Questões de Zabala (Pedagogia)

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Para Zabala (2017), os conteúdos de aprendizagem podem ser entendidos como instrumentos de explicitação das intenções educativas em contextos analíticos concretos como a sala de aula. Nesta, estão presentes os livros didáticos, que por serem o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, se constituem um poderoso mecanismo de seleção e de organização dos conteúdos e métodos de ensino (VIANA; MARTINS, 2020). O gráfico abaixo mostra a distribuição da tipologia de conteúdos de física identificados em livros didáticos da Educação Básica aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA. 

  • A Os fatos e os princípios relativos à física são conteúdos inseridos em uma tipologia cuja presença é predominante nos livros didáticos analisados.
  • B Os conteúdos procedimentais têm uma presença relevante nos livros didáticos analisados, aparecendo sozinhos ou associados aos demais tipos de conteúdos. 
  • C Nos livros didáticos analisados, os valores, atitudes e normas relativos à física são conteúdos inseridos na tipologia que aparece predominantemente associada aos conteúdos procedimentais.
  • D Nas estruturas de conhecimento, os diferentes tipos de conteúdos se apresentam de forma separada, já nos livros didáticos analisados, eles aparecem, predominantemente, associados.
  • E Em um ensino que propõe a formação integral, a distribuição dos diferentes tipos de conteúdos deve ser semelhante àquela encontrada nos livros didáticos analisados.

Zabala (1998), ao discutir a função social da escola, toma como referência o agrupamento de capacidades proposto por César Coll: capacidades cognitivas ou intelectuais, motoras, de equilíbrio e autonomia pessoal (afetivas), de relação interpessoal e de inserção e atuação social.

Assinale a alternativa condizente à posição do autor sobre essa temática.

  • A O papel social da escola é o de trabalhar as capacidades cognitivas, cabendo à família e a outras instituições sociais ocuparem-se das demais capacidades.
  • B A Educação Infantil deve se ocupar fundamentalmente das capacidades motoras; o Ensino Fundamental, das afetivas e interpessoais; e o Ensino Médio, das cognitivas e de inserção social.
  • C O princípio de formação integral implica a compreensão das experiências das crianças na escola como aspectos que incidem em todas as capacidades da pessoa.
  • D Uma formação cidadã é aquela que trabalha as capacidades voltadas ao trabalho, forjando o aluno para a garantia de sua subsistência e do desenvolvimento econômico da nação.

Para ensinar conteúdos procedimentais, Zabala (1998) diz que “o dado mais relevante é determinado pela necessidade de realizar exercícios suficientes e progressivos das diferentes ações que formam os procedimentos, as técnicas ou estratégias”. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que NÃO representa uma condição determinada para as sequências didáticas dos conteúdos procedimentais:

  • A As atividades devem partir de situações significativas e funcionais.
  • B As atividades devem apresentar os modelos de desenvolvimento do conteúdo de aprendizagem.
  • C As atividades devem ter uma sequência clara, com uma ordem, em um processo gradual.
  • D As atividades devem ser organizadas em um processo de prática guiada com diferentes graus de ajuda.
  • E As atividades devem fomentar a autonomia moral do aluno.

Segundo Antoni Zabala, a Avaliação Formativa é uma abordagem que leva em conta a diversidade dos processos de aprendizagem. Ela contrapõe-se, assim, ao modelo avaliativo que está a serviço da uniformização dos alunos.
Assinale a opção que descreve corretamente uma das etapas constituintes da Avaliação Formativa.

  • A Na avaliação integradora, tem-se um prognóstico para ações educativas futuras com aquele aluno.
  • B Na avaliação inicial, busca-se saber o grau de domínio dos alunos sobre os conhecimentos para classificá-los.
  • C Na avaliação final, são observados os resultados decisivos sobre o fracasso ou sucesso do processo de aprendizagem.
  • D Na avaliação somativa, computa-se o quantitativo dos resultados obtidos pelo aluno ao longo do percurso.
  • E Na avaliação reguladora, trata-se de verificar os aspectos comportamentais do aluno para corrigi-los.

Zabala (1998) afirma e defende que “se os referenciais para a determinação do modelo de intervenção pedagógica variam, de maneira que a função social do ensino amplia suas perspectivas e adquire um papel mais global que abarque todas as capacidades da pessoa desde uma proposta de compreensividade e de formação integral, e a concepção da aprendizagem que as fundamenta é a construtivista”, estaremos impulsionados a

  • A priorizar uma proposta de ensino propedêutica, já que sua realização estaria em concordância com os objetivos que dão prioridade às capacidades cognitivas acima das demais; elegendo, sem exceção, o grande grupo da sala como meio de agrupamento e intervenção.
  • B selecionar como conteúdos prioritários os conceituais, visando uma concepção de aprendizagem acumulativa, de modo a privilegiar um ensino uniformizador e transmissivo para garantir o sucesso escolar dos estudantes nos vestibulares.
  • C observar todas as capacidades e, consequentemente, os diferentes tipos de conteúdos, por meio de um ensino que atenda à diversidade dos alunos em processos autônomos de construção do conhecimento.
  • D trabalhar prioritariamente com a estratégia da aula magistral; propondo relações interativas circunscritas às relações unidirecionais professor/aluno, de caráter diretivo, e organizando os conteúdos unicamente pela ordem das matérias.
  • E adotar a disciplinaridade e o livro didático como os melhores meios para resumir e transmitir os conhecimentos; utilizando instrumentos de avaliação para distinguir e reconhecer os alunos mais preparados.