Questões de Qualidade na Administração Pública (Administração Pública)

Limpar Busca

A respeito da gestão da qualidade nos serviços públicos, julgue o item.


Com o intuito de se alcançar elevados níveis de qualidade na prestação de serviços públicos, a organização deve identificar os nichos de clientes e suas necessidades, bem como traduzir as necessidades em especificações a serem atendidas.

  • Certo
  • Errado

Sobre qualidade no serviço público, dadas as afirmativas,


I. A carta de serviço ao usuário tem por objetivo, entre outras coisas, informar aos usuários os compromissos e os padrões de qualidade do atendimento ao público.


II. As definições de tempo de espera para o atendimento e o prazo para realização dos serviços são padrões de qualidade no setor público.


III. A carta de serviço ao usuário é opcional para órgãos e entidades do poder executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, de forma indireta.


verifica-se que está/ão correta/s

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
Acerca de gestão da qualidade no serviço público, julgue o item a seguir.
Para que se consiga efetivamente melhorar a qualidade dos serviços públicos, é essencial que se estabeleçam padrões de desempenho a partir de evidências, tais como relatórios estatísticos, que indiquem, por exemplo, o grau médio de satisfação atual dos usuários em comparação com dados históricos. 

  • Certo
  • Errado
Julgue o item que se segue.

Para assegurar que não ocorram incoerências ou omissões graves nos processos organizacionais, as informações ou os serviços que constituem as entradas e saídas desses processos devem ser rigorosamente revisados. Essa prática é parte do gerenciamento da qualidade nos serviços públicos.
  • Certo
  • Errado

As reuniões que acontecem na gestão pública, são importantes, pois contribuem para tomada de decisões e é preciso elaborá-las para assim conduzi-las de forma satisfatória e agradável.

Sobre a organização de reuniões, assinale a opção que deve ser desconsiderada.



  • A Elabore uma pauta sobre os assuntos que serão abordados, acrescente a pauta as decisões tomadas no decorrer da reunião.
  • B Respeite o horário estabelecido para a reunião. 
  • C Deixe que os participantes da reunião conduzam, será um pouco de bagunçado, porém favorece a relação dos colaboradores, este papel não precisa ser definido com antecedência, as anotações devidas sobre os planos de ação sugeridos podem ser feitas em outro momento não há dificuldade, será fácil lembrar.
  • D Envie o convite para a reunião e peça que confirmem a presença.