Questões de Concursos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF)

Limpar Busca

A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situações- problema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que

  • A Wallon aborda a ideia de “nível de desenvolvimento potencial e real”.
  • B Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre por meio de assimilação, acomodação e equilibração.
  • C Piaget afirma que o conhecimento dá-se do simples e concreto para o complexo e abstrato.
  • D Vygotsky aponta que o nível de desenvolvimento real antecede o nível de desenvolvimento potencial.
  • E Piaget aponta principalmente que a aprendizagem efetiva-se pelo contato com o outro (professora ou aluno mais experiente).

Leia os casos dos alunos abaixo para responder à questão .

1. Júlio estuda no 9º ano do ensino fundamental. É um bom aluno, mas não gosta de comparecer às aulas. Durante todo o ano, compareceu em 600 horas letivas.
2. Mariana é aluna do 5º ano do ensino fundamental, não tem domínio das aprendizagens imprescindíveis e apresenta presença em 140 dias letivos.
3. Kaique é aluno do 1º ano do ensino médio e esteve presente em 175 dias letivos. No entanto, ausentou- se em 50% das aulas de Matemática.

Diante do exposto, é possível afirmar que, devido à quantidade de faltas,

  • A Júlio e Mariana não serão classificados para o ano seguinte e Kaique será promovido.
  • B Apenas Júlio será promovido para o ano seguinte.
  • C Kaique e Júlio serão promovidos para o ano seguinte e Mariana será retida.
  • D Os três alunos serão retidos.
  • E Mariana e Kaique não serão classificados para o ano seguinte e Júlio será.

Elisa é professora recém-formada em Pedagogia. Em sua atuação profissional, tem enfrentado muitas dificuldades no que diz respeito à prática docente, pois tem conhecimento teórico, mas não consegue transpô-lo para a realidade dos alunos. No Brasil, os cursos de formação inicial na área educacional são alvo de constantes discussões. Acerca da formação docente de base, é incorreto afirmar que

  • A há uma grande variedade de nomenclatura de disciplinas entre os cursos de Pedagogia, o que sinaliza que o projeto curricular de cada instituição diferencia-se e reflete na nomenclatura das disciplinas.
  • B as ementas dos cursos têm abordagem predominante de caráter descritivo-teórico.
  • C menos da metade das horas do currículo de Pedagogia são dedicadas às disciplinas referentes à formação profissional específica.
  • D os conteúdos das disciplinas a serem ensinadas na Educação Básica são tratados superficialmente ou de forma genérica nos cursos de licenciatura em Pedagogia.
  • E a escola como instituição social e de ensino é bastante abordada nas ementas dos cursos de Pedagogia.

Em 2003, foi realizada uma pesquisa pela Revista Nova Escola sobre os 10 maiores problemas enfrentados pela Educação Básica brasileira. Na lista dos dez problemas apontados, não apareceu como título

  • A indisciplina.
  • B gestão sem eficiência e sem equipamentos.
  • C fracasso escolar.
  • D cultura escolar elitista.
  • E desinformação da sociedade.

Em um curso de formação continuada de professores, foi discutido com o grupo que a escola deve ser construtora de cidadania e que deve respaldar-se nos princípios do respeito, da justiça e da solidariedade para que haja a docência de melhor qualidade. Sobre as dimensões que devem ser articuladas para o trabalho competente do professor com vistas à constituição da cidadania dos alunos, são essenciais:

  • A a dimensão atitudinal, a dimensão procedimental e a dimensão conceitual.
  • B a dimensão teórico-prática, a dimensão reflexiva e a dimensão psicossocial.
  • C a dimensão técnica, a dimensão estética, a dimensão política e a dimensão ética.
  • D a dimensão generalista, a dimensão restritiva e a dimensão humanística.
  • E a dimensão artística, a dimensão ecológica, a dimensão social e a dimensão prática.