Questões de Concursos da Secretaria de Comunicação do Governo do Pará (SECOM-PA)

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Assinale a alternativa correta a respeito do Sistema Integrado de Comunicação do Governo do Estado do Pará, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 1.689/2017.
  • A O Sistema Integrado de Comunicação do Governo do Estado do Pará – SICOM-PA –, instituído pela Lei estadual nº 7.056, de 19 de novembro de 2007, tem por finalidade organizar a comunicação apenas dos órgãos da Administração Direta.
  • B Não se admitem campanhas informativas de ações governamentais, administrativas e sociais, por meio da imprensa tradicional, devendo ser utilizados somente os canais oficias, mídias sociais ou sítios de internet.
  • C A publicidade das obras e serviços dos órgãos e entidades públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, podendo constar o nome da autoridade e a sigla do partido a que está vinculada, desde que seja de forma discreta.
  • D A organização do Sistema Integrado de Comunicação do Governo do Estado do Pará compreende o órgão central e os órgãos setoriais.
  • E A responsabilidade pela execução das atividades institucionais de comunicação, inerentes ao Sistema Integrado de Comunicação do Governo do Estado do Pará – SICOM-PA – fica restrita a seus dirigentes, eximindo-se de responsabilidade as autoridades dirigentes dos órgãos e das entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.
Para a construção do texto jornalístico, o profissional precisa selecionar dados e ordená-los. Essa seleção leva em consideração alguns critérios, EXCETO
  • A ineditismo
  • B individualidade.
  • C atualidade.
  • D intensidade.
  • E oportunidade.
A relação entre jornalistas e fontes é fundamental para o exercício da profissão, até porque, o profissional não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e precisa de fontes para explicar o fato e/ou destacar uma informação. Acerca da relação entre jornalistas e fonte, assinale a alternativa correta.
  • A Os jornalistas devem tratar suas fontes com ética, mas caso haja situações onde a fonte não é confiável, ele pode utilizá-la sem preocupações.
  • B Se o contato com a fonte de informação romper, o fluxo de informações pode romper-se também, por isso há uma retroalimentação entre fontes e jornalistas que depende, exclusivamente, do interesse privado da notícia.
  • C As fontes auxiliam a assegurar o fluxo contínuo de informações.
  • D A elite compõe uma parcela de fontes que é sempre contatada para explicar as informações mais relevantes ao público em geral, independente da situação.
  • E O fluxo contínuo de comunicação exige que jornalistas tenham fontes preferidas de informação, ou seja, fontes oficiais que sempre garantem as explicações da informação em todas as situações, não importando a editoria
As estratégias de uma campanha publicitária são usadas para atender os objetivos propostos nas ações de comunicação da organização no mercado, sendo necessário definir o tipo de campanha a ser usada. Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de campanha definida como “Campanha Guarda-Chuva”.
  • A É aquela que divulga a organização como um todo, conceituando a empresa e sua imagem no mercado.
  • B É a campanha que divulga os produtos e serviços da organização no mercado, visando sua venda ao consumidor.
  • C É a campanha que apresenta toda a linha de produtos da organização, evidenciando sua marca.
  • D Visa à interatividade com o consumidor, por meio de seu dinamismo, acelerando as vendas da organização.
  • E Tem como objetivo levar o produto até o consumidor, solicitando algo ao seu público e oferecendo algo em troca.
Assinale a alternativa que define corretamente a responsabilidade da Produção Eletrônica na Publicidade.
  • A É de responsabilidade da Produção Eletrônica a encomenda, a supervisão e a execução, junto às produtoras especializadas, de materiais como jingles, spots, trilhas sonoras, filmes e demais materiais audiovisuais.
  • B Trabalha com a preparação e a criação de materiais audiovisuais, por meio da diagramação final de textos, artes, ilustrações e fotografias, e que serão divulgados em anúncios de revistas e jornais.
  • C É responsável pela pré-impressão, que envolve o tratamento de imagens e a impressão de materiais para correções e aprovações, além da própria impressão dos materiais de divulgação de uma campanha publicitária.
  • D Tem a responsabilidade de cuidar da veiculação, de maneira adequada, aos públicos da organização, por meio da definição dos meios e veículos que se encaixam com o perfil do público do anunciante.
  • E Executa a função de prestar assessoria aos clientes da agência, por meio de uma assistência, administrando sua conta, além de acompanhar o desenvolvimento de seus projetos e campanhas dentro da agência.