Questões de Psicologia do Desenvolvimento (Psicologia)

Limpar Busca

O crescimento e amadurecimento de crianças e adolescentes ocorre de forma constante, interativa e influenciada por diversos aspectos, como a biologia, o estado emocional, as relações sociais e o contexto cultural em que estão inseridos. Sob uma perspectiva técnica e científica, esse processo pode ser compreendido por meio de diferentes correntes teóricas, com ênfase nas abordagens neurobiológicas, psicogenéticas, socioculturais e ligadas à educação. Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.



1.(__) Durante a adolescência, o cérebro humano passa por um intenso processo de neurogênese, mielinização e sinaptogênese, sendo moldado tanto por herança genética quanto por estímulos ambientais. As janelas de oportunidade — períodos críticos para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e emocionais — são especialmente relevantes entre os 10 e 16 anos.


2.(__) Nos primeiros anos de vida, ocorre a poda sináptica no córtex pré-frontal (área responsável por planejamento, autorregulação e tomada de decisões), que continua até os 25 anos. Essa fase também é marcada pelo aumento da atividade do sistema límbico, relacionado à impulsividade e à busca de recompensas.


3.(__) No desenvolvimento humano, o julgamento moral evolui de uma moralidade heterônoma (baseada na obediência e punição) para uma moralidade autônoma (baseada em princípios éticos universais).



A sequência CORRETA é:

  • A 1.F, 2.F, 3.V.
  • B 1.F, 2.V, 3.F.
  • C 1.F, 2.V, 3.V.
  • D 1.V, 2.F, 3.F.
  • E 1.V, 2.V, 3.F.

O psicanalista e pediatra D. Winnicott desenvolveu uma teoria crucial para compreender as fases do desenvolvimento humano. Assim, ele elaborou um conceito original que aponta para o objeto escolhido pela criança para realizar a transição de sua primeira relação oral com a mãe para uma verdadeira relação de objeto, separada do corpo materno.


Para Winnicott, trata-se do objeto

  • A mortífero.
  • B pequeno a.
  • C anal-sádico.
  • D transicional.
  • E fálico-edipiano.

Conflitos de identidade marcam a adolescência. Em um programa de orientação vocacional com 20 jovens, o psicólogo explora os estágios psicossociais que explicam o desenvolvimento. Sobre a teoria de Erikson, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.
Coluna A (termos):
1.Identidade vs. Confusão de Papéis 2.Intimidade vs. Isolamento 3.Iniciativa vs. Culpa

Coluna B (descrições):
(__)Conflito da adolescência, centrado na formação da identidade. (__)Conflito da infância, relacionado à exploração de objetivos. (__)Conflito da idade adulta jovem, focado em relações íntimas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 1 − 3 − 2.
  • B 2 − 3 − 1.
  • C 2 − 1 − 3.
  • D 3 − 2 − 1.
  • E 1 − 2 − 3.

Sobre os estágios psicossociais do desenvolvimento da personalidade de Erikson, analise as sentenças a seguir:

1. O processo de desenvolvimento era conduzido pelo que o autor chamou de princípio epigenético da maturação.
2. As forças sociais e ambientais às quais os indivíduos estão inseridos atuam na forma pela qual as fases geneticamente predeterminadas se efetivam.
3. Os estágios iniciais do desenvolvimento são envolvidos pelo o que autor chamou de padronização autônoma, que por sua vez descreve um embate pela coesão e integração da personalidade.
4. Cada fase de desenvolvimento tem a sua crise particular, que suscita alguma mudança no comportamento e, por conseguinte, na personalidade dos indivíduos.

Assinale a alternativa correta:

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

As teorias do desenvolvimento humano buscam compreender as transformações biopsicossociais pelas quais o indivíduo passa ao longo da vida. Algumas dessas teorias foram fundamentais para o reconhecimento de fatores ambientais e relacionais na infância. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I.Vygotsky destacou a importância do meio sociocultural e da linguagem para o desenvolvimento cognitivo da criança, formulando o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
II.Piaget concebe o desenvolvimento infantil como um processo passivo, no qual a criança é condicionada por estímulos externos e reforços ambientais.
III.O conceito de "estágio sensório-motor", segundo Piaget, refere-se ao período em que o pensamento da criança se limita à ação imediata e à percepção sensorial.

Está correto o que se afirma em:

  • A I e II apenas.
  • B I e III apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.