Questões de Saúde da Família (Psicologia)

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A Política Nacional de Atenção Básica em Saúde considera a pessoa em sua singularidade e sua inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral e incorporar as ações de vigilância em saúde em todo território nacional.

Nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) É atribuição comum a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo. 
( ) O eixo estratégico da Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde está na saúde mental, e tem como base a identificação e tratamento dos transtornos mentais, implicando, dentre outros fatores, o fim das internações hospitalares.
( ) Na Estratégia da Saúde da Família – ESF, o psicólogo deve atuar desde o acompanhamento de indivíduos e famílias, nas visitas domiciliares compartilhadas, em atendimentos individuais ou de grupo, bem como no trabalho em equipe multidisciplinar.
( ) Cabe ao psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF fazer o seu trabalho e o registro de atendimentos e acompanhamentos em prontuários específicos, de forma isolada, sem a discussão de casos nas reuniões de equipes multidisciplinares.

Assinale a sequência correta.

  • A F V F V
  • B V F V F
  • C F V F F
  • D V F V V

Foi desenvolvido um programa de treinamento para as equipes multiprofissionais de Atenção Básica de Saúde, com foco na maior integração da equipe, administração de conflitos e redução do absenteísmo, considerando as competências essenciais desses profissionais da saúde e a importância da sinergia da equipe para o atendimento às necessidades da população.

Analise os itens a seguir.

I. Técnicas de dinâmica de grupo – com situações vivenciais nas quais possam ser trabalhados comportamentos não assertivos com foco na resolutividade dos problemas.
II. Análise pelo grupo das normas e atribuições no trabalho, identificando dificuldades nos processos de comunicação, dentre outros, com construção conjunta de propostas de melhoria.
III. Desenvolvimento de relações interpessoais, trabalho em equipe, administração de conflitos e negociação, com foco na mudança de cultura e melhoria do atendimento.
IV. Discussão de causas de absenteísmo e seu impacto no desenvolvimento do trabalho com foco na conscientização e sensibilidade para com os clientes internos e externos.

Devem ser contemplados nesse Programa de Treinamento os titens

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

Dentro da Estratégia de Saúde da Família, qual é o papel do agente comunitário de saúde (ACS):

  • A Atuar como elo entre a comunidade e a equipe de saúde.
  • B Realizar cirurgias em domicílio.
  • C Coordenar as atividades da unidade de saúde.
  • D Realizar diagnósticos médicos.

Joana é psicóloga e Marília é assistente social, compondo uma equipe de saúde da família em uma UBS na cidade.
O trabalho da equipe caracteriza-se notadamente pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, chegando, muitas vezes, a negar e a superar as fronteiras disciplinares.
Assinale a opção que indica o fenômeno que analisamos nessa equipe.

  • A Multidisciplinaridade.
  • B Interdisciplinaridade.
  • C Pluridisciplinaridade.
  • D Intersetorialidade.
  • E Transversalidade.

No que concerne à relação entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), analise as afirmativas a seguir.

I. A lógica de encaminhamentos para os CAPS tornou mais efetiva a construção de redes colaborativas de cuidado junto a ESF.
II. A noção de referência e contrarreferência na relação CAPS e ESF permite operacionalizar processos de trabalho que visam ao cuidado compartilhado.
III. Enquanto porta de entrada obrigatória, a ESF se articula com o CAPS para maior responsabilização das famílias no cuidado psicossocial.

Esta correto o que se afirma em

  • A I, somente.
  • B II, somente.
  • C I e III, somente.
  • D II e III, somente.
  • E I, II e III.