Questões de Uso da Vírgula (Português)

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No período acima, a segunda ocorrência de vírgula se justifica também por
  • A constituir a sequência uma expressão adverbial.
  • B se tratar de zeugma.
  • C reunir segmentos com sujeitos diferentes.
  • D indicar mudança de oração.
  • E isolar o elemento apositivo.

A vírgula, entre todos os sinais de pontuação, é aquele que desempenha o maior número de funções. Analise as possibilidades de uso da vírgula entre orações, conforme preconizam Abaurre e Pontara: 

I. Separa a oração adverbial que ocorre antes da oração principal. II. Separa a oração subordinada adjetiva restritiva da oração principal. III. Separa todas as orações coordenadas sindéticas. IV. Delimita orações intercaladas. V. Separa a oração subordinada subjetiva da oração principal.

Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e V.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III, IV e V.
“A unidade agressiva da agência de inteligência militar GRU (Glavnoye Razvedyvatel'noye Upravleniye) da Rússia, conhecida como Sandworm, foi acusada pelas nações ocidentais de usar o malware ‘Destruidor Olímpico’ para interromper a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, Coreia do Sul.” (7º§). Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O par de vírgulas poderia ser substituído por um par de travessões.
II. O par de parênteses poderia ser substituído por um par de travessões.
III. A oração do período, na voz passiva, tem o agente da ação expresso no texto.

Está correto o que se afirma em
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas,
  • C I e III, apenas,
  • D II e III, apenas,

A vírgula, entre todos os sinais de pontuação, é aquele que desempenha o maior número de funções. Analise as seguintes possibilidades de uso da vírgula no interior de orações, conforme preconizam Abaurre e Pontara:


I. Separa constituintes sintáticos idênticos em uma enumeração.
II. Indica a elipse de uma palavra (geralmente um verbo).
III. Isola o vocativo.
IV. Sempre separa o aposto.
V. Indica que um adjunto adverbial foi utilizado fora de sua posição habitual.
VI. Indica que complementos nominais ou verbais foram deslocados para o início da oração.
VII. Indica conjunções intercaladas.
VIII. Indica a separação do núcleo do complemento nominal e do adjunto adnominal que o acompanha.

Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas III e VII.
  • C Apenas IV e VIII.
  • D Apenas I, II, V e VII.
  • E Apenas III, V, VII e VIII.

Considere a sentença a seguir:

Uma obra — literária ou não — é fruto não apenas de um lampejo criativo individual, mas de um empenho que deve ser reconhecido pela sociedade, legalmente passível de proteção econômica, por meio de leis nacionais e tratados internacionais de direitos autorais.

Essa sentença pode também ser corretamente pontuada, sem alteração de sentido, da seguinte forma:

  • A Uma obra, literária ou não, é fruto não apenas de um lampejo criativo individual, mas de um empenho que deve ser reconhecido pela sociedade — legalmente passível de proteção econômica — por meio de leis nacionais e tratados internacionais de direitos autorais.
  • B Uma obra — literária ou não é fruto — não apenas de um lampejo criativo individual, mas de um empenho que deve ser reconhecido pela sociedade legalmente, passível de proteção econômica, por meio de leis nacionais e tratados internacionais de direitos autorais.
  • C Uma obra (literária ou não) é fruto, não apenas de um lampejo criativo individual, mas, de um empenho que deve ser reconhecido pela sociedade, legalmente passível de proteção econômica, por meio de leis nacionais e tratados internacionais de direitos autorais.
  • D Uma obra, literária ou não, é fruto não apenas de um lampejo criativo individual, mas de um empenho, que deve ser reconhecido pela sociedade legalmente, passível de proteção econômica, por meio de leis nacionais e tratados internacionais de direitos autorais.
  • E Uma obra (literária ou não) é fruto — não apenas de um lampejo criativo individual – mas de um empenho, que deve ser reconhecido pela sociedade, legalmente passível de proteção econômica, por meio de leis nacionais e tratados internacionais de direitos autorais.