Prova do 2025 - Prefeitura de Bauru SP Especialista em Gestão Escolar Diretor de Escola de Jovens e Adultos - Prova Prefeitura de Bauru - Questões Comentadas

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Durante o ano letivo de 2024, o Conselho Escolar da Escola Municipal de Bauru se preparou para realizar suas reuniões de acordo com as diretrizes do Art. 13 da Deliberação CME nº 1, de 21 de novembro de 2013, que trata da implantação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Um dos membros do Conselho se dirigiu à Diretora da Escola para esclarecer as regras sobre a convocação e funcionamento das reuniões. Assinale a alternativa que contém a resposta INCORRETA e que, portanto, não poderia ser fornecida pela Diretora da Escola:

  • A O Conselho Escolar funcionará com o quórum de maioria simples, o que significa que mais da metade dos membros devem estar presentes para a realização das reuniões.
  • B As reuniões ordinárias devem ser realizadas, no mínimo, seis vezes ao longo do ano letivo, com datas preferencialmente agendadas entre março e junho, e agosto e novembro.
  • C As reuniões extraordinárias podem ser convocadas com uma antecedência de 72 horas por qualquer dos segmentos do Conselho Escolar, se necessário.
  • D As atas das reuniões devem ser registradas em um livro próprio e assinadas por todos os representantes presentes.

Considerando o que dispõe a Deliberação CME n º 1, de 21 de novembro de 2013 sobre a implantação de Conselhos Escolares nas unidades de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Bauru, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A O Conselho Escolar é um colegiado, instância máxima na unidade escolar, formado por representantes da comunidade escolar e comunidade local.
  • B O Conselho Escolar terá natureza de controle social, com função deliberativa, mobilizadora, avaliativa, fiscalizadora e consultiva, nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar
  • C As deliberações do Conselho Escolar devem ser tornadas públicas, garantindo um fluxo de comunicação permanente, de modo que as informações sejam divulgadas a todos e em tempo hábil.
  • D A atuação no Conselho Escolar é considerada serviço público relevante e, portanto, não pode ser levada em conta na avaliação funcional do servidor para fins de pontuação.

O texto “Conselhos Escolares: Uma estratégia de gestão democrática da educação pública” que subsidia o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, publicado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), afirma: “uma questão polêmica e que requer mais discussão para seu adequado entendimento é o papel que assumem os representantes das categorias que constituem o Conselho Escolar”. Neste sentido, afirma, ainda, que “é preciso distinguir desde logo, e claramente, o espaço de defesa dos interesses corporativos do espaço de defesa dos interesses coletivos.”

Considerando estas afirmativas assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o texto:

  • A O papel dos representantes de categorias é o de compartilhar com os colegas a percepção (o ponto de vista), as aspirações dos seus representados na construção do projeto político-pedagógico da escola.
  • B O papel dos representantes das categorias sociais que participam da escola é o da defesa dos interesses do grupo que representa.
  • C A representação por meio de categorias tem como fundamento a expressão da voz plural da sociedade organizada.
  • D Espaços para “hegemonias” são antagônicos à natureza própria do Conselho Escolar.

Miguel Arroyo em seu texto “A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão afirma que a educação popular, um importante movimento crítico no campo pedagógico, surge de projetos voltados para a educação de jovens e adultos, vinculados a movimentos sociais na América Latina”. O autor procura ressaltar em seu texto, aspectos dessa herança popular e explorar as possibilidades e limitações de sua incorporação nas atuais iniciativas de inclusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na legislação e nos sistemas de ensino fundamental e médio.
Considerando as ideias do autor, assinale a alternativa CORRETA sobre os aspectos dessa herança popular:

  • A Embora a educação popular, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus princípios tenham sido fundamentais na década de sessenta, o contexto contemporâneo apresenta novas dinâmicas e desafios que não podem ser adequadamente abordados por essas abordagens tradicionais.
  • B Embora reconhecer a pluralidade de tempos, espaços e relações seja importante, a educação de jovens e adultos deve enfatizar uma abordagem mais uniforme e estruturada que promova valores e conhecimentos comuns. A ênfase excessiva na diversidade cultural pode levar à fragmentação do ensino e dificultar a formação de uma identidade coletiva e coesa.
  • C A exclusão social, persistente e mais intensa nas últimas décadas, permanece um desafio significativo, evidenciado pelas marcas nos corpos dos educandos da EJA. Diante dessa realidade, é essencial garantir o direito à formação que promova a humanização, conhecimento, cultura e dignidade, mantendo a fidelidade à herança da educação popular, sem reverter a antigos modelos educacionais que possam limitar esse processo.
  • D Para alcançar uma formação humana mais eficaz, é fundamental priorizar uma matriz educativa única, que centralize valores, tradições e conhecimentos de uma cultura específica e neste sentido, a pluralidade de tempos, espaços e relações se apresenta como um fator que tem potencial para fragmentar o conhecimento e dificultar a construção de uma identidade comum nas sociedades.

No texto “Alfabetização a ressignificação do conceito”, Magda Soares afirma que os termos alfabetização funcional, alfabetizado funcional, analfabeto funcional, alfabetismo funcional, letramento — trazem presente o conceito de que a inserção no mundo da escrita se dá através de dois processos: a aprendizagem do sistema de escrita (o sistema alfabético e o sistema ortográfico) — o que se poderia denominar alfabetização, em sentido restrito — e o desenvolvimento de competências (habilidades, conhecimentos, atitudes) de uso efetivo desse sistema em práticas sociais que envolvem a língua escrita — a alfabetização (ou alfabetismo) funcional, o letramento.

Segundo a autora, em relação a estes dois processos é CORRETO afirmar que:

  • A Esses dois processos são indissociáveis — não se trata de primeiro aprender a ler e a escrever para só depois usar a leitura e a escrita, mas aprende-se a ler e a escrever por meio do uso da leitura e da escrita em práticas reais de interação com a escrita.
  • B A alfabetização, em seu sentido restrito — a aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita — precede e é um pré-requisito essencial para o alfabetismo funcional, ou letramento, que envolve a participação em práticas sociais de escrita: esses dois processos ocorrem de forma sequencial e independente.
  • C À medida que as demandas sociais e profissionais de leitura e escrita se intensificaram, aprender apenas a ler e a escrever se mostrou suficiente, tornando desnecessário incluir o desenvolvimento de habilidades para um uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais e profissionais como parte do processo de alfabetização.
  • D "Saber ler e escrever um bilhete simples", critério utilizado pelo IBGE para identificar os analfabetos no censo, é um critério adequadamente aplicado e suficiente para as demandas do país; não há necessidade de ampliar o conceito de alfabetização e de alfabetizado, uma vez que as habilidades básicas de leitura e escrita já atendem às necessidades da sociedade.