Questão 19 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Técnico - Assuntos Educacionais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2015)

De acordo com Veiga (2003), o significado de inovação e projeto político-pedagógico é apresentado sob duas perspectivas: uma ação regulatória ou técnica e uma ação emancipatória ou edificante. Na perspectiva da autora, podemos afirmar que:

  • A as dimensões do projeto político do Banco Mundial são desafios do projeto políticopedagógico emancipador
  • B o projeto político-pedagógico tem como uma das características fundamentais o movimento de luta em prol da democratização da escola, mas que esconde as dificuldades e os pessimismos da realidade educacional.
  • C o significado de inovação e projeto tem como base o mesmo entendimento possibilitado por Santos, nas obras Um discurso sobre as ciências (1987), Introdução a uma ciência pósmoderna (1989) e Pela mão de Alice (1997).
  • D a partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.
  • E a perspectiva de inovação regulatória significa assumir o projeto político-pedagógico articulado, integrando o processo como produto, porque o resultado final não é somente um processo consolidado de inovação metodológica, mas um produto inovador que provocará também rupturas epistemológicas.