Questões de Gestão em Equipes de Saúde (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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O Plano Diretor de Regionalização deve prever a organização dos municípios de forma autossuficiente e em níveis crescentes de complexidade dos serviços. Frente a isso, é desejável que todos os municípios ofertem a totalidade dos serviços de saúde e que seus gestores garantam acesso facilitado e irrestrito a esses serviços.

  • Certo
  • Errado

No final dos anos 90, poucas organizações de saúde ou profissionais de saúde sabiam o que era acreditação hospitalar. Hoje, o cenário mudou. Apesar de não estamos em um patamar ideal, há fatos que merecem destaque: diferentes modelos de acreditação hospitalar coexistem em nosso país, diversos hospitais são acreditados. O processo de avaliação com fins de acreditação, de uma maneira geral, obedece a uma regra própria, por vezes, adaptada às realidades das diversas instituições acreditadoras existentes. Esta regra, determina alguns procedimentos e condutas em sua aplicação.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A a adesão ao método, por parte de uma organização interessada, deve ser estratégica e involuntária.
  • B a avaliação deve ser feita por avaliadores externos dependentes à organização, adotando técnica de estimulação da criatividade de equipes.
  • C os avaliadores devem ser imparciais, capacitados e de notório saber em suas áreas de atuação.
  • D a avaliação deve ser referenciada aos critérios e padrões externos.
  • E o processo deve resultar em um reconhecimento interno do mérito alcançado com o trabalho de melhoria contínua.

O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental
Com base no texto, leia as afirmativas:
I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais. II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas. III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional. IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais. V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.
Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A I, II, III, IV e V.
  • B II e V, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D I, II e II, apenas
  • E III e IV, apenas.

Novas práticas de gestão instituídas pela flexibilização e mudanças nas relações de trabalho foram intensificadas a partir da década de 1990 com a internacionalização de mercados, com o aumento da competitividade e com o avanço da tecnologia. Com isso, algumas empresas passaram a recorrer à diminuição de seu tamanho (downsinzing) e a terceirização de atividades (outsourcing). Esse modelo reconfigurou as relações entre capital e trabalho, sendo considerada uma alternativa para as organizações se adaptarem às modificações no cenário mundial. Considerando que a Câmara dos Deputados aprovou em 2017 a Lei nº 13.429 e Lei nº 13.467, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não.
  • B Aplica-se ao trabalhador temporário, contratado pela tomadora de serviços, o contrato de experiência previsto no parágrafo único do art. 445 da CLT.
  • C O texto também estabelece a responsabilidade subsidiária da empresa contratada em relação aos seus funcionários.
  • D É responsabilidade da contratado, em quaisquer circunstâncias, a garantia das condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores.
  • E É possível a contratação de trabalho temporário para a substituição de trabalhadores em greve.

Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço (imagem).
As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os nichos de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.

  • A Um Hospital da Mulher que centraliza o atendimento de uma região formada por cinquenta municípios prestando serviços especializados em escala, com processos padronizados e boa margem de negociação junto fornecedores está adotando uma estratégia de liderança em custos.
  • B Uma clínica de pequeno porte se especializou em otorrinolaringologia e oftalmologia há cerca de 20 anos atrás. Atualmente, transformou-se em um hospital com 150 leitos, que é referência em atendimento nessa área. Esse hospital especializado adotou uma estratégia de nicho.
  • C Um hospital geriátrico preconizou em seu atendimento a hotelaria de alto padrão, oferecendo serviços personalizados para o paciente e seus acompanhantes. A estratégia competitiva desta organização é a liderança em custos.
  • D Determinada organização investiu seu capital na montagem de uma rede de prontos socorros infantis que contempla seis municípios vizinhos no interior de São Paulo. Assim, trabalha com equipamentos e profissionais especializados que seguem o mesmo padrão de atendimento, de modo a suprir uma demanda crescente daquela região a preços mais competitivos. Essa organização investiu na liderança em diferenciação.
  • E Um hospital geral que centraliza o atendimento de uma região detém um grande volume de atendimento e conseguiu por meio da padronização de processos melhorar a negociação com fornecedores. Dessa forma, tem obtido bons resultados financeiros por meio da estratégia de nicho de mercado.