Questões de Terapia Cognitivo Comportamental (Psicologia)

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Nas abordagens cognitivo-comportamentais, as crenças centrais moldam a percepção dos eventos e influenciam a regulação emocional e comportamental. Assinale a alternativa CORRETA sobre como abordá-las na prática clínica.

  • A Supor que crenças centrais, por serem aprendidas na infância, não possam ser modificadas limitando-se a intervenções paliativas voltadas à manutenção do status quo.
  • B Reconhecer apenas processos conscientes na formação das crenças, ignorando impulsos automáticos ou componentes emocionais que emergem de contextos relacionais complexos.
  • C Concentrar preferencialmente no embate lógico das crenças, independentemente do estado de preparação ou adesão do paciente, pois a mudança ocorrerá naturalmente com repetições de questionamentos racionais.
  • D Ao identificar esquemas cognitivos disfuncionais, o terapeuta estimula o cliente a desafiar ativamente seus pensamentos automáticos, elaborar cognições alternativas e testá-las em experimentos comportamentais.

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma clínica voltada à reabilitação de adolescentes com deficiência intelectual, observou-se que alguns pacientes demonstram dificuldades acentuadas em seguir instruções, além de apresentarem dificuldades na participação em atividades em grupo. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma intervenção adequada para os adolescentes com deficiência intelectual.

  • A Direcionar o grupo a tarefas competitivas, concentrando na superação de déficits cognitivos por meio de metas padronizadas, independentemente das diferentes habilidades funcionais dos pacientes.
  • B Introduzir estratégias de apoio à comunicação ajustando gradualmente o nível de complexidade das tarefas e reforçando positivamente cada passo de interação em grupo.
  • C Priorizar medidas de contenção comportamental, reduzindo as intervenções concentradas no desenvolvimento de habilidades sociais evitando a sobrecarga dos profissionais.
  • D Delegar a condução da reabilitação exclusivamente aos familiares, considerando que a adaptação ao contexto clínico é espontânea conforme ajustamento da rotina doméstica.

Analise as asserções abaixo e marque posteriormente a alternativa correspondente.

I - A psicologia cognitiva e as terapias cognitivocomportamentais nasceram com a chamada revolução cognitiva. A revolução cognitiva aconteceu nos anos 1950 e propiciou novos entendimentos sobre a mente humana por meio de diferentes avanços científicos em várias áreas do conhecimento, entre elas a psicologia. Desde 1913, a psicologia era dominada pelo behaviorismo e por suas crenças na supremacia dos comportamentos para explicar as manifestações humanas.

II - O foco da ciência cognitiva é a mente. Por outro lado, o foco da psicologia cognitiva é a compreensão do funcionamento da mente humana e dos seus processos internos por meio do comportamento. Ou seja, o seu objetivo é verificar como as pessoas pensam. Os psicólogos cognitivos estudam os diversos aspectos do pensamento humano, principalmente a atenção, a percepção, a memória, a linguagem e o raciocínio.

  • A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
  • D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é um complemento da I.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Analise as relações abaixo estabelecidas e destaque a que foi elaborada de forma incorreta.

  • A Genética comportamental – estuda a herança de traços relacionados ao comportamento.
  • B Neurociência comportamental – examina as bases biológicas do comportamento.
  • C Neuropsicologia clínica – une as áreas da biopsicologia e da psicologia clínica, focando a relação entre fatores biológicos e transtornos psicológicos.
  • D Psicologia cognitiva – centra-se no estudo dos processos mentais inferiores.
  • E Aconselhamento psicológico – aborda principalmente problemas educacionais, sociais e de adaptação profissional.

Em intervenções cognitivo-comportamentais, surgiu a proposta de integrar práticas de “role-play” em pessoas com dificuldades intensas de interação social. Alguns profissionais alegaram que essa atividade aumentaria a ansiedade, pois simular situações complexas provocaria desconforto. Outros defendem que seria uma oportunidade de modelar habilidades. Diante desse contexto, qual a estratégia que demonstra equilíbrio entre a prática reflexiva e o respeito ao processo terapêutico?

  • A Impor exercícios de encenação detalhados, exigindo desempenho imediato e uniformizando o ritmo de todos os participantes.
  • B Direcionar a atividade para cenários genéricos, sem correlação com os desafios relacionais concretos enfrentados pelos clientes.
  • C Ajustar o “role-play” de acordo com o grau de desconforto, considerando a possibilidade de pausas, retomadas e reforços positivos que facilitem a adesão.
  • D Descartar a simulação e priorizar exclusivamente diálogos teóricos sobre ansiedade, sem aplicação de técnicas práticas.