Questões de Behaviorismo (Psicologia)

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O trabalho dos cientistas do desenvolvimento pode causar grande impacto na vida das pessoas, pois os resultados das pesquisas muitas vezes têm aplicações na criação, educação e saúde das crianças. Dessa forma, existem várias perspectivas teóricas que embasam as discussões e reflexões a respeito do Desenvolvimento, preencha cada perspectiva com um autor que possa fundamentá-la e marque a alternativa que indica a sequência correta:

(1) Freud, 1953. (2) Skinner, 1938. (3) Piaget, 1951.

( ) A perspectiva da aprendizagem, que vê o desenvolvimento humano como resposta a eventos externos e cujo foco está nos comportamentos observáveis.
( ) As perspectivas psicológicas, que se concentram nas forças subjacentes que motivam o comportamento.
( ) A perspectiva cognitiva, que enfatiza mudanças qualitativas considerando a criança como ativa no seu próprio desenvolvimento.

  • A 3,2,1.
  • B 1,3,2.
  • C 2,3,1.
  • D 1,2,3.
  • E 2,1,3.

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental foi desenvolvida no início da década de 1960, nos Estados Unidos, voltada para o tratamento da depressão.
Com base nos conhecimentos prévios dessa psicoterapia, assinale a alternativa correta.

  • A A abordagem cognitivo-comportamental é uma psicoterapia estruturada, baseada na interpretação de sonhos e arquétipos, voltada para o passado, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
  • B O modelo cognitivo-comportamental propõe que o pensamento disfuncional, que influencia a personalidade e o pensamento do paciente, é comum a todos os transtornos psicológicos. A partir do momento em que o paciente aprende a avaliar seu pensamento de forma realista e adaptativa, ele obtém uma melhora em seu estado emocional e no comportamento.
  • C A abordagem cognitivo-comportamental é uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
  • D Alguns dos princípios básicos da psicoterapia cognitivocomportamental é a sua orientação para o homem e foco nas crenças, enfatizando inicialmente o presente.
A educação é um campo complexo e multifacetado que envolve uma variedade de teorias, práticas e abordagens pedagógicas. Cada abordagem educacional traz consigo uma visão única sobre como os alunos aprendem, como os professores ensinam e qual é o papel da escola na sociedade. A compreensão dessas diferentes abordagens é fundamental para os educadores, uma vez que influenciam diretamente as decisões pedagógicas tomadas em sala de aula e moldam a experiência de aprendizagem dos alunos. Considerando a abordagem Behaviorista, analise as afirmativas a seguir.

I. Asserção: enfatiza que a aprendizagem é um processo de construção ativa do conhecimento pelo aluno.
II. Razão: destaca a importância da observação de comportamentos e da aplicação de reforços para incentivar a participação dos alunos.

Assinale a afirmativa correta.

  • A A asserção é verdadeira; mas a razão é falsa.
  • B As duas afirmações são verdadeiras; a razão é uma justificativa correta da asserção. 
  • C As duas afirmações são verdadeiras; mas a razão não é uma justificativa correta da asserção.
  • D A asserção é falsa; mas a razão é verdadeira e não se trata de uma justificativa correta da asserção. 

Qual é um dos principais conceitos do Behaviorismo:

  • A Autoatualização.
  • B Inconsciente coletivo.
  • C Condicionamento operante.
  • D Congruência.

Considere o seguinte excerto de texto: “O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior)”. Sobre o behaviorismo é incorreto afirmar que:

  • A O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo — e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
  • B Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece.
  • C O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
  • D Chamamos de reforço todo antecedente que, seguindo uma resposta, não altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
  • E O reforço pode ser positivo ou negativo.