Questões comentadas de Concursos para Professor I Nível I

Limpar Busca

Os projetos de trabalho são uma metodologia que permite articular diferentes áreas do conhecimento, promovendo a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades críticas e investigativas. No entanto, para que o projeto seja eficaz, é fundamental:

  • A Adotar um modelo de ensino em que cada professor siga seu planejamento individual, sem articulação prévia entre as disciplinas, permitindo que a interdisciplinaridade aconteça de maneira espontânea no decorrer do processo.
  • B Partir da seleção de conteúdos previamente estabelecidos pelo currículo de cada disciplina garantindo que cada professor trabalhe o conteúdo de sua área sem interferência ou participação dos alunos na formulação do problema ou na tomada de decisões.
  • C Definir um tema geral priorizando a execução das etapas definidas pelo professor estabelecendo previamente todas as etapas e objetivos garantindo que os alunos sigam um percurso bem definido, evitando desvios do tema central.
  • D Iniciar com um problema complexo e contextualizado, incentivando os alunos a formularem hipóteses, pesquisarem informações relevantes e proporem soluções, com mediação docente para orientar o processo de investigação e reflexão crítica.

A avaliação mediadora, conforme proposta de Hoffmann (2014), enfatiza a(s):

I. Interações dos alunos com os conteúdos, seus avanços e dificuldades, permitindo ajustes no percurso de aprendizagem.
II. Mensuração de desempenho em relação aos padrões normativos estabelecidos previamente, garantindo a classificação objetiva dos alunos em níveis de aprendizagem.
III. Neutralidade do professor no processo de ensino, permitindo que os alunos desenvolvam autonomia total na autorregulação de sua aprendizagem sem interferências externas.
IV. Valorização das potencialidades individuais dos alunos, considerando a subjetividade e o contexto em que estão inseridos, e não apenas a verificação de acertos e erros.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A II, III e IV apenas.
  • B I e IV apenas.
  • C I, II e III apenas.
  • D I, II e IV apenas.

No campo da educação, as tendências pedagógicas influenciam a concepção do papel do professor, do aluno e dos métodos avaliativos. A tendência libertadora, formulada por Paulo Freire, propõe:

I. Construção do conhecimento especificamente a partir do contexto e das experiências dos alunos, sem necessidade de recorrer a conteúdos formais ou conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade.
II. Compreensão da educação como prática emancipatória, na qual o ensino deve estimular a criticidade dos alunos, favorecendo a construção do conhecimento a partir de sua experiência sociocultural.
III. Centralização no diálogo entre professor e aluno, rejeitando a transmissão unilateral de conhecimento, valorizando a construção coletiva do saber com base na problematização da realidade social.
IV. Formação do aluno para o mercado de trabalho, priorizando o desenvolvimento de competências técnicas e operacionais que garantam a inserção e adequação do aluno na sociedade produtiva.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A II e III apenas.
  • B I, II e IV apenas.
  • C II, III e IV apenas.
  • D I e II apenas.

De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, para promover o aprendizado dos alunos, é necessário:

  • A Planejar atividades desafiadoras que ultrapassem o nível atual de compreensão dos alunos, oferecendo desafios cognitivos elevados, sem mediação, estimulando a autonomia e a internalização.
  • B Utilizar a mediação pedagógica para oferecer suporte temporário, andaime, ajustando o nível de ajuda conforme o aluno avança, promovendo interações sociais que favorecem a internalização.
  • C Incentivar a colaboração apenas entre alunos do mesmo nível de conhecimento, garantindo que o aprendizado ocorra por meio da troca entre pares, em detrimento da intervenção do professor.
  • D Ajustar o ensino de acordo com as características individuais dos alunos, permitindo que cada um avance em seu próprio ritmo, independentemente de interação com colegas para internalização.

A prática pedagógica é fortemente influenciada pelo currículo e pelas concepções culturais que o atravessam. Com base nessa perspectiva sobre currículo e cultura na contemporaneidade, analise as afirmativas abaixo.

I. A estrutura curricular brasileira se fundamenta historicamente em uma matriz eurocêntrica, o que demanda uma revisão crítica para contemplar epistemologias diversas e evitar a exclusão de conhecimentos não hegemônicos.
II. A adoção de um currículo intercultural implica apenas a inclusão de conteúdos relacionados às minorias culturais, sem necessidade de reformulação da abordagem pedagógica.
III. A prática pedagógica pode reforçar ou transformar estruturas curriculares excludentes, dependendo das escolhas metodológicas do professor, da seleção dos materiais didáticos e da interação com os estudantes.
IV. A efetivação de um currículo culturalmente responsivo exige o reconhecimento dos saberes locais e comunitários, bem como a articulação entre conhecimentos acadêmicos e as experiências socioculturais dos estudantes.
V. A neutralidade curricular é um princípio essencial para garantir um ensino objetivo e sem viés ideológico, assegurando que todos os conteúdos sejam abordados de maneira equitativa, sem interferências culturais ou políticas.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, IV e V apenas.
  • B II, III e V apenas.
  • C I, II e III apenas.
  • D I, III e IV apenas.