Questões de Behaviorismo (Psicologia)

Limpar Busca

Leia o excerto a seguir:

Em seu laboratório de fisiologia, onde estudava a salivação em cães, Pavlov acabou elaborando uma teoria da aprendizagem ao observar um fenômeno que pode ser constatado por qualquer pessoa com seu animalzinho doméstico. Se o cão estiver sem alimentação durante certo tempo, irá salivar diante de uma porção de carne ou de qualquer outro alimento que lhe seja apresentado.
(Cunha, 2001)
Em relação ao fenômeno relatado, Pavlov deu um nome para o comportamento de salivar e para o estímulo (alimento) que produz tal comportamento.
Conforme expõe o autor do excerto, tais denominações são, respectivamente:

  • A resposta condicionada e reforço intermitente.
  • B resposta incondicionada e estímulo incondicionado.
  • C reação cultural e reforço condicionado.
  • D reação contingente e ato reflexo.
  • E comportamento aprendido e estímulo motivador.

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma clínica voltada à reabilitação de adolescentes com deficiência intelectual, observou-se que alguns pacientes demonstram dificuldades acentuadas em seguir instruções, além de apresentarem dificuldades na participação em atividades em grupo. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma intervenção adequada para os adolescentes com deficiência intelectual.

  • A Direcionar o grupo a tarefas competitivas, concentrando na superação de déficits cognitivos por meio de metas padronizadas, independentemente das diferentes habilidades funcionais dos pacientes.
  • B Introduzir estratégias de apoio à comunicação ajustando gradualmente o nível de complexidade das tarefas e reforçando positivamente cada passo de interação em grupo.
  • C Priorizar medidas de contenção comportamental, reduzindo as intervenções concentradas no desenvolvimento de habilidades sociais evitando a sobrecarga dos profissionais.
  • D Delegar a condução da reabilitação exclusivamente aos familiares, considerando que a adaptação ao contexto clínico é espontânea conforme ajustamento da rotina doméstica.

Em relação à metodologia ABA, assinale a opção INCORRETA:

  • A A ABA não requer a realização de um conjunto de tarefas, procedimentos regras ou etapas fixas e predefinidas, as intervenções sempre levam em consideração a personalidade do indivíduo a sua origem social, repertório atual e comportamentos-alvo.
  • B A ABA, objetiva constatar habilidades que o autista já domina e ensinar aquelas que ele ainda não governa, portanto constitui-se no estudo e discernimento do comportamento da criança, de sua relação com o ambiente e com as pessoas com quem se relaciona.
  • C Na metodologia ABA, é realizado um modelo de avaliação que leva em conta três etapas distintas: Antecedente, Comportamento e Consequência. Essa avaliação visa estabelecer os comportamentos funcionais da criança para serem posteriormente reforçados positiva ou negativamente.
  • D A aplicabilidade do método ABA com crianças deve ser realizada de forma agradável e prazerosa para que não gere qualquer resistência, sendo possível estabelecer programas previamente definidos, que servem para várias crianças da mesma faixa etária, desde que se faça uso de reforçadores para que a criança se mantenha motivada.
  • E Uma das características marcantes e fundamentais do método ABA é a medida precisa do comportamento. A partir dessas medidas, os níveis de um dado comportamento podem ser identificados e interpretações podem ser planejadas para produzir mudanças.

As abordagens teóricas em psicologia oferecem diferentes formas de compreensão do comportamento humano e da subjetividade. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A abordagem cognitivo-comportamental enfatiza a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos, propondo intervenções baseadas na modificação de crenças disfuncionais.
(__)A perspectiva humanista valoriza a autodeterminação do indivíduo e o potencial de crescimento pessoal, enfatizando a escuta empática e a aceitação incondicional.
(__)O behaviorismo considera os processos inconscientes como fundamentais para explicar o comportamento humano, sendo a introspecção um dos seus principais métodos de investigação.
(__)A psicologia existencial-humanista busca compreender a experiência subjetiva do indivíduo, destacando a importância da liberdade, da escolha e da responsabilidade.

A sequência está correta em:

  • A V − F − F − F.
  • B F − F − V − V.
  • C V − V − V − V.
  • D V − V − F − V.

A frase “Qualquer pessoa, independentemente de sua natureza, pode ser treinada para ser qualquer coisa.” é atribuída a John B. Watson. Esse autor é um dos principais teóricos da abordagem chamada:

  • A Terapia centrada no cliente.
  • B Terapia cognitiva.
  • C Psicologia analítica.
  • D Behaviorismo clássico.