Zabala (1998) afirma e defende que “se os referenciais para a determinação do modelo de intervenção pedagógica variam, de maneira que a função social do ensino amplia suas perspectivas e adquire um papel mais global que abarque todas as capacidades da pessoa desde uma proposta de compreensividade e de formação integral, e a concepção da aprendizagem que as fundamenta é a construtivista”, estaremos impulsionados a
- A priorizar uma proposta de ensino propedêutica, já que sua realização estaria em concordância com os objetivos que dão prioridade às capacidades cognitivas acima das demais; elegendo, sem exceção, o grande grupo da sala como meio de agrupamento e intervenção.
- B selecionar como conteúdos prioritários os conceituais, visando uma concepção de aprendizagem acumulativa, de modo a privilegiar um ensino uniformizador e transmissivo para garantir o sucesso escolar dos estudantes nos vestibulares.
- C observar todas as capacidades e, consequentemente, os diferentes tipos de conteúdos, por meio de um ensino que atenda à diversidade dos alunos em processos autônomos de construção do conhecimento.
- D trabalhar prioritariamente com a estratégia da aula magistral; propondo relações interativas circunscritas às relações unidirecionais professor/aluno, de caráter diretivo, e organizando os conteúdos unicamente pela ordem das matérias.
- E adotar a disciplinaridade e o livro didático como os melhores meios para resumir e transmitir os conhecimentos; utilizando instrumentos de avaliação para distinguir e reconhecer os alunos mais preparados.