Questões de Ética Profissional (Pedagogia)

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Na conclusão de seu livro Educação Matemática: da teoria à prática, Ubiratan D’Ambrosio resume que sua proposta é “a adoção de uma nova postura educacional, a busca de um novo paradigma de educação que substitua o já desgastado ensino-aprendizagem baseado numa relação obsoleta de causa-efeito”.
O autor ainda enfatiza que sua proposta é uma educação universal e que tem implícita uma ética, a qual D’Ambrosio chamou de ética da

  • A etnomatemática.
  • B diversidade.
  • C solidariedade.
  • D inclusão.
  • E globalização.

Considerando os princípios da Ética Profissional, assinale a alternativa que apresenta a ação CORRETA do psicopedagogo.

  • A Disponibilizar a qualquer membro da instituição o livre acesso aos registros necessários, alegando que a democratização total dos dados otimiza a tomada de decisão.
  • B Condicionar a privacidade dos alunos aos limites impostos pela direção escolar, possibilitando o repasse de dados sensíveis sem a anuência das famílias ou do próprio discente.
  • C Elaborar protocolos de autorização, garantindo que as informações confidenciais sejam compartilhadas apenas com os profissionais envolvidos no processo psicopedagógico, mediante consentimento prévio.
  • D Centralizar as decisões sobre a divulgação de dados no órgão administrativo, isentando o psicopedagogo de qualquer responsabilidade legal ou ética na proteção de informações.

De acordo com o artigo 3º do Código de Ética do psicopedagogo, “a atividade psicopedagógica tem como objetivos:

I – Propor ações frente aos processos de aprendizagem e suas dificuldades.
II – Contribuir para os processos de inclusão escolar e social.
III – Realizar pesquisas científicas no campo da Psicopedagogia.
IV – Mediar as relações interpessoais nos processos de aprendizagem com vistas à prevenção de dificuldades e/ou resolução de conflitos.


É verdadeiro o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV
  • B I, II e III apenas
  • C I, II e IV apenas
  • D I, III e IV apenas
  • E II, III e IV apenas

A ética profissional no ambiente escolar envolve responsabilidade, neutralidade diante de diferenças e comprometimento com o crescimento dos estudantes. Assinale a alternativa que reflete essa compreensão:

  • A Utilização de dados confidenciais para ganhos pessoais, justificando benefícios fora dos limites institucionais.
  • B Ausência de posicionamento em questões disciplinares, transferindo a busca de soluções para instâncias hierárquicas superiores.
  • C Seleção de alunos favorecidos no processo avaliativo, concedendo vantagens aos que mantêm maior proximidade pessoal.
  • D Manutenção do sigilo profissional e tratamento igualitário dos alunos, garantindo um ambiente de confiança.

Leia a situação hipotética abaixo.

Um grupo de docentes de diferentes áreas do conhecimento se propôs a elaborar um projeto interdisciplinar, integrando saberes de Ciências Humanas, Linguagens e Matemática em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Local”. Apesar da relevância, há preocupações sobre como manter a profundidade teórica de cada disciplina sem fragmentar o planejamento.

Para garantir o rigor conceitual e a articulação reflexiva, considerando a Inter e a Transdisciplinaridade do conhecimento, é necessário:

  • A Selecionar conteúdos nucleares em cada disciplina, conduzindo as atividades de forma autônoma, articulando um relatório final no encerramento do projeto.
  • B Priorizar objetivos formativos que promovam a síntese de múltiplos olhares, incentivando a coautoria de tarefas e a reflexão crítica sobre as metodologias de cada disciplina, sem diluir a complexidade epistemológica.
  • C Propor a unificação curricular, eliminando os delineamentos característicos de cada campo do saber independentemente da participação do corpo docente.
  • D Definir estratégias disciplinares independentes, alinhando-as no final do projeto para evitar interferências metodológicas entre as áreas.