Questões de Processo Administrativo em Gestão de Saúde (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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Assinale a alternativa que representa corretamente um dos pilares para o sucesso do trabalho multidisciplinar nas instituições de saúde.

  • A Valorização exclusiva do conhecimento técnico do médico, como único responsável pela tomada de decisão clínica.
  • B Restrição da comunicação entre profissionais para evitar conflitos e sobreposição de funções.
  • C Formação isolada e individualizada dos profissionais de saúde, sem interação entre as áreas.
  • D Organização do trabalho em equipe com definição clara de papéis, comunicação eficaz e ambiente de confiança.
  • E Foco na eficiência administrativa, priorizando metas quantitativas em detrimento do cuidado humanizado.

Um indicador é uma representação numérica ou não, que nos permite produzir informações visando elaborar um conhecimento sobre uma determinada situação. Desse modo, é essencial que os sistemas de informação produzam indicadores eficientes, assim, considera-se eficiência como:

  • A A avaliação das ações produzidas, alcançando os melhores resultados possíveis, principalmente em relação à cobertura.
  • B A obtenção de transformações concretas na situação de saúde, coerente com os objetivos propostos pela gestão.
  • C A utilização dos recursos disponíveis da melhor maneira possível, no menor tempo possível e com menor custo, evitando desperdícios.
  • D A medida da probabilidade de um efeito adverso ou indesejado e a gravidade desse efeito à saúde de indivíduos em uma população definida associado ao uso de uma tecnologia aplicada.
  • E Avaliação da concretização de uma ação em consequência de se utilizarem recursos escassos na produção de um dado bem e ou serviço.

Uma equipe municipal planeja reformular sua Rede de Atenção Psicossocial, prevista na Portaria n.º 3.088/2011 para atender à crescente demanda de pessoas com transtornos mentais em diversos níveis de complexidade. Considerando as diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, é necessário:

  • A Reforçar o uso de unidades hospitalares como principal forma de atendimento, investindo principalmente em leitos de internação e reduzindo a ênfase em serviços comunitários.
  • B Desenvolver centros de convivência e equipes multidisciplinares, articulados com atenção básica e urgência, promovendo vínculos comunitários e autonomia do usuário.
  • C Direcionar os casos crônicos para internações prolongadas, estabelecendo intervenções pontuais em regime fechado, sem maiores esforços de reabilitação psicossocial.
  • D Orientar o cuidado inicial por consultórios privados conveniados, mantendo vínculo restrito com dispositivos públicos para evitar sobrecarga nos serviços territoriais.

A classificação de risco tem sido uma metodologia aplicada nas portas de entrada das unidades de pronto atendimento.


É um dos objetivos da classificação de risco:

  • A Identificar a gravidade do paciente em tempo oportuno.
  • B Medicar o paciente para controlar sintomas agudos.
  • C Diagnosticar a patologia de maneira imediata.
  • D Evitar reclamações na ouvidoria sobre demora no atendimento.

No tocante às rotinas de atendimento e protocolos da área da saúde, assinale a alternativa correta.

  • A O protocolo de atendimento descreve a sequência de eventos / contingências às quais a pessoa / paciente será submetido, mas não define o plano de cuidados.
  • B No protocolo de relacionamento, estão definidas as áreas envolvidas, o tempo para resposta e o padrão de comunicação.
  • C A carta de intenções, com definições gerais de atendimento, uniformidade, tempo, abastecimento, distribuição de medicamentos e serviço clínico é chamada de protocolo mestre.
  • D As guidelines, usualmente regras de padrão universal, geralmente delegadas pela diretoria clínica para comissões de médicos especialistas, são denominadas protocolo assistencial.