Questões de Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público (Administração Pública)

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Analise os fatores a seguir:
I. eficiência dos procedimentos administrativos adotados; II. qualidade dos serviços prestados; III. quantidade de mídia espontânea gerada; IV. identificação: prismas, crachás, listas de convidados; V. mobiliário e afins: bandeiras, mastros, fitas de inauguração.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, fatores vinculados à avaliação de um evento.

  • A I, II e IV.
  • B II, III e V.
  • C II, IV e V.
  • D III, IV e V.
  • E I, II e III.

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de diversos fatores. Assim, é dispensável à excelência nos serviços públicos:

  • A Incorporação de filosofias gerenciais ultrapassadas.
  • B Utilização de novas tecnologias.
  • C Aplicação de princípios e ferramentas da qualidade.
  • D O desempenho dos recursos humanos, com a mudança cultural e amplo engajamento dos servidores públicos.
  • E Efetiva participação e controle da sociedade, direcionando para o atendimento das necessidades dos cidadãos.

Sobre a gestão pública em seus vários aspectos, analise as afirmativas a seguir.


I. Para que a gestão pública possa atingir os resultados positivos que almeja, isto é, eficiência e eficácia na prestação de serviços à população, é necessário que haja uma integração entre as quatro funções ou processos fundamentais que a compõem – planejamento, organização, execução e controle.

II. As organizações podem ser divididas em pública, privada, mista e não governamental. A organização pública, na qual se pratica a gestão pública, é mantida pelo poder público, isto é, por qualquer nível de governo (federal, estadual ou municipal). Nesse sentido, a gestão pública visa às necessidades e ao bem-estar do público.

III. Quando se fala em princípios na gestão pública, remete-se ao conceito de servir de fundamento, isto é, dar solidez, disciplina e clareza de objetivos a um sistema. Na gestão pública são aplicados vários princípios, que são os pilares para a atuação do gestor público.



Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

A excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade. No que tange a excelência na prestação dos serviços públicos, avalie as sentenças:

I - A excelência na prestação de serviços públicos corresponde ao grau máximo/ótimo dos serviços prestados.
II - A excelência corresponde a uma visão existente na Administração Pública, segundo a qual ao se utilizar ferramentas e técnicas da qualidade para promover melhorias contínuas relacionadas aos serviços oferecidos ao cidadão, o que inclui o treinamento e a motivação dos servidores.
III - Não são leis, normas ou técnicas que caracterizam uma gestão pública como de excelência, são valores essenciais, que precisam ser internalizados por todas as pessoas das organizações públicas, que definirão a gestão de uma organização como excelente.
IV - Incorporar as necessidades dos cidadãos como sendo as da própria organização e disseminar isso dentro da organização como meta contínua a ser alcançada pode levar as entidades públicas a um grau muito próximo da excelência pretendida.
V - A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade, do desempenho dos recursos humanos, com mudança cultural e amplo engajamento dos servidores públicos, e com a efetiva participação e controle da sociedade, direcionando tudo isso para o atendimento das necessidades dos cidadãos.
VI - É importante ter em mente que prestar serviços de excelência é um grande passo, mas a excelência exige mais: é preciso monitorar continuamente a opinião dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados, para saber se continuam satisfeitos.
VII - Para que os serviços sejam de excelência, é necessário que – ente público e servidor – criem uma cultura de excelência na prestação de serviços e no atendimento aos cidadãos – o que deixa claro que mudanças continuam sendo necessárias para readequar a atuação pública direcionada ao atendimento do usuário-cidadão.

Após a análise, pode-se afirmar:

  • A Somente as sentenças II, III, IV e VII estão corretas.
  • B Somente as sentenças III e VII estão incorretas.
  • C Somente as sentenças IV, V, VI e VII estão corretas.
  • D Todas as sentenças estão corretas.
  • E Todas as sentenças estão incorretas.

Uma ouvidoria pública criou um indicador com o objetivo de acompanhar a conformidade a critérios e padrões de transparência pré-estabelecidos. Dada essa característica, esse indicador está inserido na dimensão de desempenho da

  • A efetividade.
  • B eficiência.
  • C economicidade.
  • D excelência.
  • E eficácia.