Questões de Transtornos do Neurodesenvolvimento (Psicologia)

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A respeito do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Embora pacientes com diagnóstico de TDAH tenham características comuns, existe pouca variabilidade na forma e no comportamento individual de crianças em vários contextos. Poucas destas crianças, entretanto, são alvos de críticas frequentes e excessivas.
( ) Considerado um problema neuropsiquiátrico, o TDAH tem como principais manifestações a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade. De origem biológica marcada pela hereditariedade, manifesta-se antes dos sete anos de idade, podendo persistir até a idade adulta.
( ) A característica básica do TDAH é a presença de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, com frequência e intensidade superiores às tipicamente observadas em crianças do mesmo sexo e nível de desenvolvimento, que comprometem o funcionamento em pelo menos dois contextos (na escola e em casa).

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C.
  • E E - E - E.

Esse distúrbio é detectado apenas após uma criança atingir quatro anos de idade cronológica ou mental (em casos de atraso no desenvolvimento). Caracteriza−se pela eliminação involuntária ou intencional de fezes em locais inadequados, como roupas ou chão. Esses eventos ocorrem pelo menos uma vez ao mês, durante três meses. A criança geralmente sente vergonha e pode evitar situações constrangedoras, como acampamentos ou escolas. O impacto varia conforme a autoestima, o grau de exclusão social dos colegas e as reações de raiva ou intolerância dos cuidadores. Assinalar a alternativa que melhor descreve esse distúrbio.

  • A Pica.
  • B Encoprese.
  • C Enurese.
  • D Transtorno de Eliminação Não Especificado.

Sobre o transtorno do espectro autista (TEA), assinalar a alternativa CORRETA.

  • A É um distúrbio caracterizado pela incapacidade intelectual significativamente abaixo da média, combinada com limitações no funcionamento adaptativo.
  • B Sempre se manifesta após os 3 anos de idade. Sua etiologia é intelectual.
  • C Tratamentos especializados para TEA e iniciados precocemente contribuem para ganhos significativos no funcionamento cognitivo, social e linguístico.
  • D Todos os indivíduos com TEA não desenvolvem habilidades de linguagem e apresentam deficiência intelectual.

Os transtornos de aprendizagem podem envolver problemas de processamento auditivo e visual, afetando a compreensão de informações escritas e faladas. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) As dificuldades de processamento auditivo podem comprometer a capacidade da criança de seguir instruções verbais complexas.
(__) Crianças com transtornos de aprendizagem que envolvem processamento visual apresentam déficits cognitivos em todas as áreas de aprendizado.
(__) Intervenções terapêuticas podem incluir estratégias para melhorar habilidades de memória auditiva e visual.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  • A V, F, F.
  • B F, F, V.
  • C V, V, V.
  • D V, F, V.

A psicopatologia em crianças e adolescentes é uma área crucial da saúde mental que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais e emocionais que afetam indivíduos em fases iniciais da vida. Sobre o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS), analise as afirmativas a seguir.
I.O transtorno de ansiedade de separação é comum em crianças pequenas que estão ingressando na escola pela primeira vez.
II.Bebês com menos de um ano de idade podem exibir ansiedade de separação na forma de ansiedade frente a estranhos quando são separados de suas mães.
III.Crianças e adolescentes não podem apresentar os transtornos de ansiedade descritos na seção adulta do DSM-V.

Está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.