Questões de Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros (Administração Pública)

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Em resumo, as Normas Operacionais BásicasNOB- são portarias do Ministério da Saúde (MS) e, em princípio, têm a finalidade:

I. Nortear a transferência de recursos financeiros.
II. Definir de forma clara os papéis de gestores municipais, estaduais e federais.
III. Disciplinar a organização da gestão.

Está(riam) correta(s):

  • A I, II e III.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E Apenas I.

O corpo dos agentes universitários da Universidade é constituído por todos os servidores que exerçam funções técnicas e de apoio necessárias ao funcionamento da UNESPAR. A carreira técnica universitária é de cargo único, denominado Agente Universitário, conforme expressa o Regimento da Unespar.

Acerca das atividades de agentes universitários na Unespar é correto afirmar que:

  • A Estão relacionadas com a permanente manutenção e adequação do apoio técnico, administrativo e operacional necessárias ao cumprimento dos objetivos da Universidade.
  • B Estão relacionadas com o desenvolvimento de modelos de gestão para a administração pública.
  • C Estão relacionadas à expansão da universidade pública no Paraná.
  • D Estão relacionadas ao desenvolvimento da ciência e pesquisa e da inovação.
  • E Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Um oficineiro é contratado por um município para dinamizar projetos vinculados a políticas públicas de lazer. Porém, há falta de infraestrutura adequada no centro comunitário. Com as oficinas prestes a iniciar, ele se depara com espaços pequenos e mal ventilados, e não há verba disponível para ajustes imediatos. Qual a melhor condução diante desse contexto delicado?

  • A Determinar a suspensão total das oficinas, alegando condições impróprias, deixando a comunidade sem qualquer atividade planejada até que ocorra ampla reforma do local.
  • B Abandonar o projeto por indisponibilidade de estrutura, declinando de qualquer diálogo com a coordenação ou articulação de possíveis soluções.
  • C Seguir com as oficinas nas salas reduzidas e pouco arejadas, relativizando as implicações para a saúde e bem-estar dos participantes, mas cumprindo o calendário oficial.
  • D Organizar saídas alternativas, acionando parcerias em espaços próximos ou áreas abertas, comunicando as dificuldades à secretaria e apontando a necessidade de melhorias futuras, visando segurança e conforto de todos.

O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES) constitui uma política pública, voltada para a Educação Superior que

  • A tem, entre seus objetivos, a melhoria da graduação, por meio da formação acadêmica ampla e de qualidade e da fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social dos estudantes universitários.
  • B visa ao desenvolvimento prioritário de práticas extensionistas nas Instituições de Ensino Superior, por meio de ações acadêmicas que enfatizem políticas públicas e promovam o desenvolvimento social.
  • C tem, entre outros, o objetivo de incentivar a formação inicial de professores para a Educação Básica, a melhoria do ensino nas escolas da rede pública e a integração da educação superior com a educação básica.
  • D visa a aperfeiçoar o tripé ensino, pesquisa e extensão nos currículos dos cursos de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), garantindo o financiamento de bolsas para que os alunos em estado de vulnerabilidade participem ativamente.
  • E tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A Nova Política de Desenvolvimento Produtivo prevê a articulação de diversos instrumentos de Estado, como linhas de crédito especiais, recursos não-reembolsáveis, ações regulatórias e de propriedade intelectual, além de uma política de obras e compras públicas, com incentivos ao conteúdo local, para estimular o setor produtivo em favor do desenvolvimento do país. Essa nova política se encontra ancorada em metas relacionadas a missões. Nesse contexto, quanto às missões da Nova Política de Desenvolvimento Produtivo, analise as afirmativas a seguir.

Missão 1 – Cadeias agroindustriais digitais para segurança energética: valorização e financiamento a juros baixos e subsídios para grandes agroindústrias.
Missão 2 – Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde: melhoria nos acessos da população à saúde, com ampliação da participação da produção interna no atendimento das necessidades nacionais em medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos.
Missão 3 – Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva: melhoria do bem-estar das pessoas nas áreas rurais, o que envolve ações prioritárias em mobilidade sustentável.
Missão 4 – Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade: prioridade para investimentos na indústria 4.0, no desenvolvimento de produtos digitais e na produção nacional de semicondutores.
Missão 5 – Bioeconomia; descarbonização e transcrição; e segurança energética: ampliação da participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes, aumento do uso da biodiversidade e da emissão de carbono pela indústria nacional.
Missão 6 – Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais: alcançar autonomia na produção de tecnologias críticas para o fortalecimento da soberania nacional, cuja prioridade é o desenvolvimento da energia nuclear, sistemas de comunicação e sensoriamento, sistema de propulsão e veículos autônomos e remotamente controlados.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A 1, 3 e 5.
  • B 1, 5 e 6.
  • C 2, 4 e 6.
  • D 2, 4 e 5.