Questões comentadas de Concursos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF)

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Os trechos abaixo foram extraídos do estudo “O IDEB e a qualidade da educação no ensino fundamental: Fundamentos, Problemas e Primeiras Análises Comparativas”, de Fábio Mariano da Paz, que traz um histórico das avaliações externas no Brasil.

“Se antes, o objetivo era eliminar preliminarmente os alunos considerados inaptos para a escolarização, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje, o enfoque avaliativo possui outros objetivos mais definidos, sendo, principalmente, medir e escalonar os resultados da aprendizagem escolar visando a mensurar a qualidade do ensino oferecido e favorecer o crescimento econômico.”

“O desenho e implementação de sistemas de avaliação externa devem, portanto, ser acompanhados de discussão e esclarecimentos quanto a seus objetivos, a fim de deixar claro que, ao contrário do que fazem professores e escolas, essa avaliação externa não se destina a reprovar ninguém, mas a fornecer informações aos gestores educacionais e ao público sobre o desempenho do sistema como um todo, as escolas, regiões, municípios ou Estados que precisam melhorar seus resultados e o que é necessário fazer para promover essa melhoria.”

Neste contexto, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – é uma métrica que vem sendo largamente utilizada. Sobre este indicador, assinale a alternativa incorreta.

  • A A sua utilização reflete o desafio atual do ensino fundamental, que não se situa mais em termos de acesso à escola e, sim, na oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade.
  • B O IDEB pondera os resultados do SAEB e da Prova Brasil e não inclui, portanto, aspectos como evasão escolar.
  • C O IDEB expressa a pontuação em exames padronizados, obtida por estudantes ao final de determinadas etapas do sistema de ensino.
  • D Os indicadores de desempenho utilizados no IDEB estão restritos à aplicação de testes de Língua Portuguesa, Matemática e questionários socioeconômicos.
  • E O IDEB é medido em escala numérica de 0 a 10, tendo o Ministério da Educação estabelecido como meta nacional o atingimento de nota 6, para os anos iniciais do ensino fundamental, até o ano de 2021.

Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é incorreto afirmar que

  • A o Bolsa Família foi implantado em 2003, passou a integrar e unificar o “Fome Zero” e incorporou os programas “Bolsa Escola”, “Auxílio Gás” e “Cartão Alimentação”.
  • B para continuar com o benefício, as famílias devem manter seus filhos e/ou dependentes frequentando a escola e cumprir o calendário de vacinação.
  • C um dos objetivos desse Programa é reduzir a pobreza por meio de transferências condicionadas de capital.
  • D cada família considerada pobre (com renda mensal por pessoa de R$70,01 a R$140,00) e extremamente pobre (com renda mensal por pessoa de até R$70,00) recebe mensalmente R$100,00 do Programa Bolsa Família.
  • E o Programa Bolsa Família foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo, sendo citado, por exemplo, pela revista inglesa The Economist e pelo jornal francês Le Monde.

A professora Dolores leciona na Escola Mundo Novo para uma turma de 3º ano do ensino fundamental. Ao iniciar o ano, realiza uma avaliação para verificar o que os alunos dominam em relação aos saberes das diferentes áreas do conhecimento. Existem objetivos gerais para a série, e com base naquilo que foi notado na primeira avaliação de cada aluno, a professora procura auxiliá-los a avançar em relação aos objetivos estabelecidos para todos e para cada um. Realiza avaliações sistemáticas durante o ano, não necessariamente por meio de provas, que indicam como o aluno está naquela etapa do ano letivo e faz tabulações de seus saberes e dificuldades para ponderar acerca das intervenções que deve realizar com cada aluno para que avance. Ao final de cada trimestre, há provas com notas. Se o aluno atinge a média 7,0, ele é aprovado para o ano subsequente. Nessa perspectiva, são citadas, respectivamente, a avaliação

  • A diagnóstica, a avaliação formativa, a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa.
  • B somativa e a avaliação formativa.
  • C formativa, a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa.
  • D diagnóstica, a avaliação somativa e a avaliação diagnóstica.
  • E diagnóstica e a avaliação formativa.

A professora Alessandra notou que seu aluno Pedro Henrique não conseguia resolver determinadas situações- problema em Matemática por envolverem conhecimento mais abstrato. Com o passar dos dias, verificou que a aprendizagem do aluno avançou daquela simples e concreta para uma mais complexa e abstrata. Ele atingiu o equilíbrio, pois houve a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos. Pedro Henrique é capaz de resolver problemas mais abstratos com o auxílio da professora ou de algum colega mais experiente, pois ainda não possui total autonomia. Está em seu nível de desenvolvimento potencial e a professora procura criar meios de aproximá-lo de seu desenvolvimento real, funcionando como mediadora. Nesse trecho, estão subentendidas teorias de desenvolvimento de pensadores importantes, que podem ser notadas por meio de nomenclaturas específicas utilizadas. A esse respeito, pode-se afirmar que

  • A Wallon aborda a ideia de “nível de desenvolvimento potencial e real”.
  • B Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre por meio de assimilação, acomodação e equilibração.
  • C Piaget afirma que o conhecimento dá-se do simples e concreto para o complexo e abstrato.
  • D Vygotsky aponta que o nível de desenvolvimento real antecede o nível de desenvolvimento potencial.
  • E Piaget aponta principalmente que a aprendizagem efetiva-se pelo contato com o outro (professora ou aluno mais experiente).

Elisa é professora recém-formada em Pedagogia. Em sua atuação profissional, tem enfrentado muitas dificuldades no que diz respeito à prática docente, pois tem conhecimento teórico, mas não consegue transpô-lo para a realidade dos alunos. No Brasil, os cursos de formação inicial na área educacional são alvo de constantes discussões. Acerca da formação docente de base, é incorreto afirmar que

  • A há uma grande variedade de nomenclatura de disciplinas entre os cursos de Pedagogia, o que sinaliza que o projeto curricular de cada instituição diferencia-se e reflete na nomenclatura das disciplinas.
  • B as ementas dos cursos têm abordagem predominante de caráter descritivo-teórico.
  • C menos da metade das horas do currículo de Pedagogia são dedicadas às disciplinas referentes à formação profissional específica.
  • D os conteúdos das disciplinas a serem ensinadas na Educação Básica são tratados superficialmente ou de forma genérica nos cursos de licenciatura em Pedagogia.
  • E a escola como instituição social e de ensino é bastante abordada nas ementas dos cursos de Pedagogia.