Questões de Lei nº 10.436 de 2002 - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (Pedagogia)

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Acerca da LIBRAS, assinale a opção correta.

  • A Há apenas uma única e universal língua de sinais, usada por todas as pessoas surdas.
  • B As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
  • C Há uma falha na organização gramatical da LIBRAS que resulta em muitos empréstimos da língua portuguesa, por isso ela se caracteriza como um pidgin, sem estrutura própria, subordinado às línguas orais.
  • D As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas, ou seja, seus falantes podem produzir um número infinito de sentenças com base em um conjunto finito de regras.
  • E As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, são processadas no hemisfério direito do cérebro, região responsável pelo processamento de informação espacial.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Estimular a oferta de atividades voltadas à ampliação da jornada escolar de alunos (as) matriculados (as) nas escolas da rede pública de Educação Básica por parte das entidades privadas de serviço social desvinculadas do sistema sindical, de forma concomitante e em articulação com a rede pública de ensino, é uma das estratégias da Meta 4 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. Garantir a oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), como primeira língua, e a modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, aos (às) alunos (as) surdos (as) e com deficiência auditiva de 5 (cinco) a 12 (doze) anos, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas, bem como a adoção do Sistema Braille de leitura para cegos e surdos-cegos, é uma das estratégias da Meta 9 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

III. Promover a articulação intersetorial entre órgãos e políticas públicas de saúde, assistência social, transporte público e direitos humanos, em parceria com as famílias, com o fim de desenvolver modelos de atendimento voltados à continuidade do atendimento escolar, na educação de jovens e adultos, das pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento com idade inferior à faixa etária de escolarização obrigatória, de forma a assegurar a atenção integral ao longo da vida, é uma das estratégias da Meta 8 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Dentre as múltiplas características humanas e perfis de aprendizes estão aqueles que possuem deficiências auditivas, em diferentes níveis. A modalidade educacional desses sujeitos deve ser adotada a partir do desejo da criança e da família e do seu perfil de comunicação, posto que o diagnóstico não pode determinar as práticas pedagógicas, mas o sujeito em suas singularidades. Dentre as possibilidades de educação para não ouvintes está a educação bilíngue: aquela que privilegia a língua de sinais como primeira língua (L1) e a língua portuguesa como segunda língua (L2). Esta modalidade também pode ser caracterizada pelo (a):

  • A ensino da língua portuguesa e da língua de sinais em momentos diferentes.
  • B educação compulsória em língua de sinais para alunos ouvintes.
  • C contratação de professores exclusivamente ouvintes com conhecimento de LIBRAS.
  • D uso exclusivo da língua portuguesa instrumental.
  • E contratação de professores exclusivamente surdos com conhecimento da língua portuguesa.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdo, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelo Ministério da Educação, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino.
( ) As Diretrizes constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.
( ) No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, entendendo-se consciência negra nos termos explicitados anteriormente no parecer. Entre outras datas de significado histórico e político, deve ser assinalado o dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
( ) O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, evitando-se distorções, envolve articulação entre passado, presente e futuro no âmbito de experiências, construções e pensamentos produzidos em diferentes circunstâncias e realidades do povo negro.
( ) Os sistemas de ensino devem estabelecer canais de comunicação com grupos do movimento negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores e núcleos de estudos afro-brasileiros, com a finalidade de que esses atores planejem os planos institucionais, os planos pedagógicos e os projetos de ensino.

Assinale a sequência correta.

  • A V F V F V
  • B F V F F V
  • C V F F V F
  • D F V V V F

O Decreto nº 5626/2005, trata no Capítulo III - Da formação do Professor de Libras e do Instrutor de Libras. Em seu Artigo 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de: I - cursos de educação profissional; II - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e III - cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação. Além das formações apresentadas, o Decreto admite ainda no Parágrafo 1º do referido Artigo, que a formação do instrutor de Libras pode ser realizada por:

  • A cursos de pós-graduação em Libras.
  • B organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III do Artigo 6º.
  • C todos os cursos de licenciatura, desde que as pessoas surdas tenham prioridade nos cursos de formação.
  • D entrevistas que comprovem o candidato a vaga de instrutor como pessoa surda.
  • E instituições de formação superior e com certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação.