Questões de Gestão de Politicas Públicas (Administração Pública)

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Suponha que a Entidade Reguladora Infranacional (ERI) do município de Aquaville, responsável pela regulação dos serviços de saneamento básico, implementou, recentemente, uma nova regra que aumenta significativamente as tarifas de água e esgoto para usuários residenciais. Essa decisão foi tomada em reunião fechada da diretoria, sem estudos técnicos prévios e sem consulta pública. Após intensos protestos dos consumidores, o diretor- -presidente da ERI declarou em entrevista: “Precisávamos tomar uma decisão rápida para garantir o equilíbrio financeiro das concessionárias. Não havia tempo para estudos ou consultas”.

Considerando o caso hipotético e a disciplina do planejamento, práticas e instrumentos regulatórios estabelecidos na Norma de Referência ANA no 4/2024, a ação da ERI

  • A viola a norma, por não motivar adequadamente a decisão regulatória e por não se basear em tomada de decisão por evidências.
  • B está em conformidade com a norma, pois a diretoria colegiada da ERI tem autonomia para tomar decisões emergenciais, sem indicação dos pressupostos de fato e de direito, quando se trata de garantir o equilíbrio financeiro das concessionárias.
  • C poderá estar em conformidade com a norma, pois a ERI, depois da decisão, poderia modificar a decisão regulatória em razão da pressão popular, mesmo sem estudos ou análises técnicas que justifiquem as alterações.
  • D se tomada a partir de manual de fiscalização que detalhe os procedimentos relativos à sua atuação, seria irregular, haja vista a vedação de tal regulamentação pela Norma de Referência.
  • E será válida se estiver prevista na agenda regulatória, que não precisa integrar o plano de gestão anual, em razão da diversidade de seus objetivos e alcance.

Com relação à atuação do poder público no enfrentamento de desastres naturais e tecnológico, é correto afirmar que a

  • A atuação da Defesa Civil restringe-se às ações de resposta imediata a desastres, não abrangendo etapas de prevenção ou mitigação.
  • B declaração de estado de calamidade pública deve ser feita exclusivamente pelo Governo Federal, com base em relatório técnico da União.
  • C política prevê ações de reconstrução e recuperação somente em casos de desastres de origem natural reconhecidos oficialmente.
  • D gestão de riscos e desastres deve ser integrada ao planejamento territorial, incluindo instrumentos como o plano diretor municipal.
  • E criação e manutenção de sistemas de alerta precoce são responsabilidade exclusiva do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).

Sobre a geração de empregos formais em Humberto de Campos no primeiro trimestre de 2025, é correto afirmar que:

  • A O município teve saldo positivo de 13 empregos formais.
  • B Houve equilíbrio entre admissões e desligamentos.
  • C O saldo de empregos foi superior ao mesmo período de 2024.
  • D O saldo de empregos foi negativo, com mais desligamentos que admissões.

A participação social na gestão pública não se restringe à consulta pontual da população mas constitui um mecanismo de cogestão que visa ampliar a legitimidade das políticas públicas, articulando diferentes atores sociais nos processos decisórios.Com base nessa concepção, qual das alternativas a seguir melhor representa um instrumento de gestão participativa que alia controle social e deliberação pública na formulação de políticas?

  • A Os conselhos gestores de políticas públicas, por serem instâncias permanentes de participação, permitem que representantes da sociedade civil e do poder público decidam conjuntamente sobre prioridades e estratégias.
  • B As consultas públicas são reservadas a temas legislativos e não são utilizadas na gestão administrativa de políticas públicas.
  • C As audiências públicas substituem os processos decisórios institucionais ao darem poder vinculante à opinião popular expressa durante as sessões.
  • D O orçamento público, por ser prerrogativa técnica dos órgãos de planejamento, não deve ser submetido a interferência popular, exceto por meio dos poderes constituídos.
  • E As ouvidorias públicas, embora ampliem o acesso ao governo, operam exclusivamente de forma reativa, sem permitir interferência direta do cidadão na formulação de políticas.

O controle social trata-se de um dos pilares da democracia participativa e caracteriza-se pela capacidade da sociedade civil de acompanhar e influenciar as ações do poder público. Sua efetividade depende de diversos fatores, como acesso à informação, canais de participação e capacitação cidadã. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta sobre os mecanismos e desafios do controle social no Brasil:

  • A O controle social é plenamente garantido pelo simples acesso aos portais da transparência, tornando desnecessária a existência de fóruns, conselhos ou outras instâncias coletivas de participação cidadã.
  • B O controle social é uma atribuição exclusiva do Ministério Público e dos tribunais de contas, uma vez que a sociedade civil não possui instrumentos legais de fiscalização.
  • C Apesar de ser uma diretriz constitucional, o controle social não pode interferir na formulação de políticas públicas, devendo restringir-se à avaliação de resultados após sua execução.
  • D O controle social exige o fortalecimento institucional dos conselhos de políticas públicas, mas também depende do envolvimento crítico e contínuo dos cidadãos na fiscalização das ações governamentais.
  • E A efetividade do controle social se limita às ações exercidas por órgãos de controle interno, não sendo vinculada diretamente à participação popular.