Questões de PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais (Pedagogia)

Limpar Busca

É correto afirmar que os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) são uma estratégia que visa a

  • A instituir uma perspectiva interdisciplinar e cooperativa entre professores e estudantes, com a eliminação de processos avaliativos e de divisão das turmas por etapa de escolarização.
  • B eliminar a enorme diversidade de contextos escolares e propiciar uma uniformidade nas competências e habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes ao longo de cada ano escolar.
  • C introduzir assuntos de interesse da sociedade brasileira, que extrapolem os conteúdos escolares, de modo a reforçar nos jovens os valores de suas comunidades e de seus grupos familiares.
  • D superar a fragmentação do processo pedagógico, promovendo formas nas quais os objetos de conhecimento se relacionam, integram e interagem nas áreas e entre as áreas do conhecimento.
  • E privilegiar as questões do cotidiano escolar, em detrimento do ensino de acontecimentos históricos, para promover nos estudantes o interesse por problemas adequados à sua faixa etária.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Ensino Fundamental deve proporcionar aos alunos o desenvolvimento de várias habilidades e atitudes. Sobre os objetivos mencionados nos PCN, é correto afirmar que:

  • A Os alunos devem ser estimulados a posicionar-se de maneira crítica e construtiva, utilizando o diálogo para resolver conflitos e tomar decisões coletivas, além de compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres.
  • B O objetivo principal do Ensino Fundamental é a formação de cidadãos com uma postura passiva, sem envolvimento nas questões sociais ou políticas.
  • C O ensino deve estimular os alunos a adotar atitudes de solidariedade e cooperação, além de repúdio às injustiças, respeitando os direitos e deveres, sem se preocupar com a pluralidade cultural.
  • D A formação de uma noção de identidade nacional e pessoal é essencial, destacando a importância do conhecimento das características sociais, materiais e culturais do Brasil, sem priorizar a valorização do patrimônio de outros povos.
  • E A formação no Ensino Fundamental deve priorizar a aprendizagem sobre as riquezas materiais do Brasil, sem considerar as questões sociais e culturais que compõem o país.

Assinale a alternativa que descreve corretamente algumas das principais áreas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental:

  • A Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
  • B Língua Portuguesa, Matemática, Biossegurança, História, Geografia, Arte e Educação Física.
  • C Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Resistência dos Materiais.
  • D Comunicação Aplicada, Matemática, Ciências Naturais, Instituições Judiciárias, Arte e Educação Física.
  • E Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Desenho Técnico e Educação Física.

Sobre a construção do conhecimento matemático e o papel da Matemática no ensino fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as afirmativas abaixo. Marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] A matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
[ ] A matemática não faz parte da vida de todas as pessoas, pois depende de conhecimentos específicos para que possa ser trabalhada, ou seja, depende do nível de instrução de cada indivíduo.
[ ] A matemática não tem relação com as demais áreas do conhecimento.
[ ] No ensino fundamental, a potencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada, da forma mais restrita possível, evitando-se uma abordagem ampla.

  • A V, V, V, V
  • B F, F, F, F
  • C V, F, F, F
  • D F, V, F, V
  • E V, F, F, V

Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que corresponde à forma por meio da qual a criança aprende os sentidos atribuídos pela cultura às coisas, ao mundo e às pessoas.

  • A Mediação da linguagem
  • B Processo de alfabetização
  • C Leitura
  • D Recursos audiovisuais
  • E Escrita