Observando a necessidade de uma escola preparada para o aluno moderno, é primordial que haja professores capacitados. Para além das escolas, o sociólogo e antropólogo Philippe Perrenoud (1999) aborda a melhoria na educação e a responsabilidade que a universidade tem para formar professores pesquisadores reflexivos. [...] Se a universidade é, potencialmente, o melhor lugar para formar os professores para a prática reflexiva e a participação crítica, ela deve, para realizar esse potencial e provar sua competência, evitar toda arrogância e se dispor a trabalhar com os atores em campo.
(Perrenoud 1999, p. 20.)
Pode-se afirmar que a pesquisa é importante para a prática pedagógica de qualidade dos professores pelos seguintes motivos, EXCETO:
- A Possibilita refletir sobre os problemas do cotidiano da sala de aula.
- B Busca uma verdadeira preocupação com a aprendizagem dos alunos.
- C proporciona condições de interferir, modificar e melhorar sua prática pedagógica.
- D Permite a construção do conhecimento para transformar os alunos em bons técnicos.