Prova da Prefeitura de Lajeado Grande - Professor - Educação Especial - ACAFE (2024) - Questões Comentadas

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A ética profissional docente é apresentada como um campo essencial, mas ainda negligenciado, na formação inicial de professores. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A ética profissional docente pode ser limitada aos códigos de conduta, pois sua abrangência sugere algumas condutas e regras normativas.


(__) A ética profissional docente se fundamenta no desenvolvimento de valores e competências alinhados ao bem-estar coletivo.


(__) A formação ética profissional exige a criação de ambientes que promovam a reflexão sobre dilemas morais e a colaboração entre professores. Isso possibilita uma análise crítica e o desenvolvimento de habilidades práticas para enfrentar situações éticas no dia a dia escolar.


(__) A ética profissional está intrinsecamente ligada à formação docente e às práticas pedagógicas diárias.


A sequência está correta em:

  • A V − F − F − V.
  • B V − V − V − V.
  • C F − V − V − V.
  • D F − F − V − V.

A avaliação educacional é um processo pedagógico contínuo, amplo e vai além da atribuição de notas. Apesar de essencial no contexto de aprendizagem, os tipos de avaliação variam de acordo com o que a escola julgar necessário. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A avaliação formativa consiste em somar os resultados de diversas atividades avaliativas (provas, trabalhos, pesquisas) realizadas durante um período letivo para atribuir uma nota final.


(__) Uma avaliação somativa pode se tornar classificatória e fragmentar o processo de ensino-aprendizagem.


(__) A avaliação somativa fornece um diagnóstico inicial ou intermediário sobre as habilidades, conhecimentos e dificuldades dos alunos.


(__) A avaliação diagnóstica auxilia na personalização do ensino e na superação de barreiras de aprendizagem.


A sequência está correta em:

  • A V − V − V − F.
  • B F − F − V − V.
  • C F − V − F − V.
  • D V − F − F − V.

A educação inclusiva no Brasil é orientada por legislações específicas que asseguram o direito de pessoas com deficiência a um ambiente educacional adaptado às suas necessidades. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:


I. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) estabelece que nenhuma escola, pública ou privada, pode recusar matrícula de alunos com deficiência.


II. A legislação brasileira exige que as escolas ofereçam turmas exclusivas para alunos com deficiência, sempre que solicitado pelos pais.


III. O Plano Nacional de Educação (PNE) inclui metas para a universalização do acesso à educação inclusiva, promovendo a formação de professores para lidar com a diversidade em sala de aula.


Está correto o que se afirma em: 

  • A I, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D II, apenas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem uma visão mais ampla sobre a maneira de avaliar, para buscar além de notas ou classificação, um meio de entender a realidade situacional da educação e da aprendizagem. No contexto de avaliações dentro dos PCNs, é correto afirmar que:

  • A A avaliação classificatória é a ferramenta que possibilita iniciar uma investigação sobre a realidade e as características de cada aluno, permitindo uma abordagem de ensino personalizada.
  • B Para o aluno, a avaliação é um instrumento que permite a tomada de consciência de suas limitações e capacidades, norteando assim seu processo de aprendizagem.
  • C Usar a avaliação de modo instrumental e adicional para desenvolver atividades pedagógicas requer que ela seja interpretada como um momento estático, e não como um movimento dinâmico e não-linear de construção do conhecimento.
  • D A avaliação contínua é contraindicada em instituições educacionais, pois gera competições inadequadas e desgaste emocional para os estudantes, sendo necessário apenas uma investigação avaliativa no final ou início do ano letivo.

O currículo escolar, enquanto organizador do trabalho pedagógico, deve refletir valores sociais e culturais relevantes. Assim, é correto afirmar que:

  • A O currículo deve integrar conteúdos disciplinares e práticas sociais, promovendo a formação de sujeitos críticos e reflexivos.
  • B A interdisciplinaridade no currículo é opcional e não interfere na qualidade da formação dos estudantes.
  • C O currículo deve manter-se estático diante de uma instituição de ensino, garantindo sua relevância e alinhamento com os desafios contemporâneos.
  • D A organização curricular deve focar em conteúdos acadêmicos, o que eleva o papel da escola a um espaço de transmissão de conhecimentos e valoriza a construção de competências críticas e cidadãs.