Prova da Prefeitura de Flores - Professor Sala de Recursos AEE (Atendimento Educacional Especializado) - ADM&TEC (2025) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III apenas.
  • B III e IV apenas.
  • C II, III, IV e V apenas.
  • D I, II, III e IV apenas.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, III e IV apenas.
  • B I, II e III apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, II e V apenas.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II apenas.
  • B III, IV e V apenas.
  • C I, II e III apenas.
  • D II e IV apenas.

Leia a situação hipotética abaixo.


Em uma escola pública, um professor de sala de recursos atende um aluno com deficiência visual (DV) que apresenta grande interesse em matemática. No entanto, o estudante enfrenta dificuldades para acompanhar o conteúdo das aulas regulares, especialmente em atividades que envolvem gráficos e cálculos complexos. Considerando esse contexto, o professor deve propor a (o):

  • A Uso de softwares leitores de tela associados a gráficos táteis permitindo o aluno interpretar representações visuais de dados e conceitos matemáticos.
  • B Emprego de dispositivos auditivos com feedback sonoro auxiliando o estudante na interpretação dos cálculos e gráficos apresentados.
  • C Utilização de planilhas em formato digital padrão, uma abordagem mais eficaz, onde o aluno poderá interpretar os dados por meio de descrições verbais.
  • D Confecção de gráficos em braile e materiais em altorelevo para suprir integralmente as demandas relacionadas às representações matemáticas do estudante.

Leia a situação hipotética abaixo.


Uma professora de sala de recurso identifica um aluno do 8º ano com altas habilidades no conteúdo de Ciências. O estudante demonstra uma curiosidade elevada, frequentemente levantando questões que vão além do conteúdo curricular e uma autonomia intelectual, preferindo trabalhar de maneira independente em projetos ou investigações pessoais.


Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma diretriz CORRETA para o atendimento educacional especializado.

  • A Priorizar programas de aceleração escolar que concentrem os estudos do aluno nas áreas de interesse, reduzindo o tempo em atividades regulares com a turma.
  • B Estabelecer um currículo paralelo para o aluno baseado em tópicos avançados de ciências e tecnologia, sem relação direta com o currículo regular da turma.
  • C Designar o aluno para participar de avaliações diferenciadas que excluam conteúdos básicos, concentrando em temas de maior complexidade em outra turma.
  • D Desenvolver um plano de enriquecimento curricular individualizado com desafios interdisciplinares permitindo momentos de trabalho autônomo para aprofundar os temas de seu interesse.