Para Zabala (2017), os conteúdos de aprendizagem podem ser entendidos como instrumentos de explicitação das intenções educativas em contextos analíticos concretos como a sala de aula. Nesta, estão presentes os livros didáticos, que por serem o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, se constituem um poderoso mecanismo de seleção e de organização dos conteúdos e métodos de ensino (VIANA; MARTINS, 2020). O gráfico abaixo mostra a distribuição da tipologia de conteúdos de física identificados em livros didáticos da Educação Básica aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
- A Os fatos e os princípios relativos à física são conteúdos inseridos em uma tipologia cuja presença é predominante nos livros didáticos analisados.
- B Os conteúdos procedimentais têm uma presença relevante nos livros didáticos analisados, aparecendo sozinhos ou associados aos demais tipos de conteúdos.
- C Nos livros didáticos analisados, os valores, atitudes e normas relativos à física são conteúdos inseridos na tipologia que aparece predominantemente associada aos conteúdos procedimentais.
- D Nas estruturas de conhecimento, os diferentes tipos de conteúdos se apresentam de forma separada, já nos livros didáticos analisados, eles aparecem, predominantemente, associados.
- E Em um ensino que propõe a formação integral, a distribuição dos diferentes tipos de conteúdos deve ser semelhante àquela encontrada nos livros didáticos analisados.