Leia a situação hipotética abaixo.
Um grupo de docentes de diferentes áreas do conhecimento se propôs a elaborar um projeto interdisciplinar, integrando saberes de Ciências Humanas, Linguagens e Matemática em torno do tema “Desenvolvimento Sustentável na Comunidade Local”. Apesar da relevância, há preocupações sobre como manter a profundidade teórica de cada disciplina sem fragmentar o planejamento.
Para garantir o rigor conceitual e a articulação reflexiva, considerando a Inter e a Transdisciplinaridade do conhecimento, é necessário:
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A Selecionar conteúdos nucleares em cada disciplina, conduzindo as atividades de forma autônoma, articulando um relatório final no encerramento do projeto.
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B Priorizar objetivos formativos que promovam a síntese de múltiplos olhares, incentivando a coautoria de tarefas e a reflexão crítica sobre as metodologias de cada disciplina, sem diluir a complexidade epistemológica.
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C Propor a unificação curricular, eliminando os delineamentos característicos de cada campo do saber independentemente da participação do corpo docente.
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D Definir estratégias disciplinares independentes, alinhando-as no final do projeto para evitar interferências metodológicas entre as áreas.