forma precisa e detalhada.
  • E delegar totalmente à agência a responsabilidade de levantar informações sobre o produto e o mercado.