Questões de Qualidade na Gestão Hospitalar (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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No ambiente de saúde, a abordagem humanizada fortalece a relação entre equipe e paciente, estimulando melhores resultados. Assinale a alternativa CORRETA:

  • A A definição de protocolos assistenciais deve ocorrer sem a participação dos pacientes, pois inexistem benefícios na inclusão de opiniões leigas em processos técnicos.
  • B A individualização do atendimento promove vínculos de confiança, favorece a adesão aos procedimentos e colabora com a satisfação do usuário.
  • C A adoção de métodos padronizados exclui a possibilidade de escuta ativa, pois a equipe segue instruções rigorosas com pouca margem de adaptação.
  • D A aplicação de questionários de avaliação restringe informações sobre a qualidade do serviço, dificultando ajustes para aprimorar o cuidado.

Qual das ações abaixo NÃO contribui para a prática da cultura de segurança nas instituições de saúde?

  • A Cabe a todos os profissionais envolvidos tanto no cuidado como na gestão assumir a responsabilidade pela sua própria segurança, de seus colegas, pacientes e familiares.
  • B Encorajar e recompensar a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança.
  • C Priorizar acima da segurança as metas financeiras e operacionais.
  • D Promover o aprendizado organizacional a partir da ocorrência de incidentes.
  • E Proporcionar recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança.

O Direito à Saúde foi inserido na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/1988), no art. 6º, tendo sido abordado de forma mais específica no art. 196 (CRFB/1988) onde consta “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Marque a alternativa em que se pode corretamente encontrar as diretrizes básicas de funcionamento do Sistema Único de Saúde:

  • A O acesso é universal, mas o atendimento é condicionado à contribuição em forma de contrapartida ao Fisco Nacional.
  • B A gestão é única, mas descentralizada, o atendimento é integral e existe a participação da comunidade nos processos de gestão.
  • C A gestão é descentralizada, ampla e com atribuição de níveis iguais de poder e autoridade entre os entes públicos nacionais.
  • D A saúde é direito de todos, garantido de forma prioritária às minorias e indivíduos com necessidades especiais conforme disponibilidade de recursos.
  • E A gestão ocorre no nível federal a qual define como e onde as ações e programas de saúde serão implantados, seu escopo e impactos.

A qualidade da assistência hospitalar constitui-se atributo necessário para o adequado funcionamento das organizações de prestação de serviços de alta complexidade em ambiente que deve ser continuamente controlado.
Marque a alternativa em que conste uma técnica, ferramenta ou iniciativa cujo objetivo seja auxiliar na melhoria dos indicadores de qualidade da assistência hospitalar e que esteja adequadamente definida:

  • A Acreditação: programa de origem norte-americana, iniciado nos anos 1950, de adesão voluntária e que gera benefícios à organização a partir da execução de melhores práticas de gestão e execução dos procedimentos.
  • B Programa de Controle de Infecção Hospitalar: sistema de inspeções e auditorias obrigatórias realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal com vistas à identificação de pontos de melhoria na gestão dos recursos organizacionais.
  • C Prêmios de qualidade: compostos por normas e regulamentos relacionados à gestão dos processos avaliados por instituições certificadoras internacionais em convênio com analistas locais e que visam à melhoria dos indicadores de gestão.
  • D Avaliação dos programas de saúde: proposta da década de 1990 que propõe a mudança radical dos processos organizacionais, tanto em nível administrativo quanto operacional, e que se opõe à filosofia da melhoria contínua.
  • E Aplicação e uso de ferramentas da qualidade: pretendem manter sob controle os indicadores de infecção hospitalar a partir da aplicação de métodos e técnicas estratégicas e gerenciais, os quais são executados por profissionais da área de Vigilância Epidemiológica.

No âmbito da gestão hospitalar, gastos são quaisquer dispêndios (saídas) de caixas que a organização realiza no sentido de obter ou gerar um determinado serviço ou produto. São tipos de gastos: custos, despesas, perdas e investimentos, entre outros.
Podem ser corretamente compreendidos como custos em um hospitalar:

  • A Medicamentos, móveis e equipamentos dos ambientes de espera, salários e encargos dos profissionais do atendimento, assim como da gestão administrativa, serviços de vigilância.
  • B Marketing e publicidade, gastos financeiros decorrentes de financiamentos e empréstimos, valores aplicados em treinamento e desenvolvimento da equipe de trabalho.
  • C Aluguéis e contas telefônicas e de internet da equipe de vendas do serviço de atendimento ao cliente do plano de saúde próprio do hospital, serviços de limpeza e de vigilância.
  • D Medicamentos, salários e encargos dos profissionais envolvidos diretamente na prestação do serviço, energia elétrica das salas de atendimento, água utilizada nos procedimentos.
  • E Aquisições de móveis, utensílios, equipamentos, medicamentos, itens de consumo em procedimentos, itens de uso administrativo, desenvolvimento e registro de marcas e patentes.