Prova da Prefeitura de Anchieta - Professor - Língua Portuguesa - AMEOSC (2024) - Questões Comentadas

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Atualmente, o professor assume o papel de facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem, colaborando para que os alunos alcancem seus objetivos de conhecimento e contribuindo para os propósitos mais amplos da educação. Esse papel vai além da simples transmissão de conteúdo; ele visa apoiar o desenvolvimento integral do aluno.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

  • A Essa abordagem permite ao aluno compreender melhor sua realidade humana e social e desenvolver o senso crítico necessário para interagir e, eventualmente, transformar o mundo ao seu redor. O aprendizado se torna uma ferramenta de compreensão e de potencial intervenção na sociedade.
  • B O professor permanece como o provocador e facilitador, orientando os alunos e assumindo uma responsabilidade social fundamental. É ele quem conduz a construção e reconstrução do conhecimento científico, promovendo aprendizagens verdadeiramente significativas.
  • C É fundamental que o professor adote métodos que direcionem a abordagem dos conteúdos e promovam discussões significativas em sala de aula. Ao guiar metodologicamente o processo, ele ajuda os alunos a coletar informações, relacioná-las com hipóteses e, assim, construir conhecimentos que façam sentido em suas vidas.
  • D O uso de tecnologias e outros recursos didático-pedagógicos pode enriquecer muito o aprendizado. No entanto, é essencial entender que esses recursos não são apenas complementares mas podem substituir o papel do professor, visto que podem servir de mediação entre o aluno e o professor.

O método sociolinguístico é uma abordagem de alfabetização socioconstrutivista que reinventa os princípios de Paulo Freire, ao incorporar aspectos sociológicos e linguísticos em cada etapa do processo de alfabetização. Ao relacionar as atividades de escrita nos níveis pré-silábico, silábico e alfabético, conforme os estudos da Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, o método assume um caráter sociolinguístico ao promover o desenvolvimento da consciência social, silábica e alfabética.
O Método Sociolinguístico tem por objetivo principal:

  • A sistematizar a prática do docente para exploração do universo da escrita, contextualizando letras, sílabas, palavras, frases e também textos.
  • B estimular unicamente a escrita mecânica de palavras e frases, porém evidenciando o entendimento social e linguístico.
  • C ensinar exclusivamente a estrutura gramatical da língua, mas considerando as interações sociais e contextos de uso.
  • D priorizar a memorização das regras ortográficas e gramaticais, com foco no contexto social ou na significação dos textos.

O método da Palavra Geradora é uma abordagem de alfabetização que se baseia na escolha de palavras significativas para a vida dos aprendizes, especialmente para adultos e jovens em contextos de alfabetização popular, e utiliza essas palavras como ponto de partida para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A ideia central é que a alfabetização deve estar conectada ao contexto social e cultural do aluno, promovendo não só a aprendizagem técnica da escrita e leitura, mas também uma consciência crítica sobre a realidade.
Esse importante método foi desenvolvida por:

  • A Ruth Rocha
  • B Paulo Freire
  • C Lev Vygotsky
  • D Jean Piaget

A literatura passou por muitas transformações ao longo da história, sendo, por isso, organizada em movimentos literários que correspondem a diferentes épocas. Cada movimento apresenta características próprias, refletindo as particularidades dos contextos históricos em que se desenvolveu.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um afirmação correta:

  • A No Naturalismo se destaca o romance, no qual o narrador trabalha como um cientista, observando fenômenos sociais e os descrevendo. O comportamento humano aparece independente do ambiente social e há mais a subjetividade valorizada pelo romantismo.
  • B O Realismo surge na França, no século 19, como resposta ao sentimentalismo exacerbado do Arcadismo, e mergulha em uma crítica contra a sociedade burguesa. Na época, a Segunda Revolução Industrial estava no auge e o capitalismo estava em acelerada expansão.
  • C O Quinhentismo foi a primeira manifestação literária do Brasil e tem esse nome pelo fato da literatura nacional ter começado no ano de 1500, época da colonização portuguesa. Por isso, as obras não eram ligadas ao povo brasileiro, mas aos colonizadores europeus.
  • D O Barroco marca uma crise dos valores renascentistas e mostra um mundo no qual há um combate entre fé e razão. A Igreja havia sido questionada pelas reformas protestantes e o barroco vai em defesa desse movimento, em uma ação ligado à reforma.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o componente curricular de Língua Portuguesa é organizado em torno das práticas de linguagem − como leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica − que são articuladas a campos de atuação. Esses campos de atuação buscam contextualizar o ensino, demonstrando que as práticas de linguagem derivam de situações reais da vida social e devem ser abordadas em contextos significativos para os estudantes.

Assinale a alternativa que apresenta um campo de atuação que NÃO aparece nos Anos Finais do Ensino Fundamental:

  • A Campo da vida cotidiana
  • B Campo jornalístico-midiático
  • C Campo artístico-literário
  • D Campo das práticas de estudo e pesquisa