Questões de Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público (Administração Pública)

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Um tema frequente na reforma do serviço público civil no Brasil é a implantação de um sistema meritocrático. Diversos aspectos são tratados nesse debate, emergindo pontos positivos e negativos, envolvendo diferentes atores favoráveis à reforma e com diversas justificativas.

A esse respeito, é um ponto positivo pretendido pela reforma, em termos de busca de implantação de cultura de mérito, a possibilidade de:

  • A tornar as metas mais objetivas e mensuráveis, relacionando-as às entregas de resultado para os usuários e a sociedade;
  • B valorizar as relações sociais e pessoais na sistemática de avaliação de resultados, de forma a manter um bom clima organizacional;
  • C buscar a lógica de igualdade substantiva na distribuição dos recursos alocados para promoção e reconhecimento, a partir da divisão do montante disponível;
  • D atender à política de reciprocidade na alocação e promoção de pessoas aos cargos de supervisão, ampliando alocação por indicação de pessoal externo à organização;
  • E garantir a promoção por senioridade entre os servidores civis, considerando a compatibilidade da trajetória dos indivíduos com os cargos ocupados na hierarquia.

O modelo de Administração Pública no Brasil passou por diversas fases em seu processo de desenvolvimento, cada uma delas possuindo características específicas de acordo com o momento na história. É característica marcante da Administração Pública Gerencial:

  • A A profissionalização, a hierarquia rígida, a impessoalidade, o poder racional-legal, o formalismo e o foco central na redução de custos.
  • B A visão do cidadão como beneficiário, a abertura para adoção de metodologias de gestão utilizadas na iniciativa privada e a descentralização com vistas a melhoria da eficiência organizacional.
  • C A visão do aparelho do Estado como uma extensão do poder soberano centralizado na figura de um líder, com o compartilhamento de recursos públicos em função das necessidades do líder maior.
  • D A eliminação das relações hierárquicas e dos normativos internos de distribuição de responsabilidades, conferindo de forma autônoma e independente à cada gestor público a possibilidade de promover a organização interna de seus setores e departamentos de acordo com suas preferências.
O município X vem enfrentando desafios na gestão administrativa e busca melhorar a eficiência e a transparência de seus serviços públicos. O prefeito, em parceria com sua equipe de gestão, está empenhado em implementar mudanças significativas para atender melhor às necessidades dos cidadãos. Considerando o cenário hipotético, uma ação que pode ser tomada para melhorar a gestão administrativa do município é:
  • A Reduzir os serviços públicos oferecidos para economizar recursos financeiros e equilibrar o orçamento do município.
  • B Limitar o acesso dos cidadãos à informações sobre as atividades da prefeitura e questões enfrentadas, para evitar críticas públicas.
  • C Manter os processos administrativos como estão, pois a mudança pode ser custosa e perturbar a estabilidade do governo municipal.
  • D Implementar um sistema de gestão de desempenho para avaliar regularmente o desempenho dos funcionários municipais e identificar áreas de melhoria.

As alternativas a seguir apresentam exemplos de fatores fundamentais exclusivos da boa gestão de recursos materiais na administração pública, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A preço
  • B prazo de entrega
  • C qualidade de material
  • D treinamento de pessoal
  • E condições de pagamento

César, servidor público que atua na área de Administração, sabe que os objetivos desempenham uma função importante no processo de planejamento, proporcionando um senso de direção. Numa reunião de planejamento, César afirmou que um objetivo deve transmitir com clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual o nível de desempenho desejado e o alvo a ser atingido. Neste caso, a qual característica do objetivo César estava se referindo?

  • A mensurabilidade.
  • B especificidade.
  • C temporalidade.
  • D alcançabilidade.
  • E coerência.