Questões de Processo Administrativo em Gestão de Saúde (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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Um indicador é uma representação numérica ou não, que nos permite produzir informações visando elaborar um conhecimento sobre uma determinada situação. Desse modo, é essencial que os sistemas de informação produzam indicadores eficientes, assim, considera-se eficiência como:

  • A A avaliação das ações produzidas, alcançando os melhores resultados possíveis, principalmente em relação à cobertura.
  • B A obtenção de transformações concretas na situação de saúde, coerente com os objetivos propostos pela gestão.
  • C A utilização dos recursos disponíveis da melhor maneira possível, no menor tempo possível e com menor custo, evitando desperdícios.
  • D A medida da probabilidade de um efeito adverso ou indesejado e a gravidade desse efeito à saúde de indivíduos em uma população definida associado ao uso de uma tecnologia aplicada.
  • E Avaliação da concretização de uma ação em consequência de se utilizarem recursos escassos na produção de um dado bem e ou serviço.

Uma equipe municipal planeja reformular sua Rede de Atenção Psicossocial, prevista na Portaria n.º 3.088/2011 para atender à crescente demanda de pessoas com transtornos mentais em diversos níveis de complexidade. Considerando as diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, é necessário:

  • A Reforçar o uso de unidades hospitalares como principal forma de atendimento, investindo principalmente em leitos de internação e reduzindo a ênfase em serviços comunitários.
  • B Desenvolver centros de convivência e equipes multidisciplinares, articulados com atenção básica e urgência, promovendo vínculos comunitários e autonomia do usuário.
  • C Direcionar os casos crônicos para internações prolongadas, estabelecendo intervenções pontuais em regime fechado, sem maiores esforços de reabilitação psicossocial.
  • D Orientar o cuidado inicial por consultórios privados conveniados, mantendo vínculo restrito com dispositivos públicos para evitar sobrecarga nos serviços territoriais.

A classificação de risco tem sido uma metodologia aplicada nas portas de entrada das unidades de pronto atendimento.


É um dos objetivos da classificação de risco:

  • A Identificar a gravidade do paciente em tempo oportuno.
  • B Medicar o paciente para controlar sintomas agudos.
  • C Diagnosticar a patologia de maneira imediata.
  • D Evitar reclamações na ouvidoria sobre demora no atendimento.

No contexto dos serviços de saúde, o correto agendamento e a marcação de consultas e exames são vitais para otimizar o fluxo de atendimento, reduzir cancelamentos e evitar a sobrecarga dos serviços. Assinale a alternativa correta.

  • A A utilização de sistemas de agendamento integrados e protocolos padronizados permite uma melhor distribuição dos horários e a redução de cancelamentos, contribuindo para a fluidez do atendimento.
  • B A marcação de consultas baseada exclusivamente em critérios de disponibilidade imediata, sem considerar a especialidade ou urgência do caso, garante a otimização dos recursos clínicos.
  • C A utilização de aplicativos para o agendamento de exames, desprovida de protocolos de validação, aumenta a eficiência na gestão de horários ao permitir marcações espontâneas.
  • D A adoção de agendamentos por meio de chamadas telefônicas, sem a integração com sistemas informatizados, assegura a privacidade dos dados e elimina a possibilidade de erros na marcação.

Segundo Gasnier (2022), as classificações dos materiais são processos de categorização de Pareto baseado em determinado critério considerado relevante para a priorização dos esforços de gerenciamento dos itens em estoque.
Em um hospital, sob o ponto de vista do critério do impacto da falta que um item causa no processo assistencial, qual é a classificação adequada para categorizar o item?

  • A Classificação ABC.
  • B Classificação 123.
  • C Classificação PQR.
  • D Classificação GUS.
  • E Classificação XYZ.