Questão 8 Comentada - 2025 - Prefeitura de Bauru SP Especialista em Gestão Escolar Diretor de Escola de Jovens e Adultos - Prova Prefeitura de Bauru (SP)

No texto “Alfabetização a ressignificação do conceito”, Magda Soares afirma que os termos alfabetização funcional, alfabetizado funcional, analfabeto funcional, alfabetismo funcional, letramento — trazem presente o conceito de que a inserção no mundo da escrita se dá através de dois processos: a aprendizagem do sistema de escrita (o sistema alfabético e o sistema ortográfico) — o que se poderia denominar alfabetização, em sentido restrito — e o desenvolvimento de competências (habilidades, conhecimentos, atitudes) de uso efetivo desse sistema em práticas sociais que envolvem a língua escrita — a alfabetização (ou alfabetismo) funcional, o letramento.

Segundo a autora, em relação a estes dois processos é CORRETO afirmar que:

  • A Esses dois processos são indissociáveis — não se trata de primeiro aprender a ler e a escrever para só depois usar a leitura e a escrita, mas aprende-se a ler e a escrever por meio do uso da leitura e da escrita em práticas reais de interação com a escrita.
  • B A alfabetização, em seu sentido restrito — a aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita — precede e é um pré-requisito essencial para o alfabetismo funcional, ou letramento, que envolve a participação em práticas sociais de escrita: esses dois processos ocorrem de forma sequencial e independente.
  • C À medida que as demandas sociais e profissionais de leitura e escrita se intensificaram, aprender apenas a ler e a escrever se mostrou suficiente, tornando desnecessário incluir o desenvolvimento de habilidades para um uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais e profissionais como parte do processo de alfabetização.
  • D "Saber ler e escrever um bilhete simples", critério utilizado pelo IBGE para identificar os analfabetos no censo, é um critério adequadamente aplicado e suficiente para as demandas do país; não há necessidade de ampliar o conceito de alfabetização e de alfabetizado, uma vez que as habilidades básicas de leitura e escrita já atendem às necessidades da sociedade.