Questões de Transtornos do Neurodesenvolvimento (Psicologia)

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Segundo o DSM-5, a categoria diagnóstica dos transtornos da comunicação inclui os seguintes transtornos:

  • A Transtorno do Espectro Autista – Transtorno da Fluência com início na infância – Transtorno Opositivo-Desafiador.
  • B Transtorno da linguagem – Transtorno da Fluência com início na infância – Transtorno da Comunicação Social (Pragmática).
  • C Transtorno do Espectro Autista – Transtorno da Linguagem – Transtorno Opositor-Desafiador.
  • D Transtorno de Tique – Gagueira – Transtorno de Ansiedade.
  • E Transtorno Delirante – Transtorno de Linguagem – Gagueira.

Segundo Oliveira, Zutião e Mahl (2020), as Dificuldades de Aprendizagem e os Transtornos/ Distúrbios de Aprendizagem não possuem a mesma origem.

I. Diz-se que as Dificuldades de Aprendizagem ocorrem porque criança não consegue “se encaixar” no processo de escolarização apresentado, sendo incompreensível para ela entender a função social da escrita em sua vida e, como consequência, ela não consegue se apropriar da cultura letrada.

II. A origem dos Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem é neurobiológica e é preciso realizar a avaliação de uma equipe multidisciplinar para o fechamento deste diagnóstico, pois as dificuldades apresentadas pela criança transcendem as questões culturais e socioeconômicas.

III. A origem dos Transtornos/Distúrbios de Aprendizagem é neurobiológica e é preciso realizar a avaliação de uma equipe multidisciplinar para o fechamento deste diagnóstico, pois as dificuldades apresentadas pela criança são inerentes as questões culturais e socioeconômicas.

IV. O processo de enfrentando e superação das Dificuldades de Aprendizagem se dá por meio da aplicação de métodos pedagógicos que façam sentido para a criança, devidamente contextualizada em relação à sua cultura familiar e socioeconômica, com vistas a lhe proporcionar pleno desenvolvimento, autonomia, independência e cidadania.


Analisando as assertivas acima, de acordo com Oliveira, Zutião e Mahl (2020), pode-se afirmar que:

  • A Somente I, II e III estão corretas.
  • B Somente I, II e IV estão corretas.
  • C Somente II, III e IV estão corretas.
  • D Somente III e IV estão corretas.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudicados de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade. Desatenção e desorganização acarretam incapacidade de permanecer na tarefa, parecendo não ouvir, e perda de materiais necessários para as tarefas, em níveis inconsistentes com a idade ou nível de desenvolvimento. A hiperatividade-impulsividade envolve hiperatividade, inquietação, incapacidade de permanecer sentado, intromissão nas atividades de outras pessoas e incapacidade de esperar – sintomas excessivos para a idade ou nível de desenvolvimento. Na infância (DSM-5-TR, 2022), o TDAH frequentemente se sobrepõe:

  • A aos transtornos, desafiador de oposição e transtorno de conduta.
  • B ao transtorno do espectro do autismo sem linguagem ou deficiência intelectual.
  • C ao transtorno da comunicação social com deficiência intelectual.
  • D aos transtornos do desenvolvimento intelectual e de comunicação.

A elaboração das Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo foi uma ação conjunta de profissionais, pesquisadores e especialistas com experiências reconhecidas em diversas profissões da área da Saúde e pertencentes a sociedades científicas e profissionais. Tal grupo contou também com representantes da sociedade civil. Segundo o documento responda:

  • A Entre os instrumentos de rastreamento/triagem de indicadores dos TEA adaptados e validados no Brasil apenas o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat) é de uso livre.
  • B O conceito de autismo infantil (AI), passou a ser agrupado em um contínuo de condições com as quais guarda várias similaridades, que passaram a ser denominadas de transtornos globais (ou invasivos) do desenvolvimento (TGD) e atualmente ainda se utiliza essa nomenclatura.
  • C Algumas crianças com TEA repetem palavras que acabaram de ouvir (ecolalia tardia). Outras podem emitir falas ou slogans e vinhetas que ouviram na televisão sem sentido contextual (ecolalia imediata).
  • D Os Irdi (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) consistem de um instrumento de observação e inquérito que pode ser usado no rastreamento apenas do desenvolvimento da linguagem.
  • E A avaliação médica, independentemente da especialidade, inclui exames laboratoriais e de imagem e, se necessário, anamnese e exame físico.

O Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (Piafex) (Dias, & Seabra, 2013) é um conjunto de atividades com o objetivo de estimular o engajamento e o desenvolvimento das funções executivas (FE) em crianças pré-escolares, no início do Ensino Fundamental. Por meio das intervenções contidas nele procura-se fomentar determinadas habilidades cognitivas e metacognitivas.


I. O desenvolvimento das habilidades das FE embora possa promover melhor adaptação e rendimento escolar, além de prevenir uma série de problemas sociais e de saúde mental não é suficiente para minimizar os custos sociais relacionados a comportamentos desadaptativos e antissociais, incluindo adicção a substâncias químicas, e no diagnóstico de distúrbios que frequentemente incluem alterações do funcionamento executivo, como no TDAH e no Transtorno de Conduta.

II. Um maior desenvolvimento das habilidades das FE poderia promover melhor adaptação e rendimento escolar, além de prevenir uma série de problemas sociais e de saúde mental.

III. Um maior desenvolvimento das habilidades das Funções executivas poderia minimizar os custos sociais relacionados a comportamentos desadaptativos e antissociais, incluindo adicção a substâncias químicas, e no diagnóstico de distúrbios que frequentemente incluem alterações do funcionamento executivo, como no TDAH e no Transtorno de Conduta.

IV. Uma postura de controle inicial, e depois, de retirada do suporte natural à criança está diretamente relacionada ao desenvolvimento das habilidades executivas, pois oferece a criança a oportunidade de experienciar e praticar tais habilidades. Por isso, a medida que as crianças crescem torna-se inadequado continuar oferecendo suporte e supervisão, o que possibilita o desenvolvimento da independência e autorregulação.


É certo afirmar em relação ao desenvolvimento da Funções Executivas (Dias, & Seabra, 2013):

  • A Somente I e II estão corretas.
  • B Somente I e III estão corretas.
  • C Somente II e III estão corretas.
  • D Somente I, II e IV estão corretas.