Questões de Zabala (Pedagogia)

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Para ensinar conteúdos procedimentais, Zabala (1998) diz que “o dado mais relevante é determinado pela necessidade de realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que formam os procedimentos, as técnicas ou estratégias”. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que NÃO representa uma condição determinada para as sequências didáticas dos conteúdos procedimentais:

  • A As atividades devem partir de situações significativas e funcionais.
  • B As atividades devem apresentar os modelos de desenvolvimento do conteúdo de aprendizagem.
  • C As atividades devem ter uma sequência clara, com uma ordem, em um processo gradual.
  • D As atividades devem ser organizadas em um processo de prática guiada com diferentes graus de ajuda.
  • E As atividades devem fomentar a autonomia moral do aluno.

Segundo Antoni Zabala, a Avaliação Formativa é uma abordagem que leva em conta a diversidade dos processos de aprendizagem. Ela contrapõe-se, assim, ao modelo avaliativo que está a serviço da uniformização dos alunos.
Assinale a opção que descreve corretamente uma das etapas constituintes da Avaliação Formativa.

  • A Na avaliação integradora, tem-se um prognóstico para ações educativas futuras com aquele aluno.
  • B Na avaliação inicial, busca-se saber o grau de domínio dos alunos sobre os conhecimentos para classificá-los.
  • C Na avaliação final, são observados os resultados decisivos sobre o fracasso ou sucesso do processo de aprendizagem.
  • D Na avaliação somativa, computa-se o quantitativo dos resultados obtidos pelo aluno ao longo do percurso.
  • E Na avaliação reguladora, trata-se de verificar os aspectos comportamentais do aluno para corrigi-los.

Zabala (1998) afirma e defende que “se os referenciais para a determinação do modelo de intervenção pedagógica variam, de maneira que a função social do ensino amplia suas perspectivas e adquire um papel mais global que abarque todas as capacidades da pessoa desde uma proposta de compreensividade e de formação integral, e a concepção da aprendizagem que as fundamenta é a construtivista”, estaremos impulsionados a

  • A priorizar uma proposta de ensino propedêutica, já que sua realização estaria em concordância com os objetivos que dão prioridade às capacidades cognitivas acima das demais; elegendo, sem exceção, o grande grupo da sala como meio de agrupamento e intervenção.
  • B selecionar como conteúdos prioritários os conceituais, visando uma concepção de aprendizagem acumulativa, de modo a privilegiar um ensino uniformizador e transmissivo para garantir o sucesso escolar dos estudantes nos vestibulares.
  • C observar todas as capacidades e, consequentemente, os diferentes tipos de conteúdos, por meio de um ensino que atenda à diversidade dos alunos em processos autônomos de construção do conhecimento.
  • D trabalhar prioritariamente com a estratégia da aula magistral; propondo relações interativas circunscritas às relações unidirecionais professor/aluno, de caráter diretivo, e organizando os conteúdos unicamente pela ordem das matérias.
  • E adotar a disciplinaridade e o livro didático como os melhores meios para resumir e transmitir os conhecimentos; utilizando instrumentos de avaliação para distinguir e reconhecer os alunos mais preparados.

No entendimento de Zabala (1998), a avaliação que busca o conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino/aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, é o que se pode, corretamente, denominar de avaliação

  • A procedimental.
  • B conceitual.
  • C factual.
  • D reguladora.
  • E mediadora.

Prevenir a violência na escola e fora dela, lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais e participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta fazem parte de qual competência definida por Philippe Perrenoud?

  • A Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
  • B Administrar a progressão das aprendizagens.
  • C Utilizar novas tecnologias.
  • D Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
  • E Informar e envolver os pais.