Questões de Organização e Estrutura do Estado, Governo e Administração (Administração Pública)

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Na administração pública, as funções administrativas são estruturadas de modo a garantir eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. A seguir, associe corretamente cada função administrativa ao seu respectivo objetivo principal:

Coluna 1 − Funções Administrativas

1.Planejamento. 2.Direção. 3.Comunicação. 4.Controle. 5.Avaliação.

Coluna 2 − Objetivos Correspondentes

(__)Mobilizar pessoas para alcançar os objetivos organizacionais por meio de liderança e motivação.
(__)Analisar os resultados obtidos e emitir julgamentos sobre a eficácia das ações executadas.
(__)Estabelecer metas, diretrizes e caminhos para o alcance de resultados futuros.
(__)Monitorar a execução das atividades e corrigir desvios em tempo hábil.
(__)Garantir a troca eficaz de informações entre os diversos níveis da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:

  • A 4, 3, 2, 5, 1.
  • B 2, 5, 1, 4, 3.
  • C 1, 2, 3, 4, 5.
  • D 5, 1, 4, 3, 2.
  • E 3, 1, 5, 2, 4.

De acordo com o Regimento Geral da Unesp, a competência para zelar pelo patrimônio do campus é atribuída especificamente ao

  • A Grupo Administrativo.
  • B Departamento.
  • C Reitor.
  • D Diretor.
  • E Conselho Universitário.

A Administração Federal compreende a Administração Direta e a Administração Indireta. As entidades compreendidas na Administração Indireta vinculam-se ao Ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes categorias de entidades da Administração Indireta às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Autarquia.
2. Empresa pública.
3. Sociedade de economia mista.
4. Fundação pública.

Coluna 2
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes.
( ) Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
( ) Entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado criada por lei para a exploração de atividade econômica sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou a entidade da Administração Indireta.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 4 – 3 – 1.
  • B 3 – 2 – 1 – 4.
  • C 2 – 3 – 4 – 1.
  • D 4 – 1 – 2 – 3.
  • E 1 – 3 – 2 – 4.

Os princípios da Administração Pública são fundamentais para o correto funcionamento do Estado e para a garantia de direitos aos cidadãos, e visam assegurar a legalidade, eficiência e moralidade nas ações do poder público. Sobre os princípios da Administração Pública, é correto afirmar que:

  • A O princípio da impessoalidade exige que a atuação da Administração Pública seja orientada pelo interesse coletivo, sem discriminação ou favorecimento de indivíduos, cargos ou grupos específicos.
  • B O princípio da moralidade permite que os gestores públicos tomem decisões baseadas em critérios pessoais e subjetivos, desde que seus interesses não contrariem a lei.
  • C O princípio da publicidade obriga que todos os atos administrativos sejam realizados de forma secreta, a fim de proteger informações sensíveis do Estado e da população.
  • D O princípio da eficiência concede aos gestores públicos liberdade para agir com base em sua própria visão, sem a necessidade de buscar soluções eficazes e econômicas para o atendimento das demandas sociais.
  • E O princípio da legalidade permite que a Administração Pública tome decisões com base em conveniência e interesse do gestor, desde que essas ações estejam dentro da legislação vigente.

Qual órgão público emite o Alvará de Licença, funcionamento e localização, sempre a pedido do interessado?

  • A Prefeitura municipal.
  • B Secretaria de Comércio do Estado.
  • C Ministério da Industria e Comércio.
  • D Secretária Estadual de Administração.
  • E Serviço Social do Comércio.