Questões de Qualidade na Gestão Hospitalar (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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A priorização de problemas ocorre quando os atores são envolvidos para resolver uma determinada situação de saúde para discutir e selecionar questões relevantes para a comunidade. Um dos aspectos a ser considerado é a factibilidade que consiste:

  • A No número de pessoas e na frequência com que o problema atinge uma determinada área ou população.
  • B Na representação do grau de interesse que as pessoas do bairro ou da comunidade têm em solucionar o problema.
  • C Na disponibilidade de recursos materiais, humanos, físicos, financeiros e político para resolvê-lo.
  • D No grau de fragilidade que este tem quando se desenvolvem as intervenções possíveis com a tecnologia disponível.
  • E No alto grau de risco aos envolvidos.

A mensuração do tempo médio de permanência dos pacientes admitidos na unidade de emergência do hospital, considerando o tempo a partir da chegada até o término do atendimento na emergência, é um importante indicador hospitalar, pois pode fornecer informações importantes nos campos da assistência à saúde e da gestão. Sobre o indicador que mede o tempo médio de permanência de pacientes na emergência do hospital, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Um tempo médio alto de permanência é o mais desejável. Presume-se que o paciente recebeu um atendimento de qualidade e que teve ao seu dispor todos os recursos necessários por mais tempo.
  • B Deve-se considerar alta, desistência, internação ou óbito, com o fechamento do boletim de emergência, como o momento de término do atendimento na emergência do hospital.
  • C O cálculo do indicador se dá pela divisão do total de pacientes que buscaram atendimento na unidade pelo total de tempo da entrada dos pacientes na emergência até o término dos atendimentos.
  • D O indicador que mede o tempo médio de permanência de pacientes na emergência do hospital reflete a efetividade da instituição hospitalar.
  • E Um potencial viés do indicador é o momento de registro da chegada dos pacientes, o qual pode variar de acordo com cada instituição.
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
  • A Rapidez, flexibilidade e cordialidade não são características desejáveis ao bom atendimento no contexto de uma organização pública.
  • B Em uma instituição municipal, o atendimento de qualidade é aquele que evita atender às expectativas do usuário dos serviços púbicos.
  • C O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, esse profissional deve sempre buscar realizar ações que sejam favoráveis ao bem comum e à adequada prestação de serviços à população.
  • D Quem pratica o atendimento deve ser irresponsável ao lidar com os problemas e demandas apresentados pelos usuários dos serviços públicos.

Leia o texto 'O atendimento ao usuário nos serviços de saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que a qualidade no atendimento de saúde envolve aspectos muito mais amplos do que a qualidade do atendimento em qualquer outro tipo de organização.

II. Da equipe de limpeza aos gestores, passando pelos médicos, pelos enfermeiros e demais funcionários, todos precisam estar sintonizados com uma política de atendimento comum, conforme sugere o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Leia o texto 'O atendimento ao usuário nos serviços de saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto leva o leitor a inferir que, para uma adequada prática de atendimento, deve-se levar em conta que a assistência deve efetuar uma leitura das necessidades pessoais e sociais do paciente.

II. Após a análise do texto, é possível inferir que a qualidade no atendimento de saúde é um conceito desvinculado da humanização do atendimento e costuma estar limitada ao atendimento realizado pela equipe administrativa.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.