Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Técnico - Assuntos Educacionais (2015)

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De acordo com as ideias do texto, analise as afirmativas abaixo.


I- A lei refere-se exclusivamente a ações nas escolas.

II- Fica explícita no texto a ideia referente à necessidade de realização de campanhas educativas.

III- A lei apresentada no texto incita a punição dos envolvidos.


Assinalando com V, para VERDADEIRA, ou F, para FALSA, nas afirmativas I, II e III, teremos, respectivamente:

  • A F, F, F
  • B F, F, V
  • C V, F, F
  • D F, V, F
  • E V, V, F

Analise as assertivas abaixo em conformidade com a legislação brasileira:


I- Um dos requisitos para investidura em cargo público é a nacionalidade brasileira, aí compreendidos os estrangeiros de qualquer nacionalidade, que residam na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que tenham requerido a nacionalidade brasileira, e a tenham obtido.

II- De acordo com a Constituição Federal de 1988, são cargos privativos de brasileiro nato somente os de Presidente e Vice-Presidente da República; de Presidente do Senado Federal; de Ministro do Supremo Tribunal Federal; da carreira diplomática e de oficial das Forças Armadas.

III- Comete crime de peculato o servidor que exige, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

IV- É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, tendo como exceção a de um cargo de professor com outro técnico ou científico, quando houver compatibilidade de horários.


Assinalando com V, para VERDADEIRA, ou F, para FALSA, as afirmações I, II, III e IV, teremos, respectivamente:

  • A F; F; V; V
  • B V; V; F; V
  • C V; F; F; V
  • D F; F; V; F
  • E V; V; F; F

Maria, servidora pública estável, exercia cargo que foi extinto, mediante lei, sendo colocada em disponibilidade. Posteriormente, Maria retorna para atividade em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o do cargo extinto. Nesse caso, qual tipo de PROVIMENTO ocorreu?

  • A Nomeação;
  • B Aproveitamento;
  • C Readaptação;
  • D Reintegração;
  • E Recondução.

De acordo com Veiga (2003), o significado de inovação e projeto político-pedagógico é apresentado sob duas perspectivas: uma ação regulatória ou técnica e uma ação emancipatória ou edificante. Na perspectiva da autora, podemos afirmar que:

  • A as dimensões do projeto político do Banco Mundial são desafios do projeto políticopedagógico emancipador
  • B o projeto político-pedagógico tem como uma das características fundamentais o movimento de luta em prol da democratização da escola, mas que esconde as dificuldades e os pessimismos da realidade educacional.
  • C o significado de inovação e projeto tem como base o mesmo entendimento possibilitado por Santos, nas obras Um discurso sobre as ciências (1987), Introdução a uma ciência pósmoderna (1989) e Pela mão de Alice (1997).
  • D a partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.
  • E a perspectiva de inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico articulado, integrando o processo como produto, porque o resultado final não é somente um processo consolidado de inovação metodológica, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.

Segundo Carnoy (2009), em seu livro ―A vantagem acadêmica de Cuba‖, nos últimos 30 anos, quando os pesquisadores e educadores visitavam as salas de aula de Cuba e de outros países, os alunos cubanos de todas as séries pareciam saber muito mais matemática e pareciam ler melhor. No final dos anos 90, a UNESCO testou alunos de 13 países latino-americanos. A hipótese dos pesquisadores e educadores acerca dos alunos cubanos foi confirmada. Um dos importantes resultados dessa pesquisa foi que:

  • A o conceito de capital social familiar não faz diferença no rendimento acadêmico dos alunos.
  • B uma das chaves para o sucesso cubano em educação é o recrutamento, para o magistério, dos melhores alunos do ensino médio, e a excelente formação que lhes é dada mediante a um sólido currículo.
  • C o capital social gerado pelo Estado não tem impacto significativo no comportamento do estudante em sala de aula e, desta maneira, não afeta o tempo em que os professores gastam ensinando habilidades cognitivas.
  • D o estudo comparativo, com diferentes níveis de análises entre os países, para compreender o porquê de os alunos parecerem aprender mais em certas situações do que em outras, apontou que o Estado não pode proporcionar esse capital social.
  • E a maioria dos estudos a respeito da aprendizagem do aluno na escola foca nas análises das pesquisas (alunos, pais, professores e os diretores de escolas) acerca da aprendizagem do aluno e baseia-se em um país, estado ou uma única comunidade. Essa pesquisa parte da premissa de que a gestão da escola é o mais importante para a aprendizagem dos alunos