Prova da Prefeitura de João Alfredo - Professor de Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais - ADM&TEC (2025) - Questões Comentadas

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Em uma escola que adota princípios de reflexividade e colaboração, a professora do 4º ano percebe que suas estratégias expositivas, antes eficientes, perderam impacto no engajamento dos estudantes. Diante desse cenário, a ação pedagógica do professor na reorientação do processo didático precisa contemplar:

  • A Proposição de sequências investigativas em que a turma analisa e discute, em conjunto, os resultados das atividades, permitindo ajustes de rotas metodológicas e acolhendo as sugestões dos estudantes na construção coletiva do conhecimento.
  • B Priorização de questionários sistemáticos para averiguar o conteúdo assimilado, realocando as unidades de ensino em função das médias de rendimento e buscando manter a fluidez no cumprimento do programa.
  • C Transferência do planejamento para comissões internas, que revisam as propostas pedagógicas com base em indicadores de desempenho previamente mapeados, preservando os mesmos recursos e critérios de avaliação adotados pelo corpo docente.
  • D Manutenção do arcabouço de aulas expositivas, entremeadas por rápidas sessões de troca de ideias, equilibrando o uso de recursos digitais e atividades de observação para reforçar a aderência ao plano inicial.

Para Magda Soares, alfabetizar-se sem letrar-se ou vice-versa, resulta em lacunas no processo formativo. Nesse contexto, para fortalecer a alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é necessário:

  • A Concentrar no ensino das regras ortográficas para fixação de cada letra, enfatizando séries de sílabas e repetição de modelos fechados.
  • B Projetar a memorização de vocábulos com exercícios de lacunas, valorizando quantidade de palavras e reduzindo estratégias de contextualização.
  • C Incentivar a leitura crítica de diferentes gêneros, relacionando a prática escrita a situações reais de comunicação e promovendo reflexões coletivas.
  • D Utilizar um material padronizado com textos prontos, destacando a transcrição literal e a avaliação dos acertos mecânicos.

O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais é fundamental para construir as bases do raciocínio lógico, do pensamento crítico e de diferentes competências que serão aprofundadas ao longo da vida escolar. Nesse contexto, a prática pedagógica que promove o raciocínio lógico-matemático é:

  • A Propor situações-problemas relacionadas a contextos reais, incentivando a formulação de múltiplas estratégias de resolução e a discussão coletiva dos procedimentos adotados.
  • B Estruturar o ensino com base em algoritmos e problemas tradicionais, garantindo o treino repetitivo dos procedimentos de cálculo como etapa inicial antes de apresentar problemas aplicados.
  • C Enfocar a exposição de conceitos e problemas matemáticos abstratos desde os primeiros anos, reduzindo ao mínimo a utilização de materiais concretos para acelerar o cálculo formal.
  • D Destacar a memorização de tabuada e de regras fixas, adotando a automatização como objetivo principal para a resolução de problemas matemáticos.

Com base em estudos atuais sobre políticas públicas de educação e nas teorias curriculares, é CORRETO afirmar que, o currículo escolar, numa perspectiva contemporânea:

  • A Defende uma abordagem exclusiva de competência técnica, priorizando o domínio de conteúdos prescritivos e aumentando a importância de aspectos formativos como valores éticos, cidadania e multiculturalismo.
  • B Estabelece um conjunto de conteúdos e métodos uniformes e centralizados, pressupondo a aplicação irrestrita de um planejamento curricular sistemático fundamentado em referenciais teóricos.
  • C Promove a flexibilidade e a contextualização dos conteúdos, integrando-os às experiências prévias dos estudantes e às demandas da sociedade, possibilitando revisões e atualizações constantes.
  • D Enfatiza os interesses imediatos dos alunos, dispensando reflexões sobre políticas públicas, referenciais curriculares e objetivos sociais mais amplos de formação.

Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma turma do 4º ano, o professor aborda o conceito de cadeia alimentar com ênfase nas relações entre produtores, consumidores e decompositores. Apesar da explicação, muitos estudantes apresentam dificuldades para compreender a interdependência entre os organismos.
Nesse contexto, o professor deve:

  • A Favorecer representações já elaboradas dos elos tróficos, restringindo o contato dos estudantes a exemplos genéricos e diminuindo a abordagem contextualizada da cadeia alimentar.
  • B Integrar atividades de discussão coletiva e experimentos em ambiente controlado, incentivando o registro minucioso das observações e a análise dos dados encontrados com leituras complementares.
  • C Empregar textos científicos de maior densidade, associando-os a exercícios que sistematizam terminologias e priorizam a assimilação dos conceitos de forma isolada.
  • D Direcionar pesquisas individuais com foco em definições e classificações de cada nível trófico, culminando em relatórios formais que não ampliem a contextualização coletiva da temática.