Questões de PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise a sentença a seguir:

Cada criança ou jovem brasileiro deve ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania (1ª parte). Se existem diferenças socioculturais marcantes, que determinam diferentes necessidades de aprendizagem, existe também aquilo que é comum e todos alunos devem ter o direito de aprender (2ª parte). Assim, os PCN’s são um referencial comum para a formação escolar, capaz de indicar aquilo que deve ser garantido a todos numa realidade com características tão diferenciadas, sem promover uma uniformização que descaracterize e desvalorize peculiaridades culturais e regionais (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 1ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares: ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos. Neste documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias: conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais; e, conteúdos atitudinais. Considere cada uma das categorias de abordagens dos conteúdos contidas nos PCNs, e complete corretamente as afirmativas a seguir.

I. “Os conteúdos _________________expressam um ‘saber fazer’, que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta.”
II. “Os conteúdos _____________ referem-se à construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitem organizar a realidade.”
III. “Os conteúdos ______________ permeiam todo o conhecimento escolar. A escola é um contexto socializador, gerador de comportamentos relativos ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas e à sociedade.”

A sequência está correta em  
  • A I. procedimentais II. conceituais III. atitudinais
  • B I. conceituais II. atitudinais III. procedimentais
  • C I. atitudinais II. procedimentais III. conceituais
  • D I. conceituais II. procedimentais III. atitudinais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do ensino fundamental (BRASIL, 1997, 1998) constituem um referencial de qualidade para a educação no ensino fundamental em todo o país. Para compreender a natureza dos PCNs é necessário situá-los em relação a quatro níveis de concretização curricular, considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro. Sobre o segundo nível, infere-se que se trata de: 
  • A Concretização escolar.
  • B Elaboração da proposta curricular.
  • C Propostas Curriculares dos Estados e Municípios.
  • D Realização da programação de atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula.

A utilização de jogos como estratégia metodológica para o ensino de geografia, segundo a abordagem ciência, tecnologia e sociedade, possibilita ao aluno construir de maneira coletiva o seu conhecimento e entender, de forma holística, os papéis da ciência e da tecnologia perante a sociedade. No Brasil, a difusão dessa abordagem foi inicialmente promovida com a publicação

  • A do Plano Nacional de Educação (PNE).
  • B da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • C dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
  • D das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN).
  • E da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

No que diz respeito ao currículo de história a ser trabalhado em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A A questão ambiental que envolve a gravidade das mudanças climáticas é um tema da atualidade, sem precedentes históricos, por isso sua discussão em sala de aula cabe exclusivamente às disciplinas de ciências da natureza.
  • B A experiência tem demonstrado que, conquanto se possa pretender o contrário, a análise da diversidade étnica e cultural em sala de aula é ineficaz contra a perpetuação do preconceito, da discriminação e da desigualdade.
  • C A história local pode e deve ser estudada como meio de construção do saber na interação com familiares e com a comunidade; assim, o aluno pode compreender-se como participante da história.
  • D Como o tema dos direitos humanos ganhou força no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, a distância entre esse contexto e a realidade atual dos alunos os impede de compreender toda a importância e universalidade desse tema, sendo conveniente, portanto, evitá-lo no currículo.
  • E Estar em sintonia com um mundo e com um tempo marcados por incessantes, rápidas e profundas transformações não pode ser um desafio a ser respondido pela educação formal, sob pena de a escola fracassar no trato dos conteúdos de disciplinas como a história.