Em uma escola que adota princípios de reflexividade e colaboração, a professora do 4º ano percebe que suas estratégias expositivas, antes eficientes, perderam impacto no engajamento dos estudantes. Diante desse cenário, a ação pedagógica do professor na reorientação do processo didático precisa contemplar:
- A Proposição de sequências investigativas em que a turma analisa e discute, em conjunto, os resultados das atividades, permitindo ajustes de rotas metodológicas e acolhendo as sugestões dos estudantes na construção coletiva do conhecimento.
- B Priorização de questionários sistemáticos para averiguar o conteúdo assimilado, realocando as unidades de ensino em função das médias de rendimento e buscando manter a fluidez no cumprimento do programa.
- C Transferência do planejamento para comissões internas, que revisam as propostas pedagógicas com base em indicadores de desempenho previamente mapeados, preservando os mesmos recursos e critérios de avaliação adotados pelo corpo docente.
- D Manutenção do arcabouço de aulas expositivas, entremeadas por rápidas sessões de troca de ideias, equilibrando o uso de recursos digitais e atividades de observação para reforçar a aderência ao plano inicial.