Questões de O Ensino e a Participação Discente no Contexto Universitário (Pedagogia)

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A Constituição de 1988 adota, explicitamente, concepção de educação como preparação para exercício de cidadania, respeito a diversidade e convívio em sociedade plural, com múltiplas expressões religiosas, políticas, culturais e étnicas. No plano internacional, os objetivos de uma educação democrática estão expressos no Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC – promulgado pelo Decreto nº 591, de 6 de julho de 1992) e no Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Protocolo de São Salvador – promulgado pelo Decreto nº 3.321, de 30 de dezembro de 1999).

(Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/. Adaptado.)

Acerca do exposto, o ensino será ministrado em conformidade com Art. 206 da CF, com base nos seguintes princípios, EXCETO: 

  • A Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • B Progressiva universalização do ensino médio e superior gratuito.
  • C Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • D Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Gonçalves (2015) faz caracterizações importantes sobre a Extensão Universitária. Com base na leitura do texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, assinale a alternativa CORRETA.

  • A As práticas e o processo de institucionalização da Extensão perpassam as Universidades somente no âmbito administrativo, resultado de processos de disputas e tensões para a eliminação dessa função.
  • B Como um processo que permeia o ensino e a pesquisa, integrando essas atividades, a extensão deve ser parte indispensável da rotina universitária, institucionalizando-se tanto do ponto de vista administrativo como da prática acadêmica.
  • C A Extensão Universitária é o primeiro elemento do tripé que apresenta a missão da Universidade, uma vez que se consolidou antes da legitimação histórica dos outros dois elementos desse tripé (Ensino e Pesquisa).
  • D A extensão é uma via de mão única, com trânsito instável oferecido à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de indiferença da práxis de um conhecimento acadêmico.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.


A educação é um fenômeno social que se relaciona com a formação dos indivíduos de uma sociedade; sendo assim, a educação escolar deve estar a serviço da emancipação dos sujeitos. 

  • Certo
  • Errado

A verificação periódica do aproveitamento nas atividades acadêmicas cursadas pelo discente, realizada por meio de sistema automatizado institucional, tem o objetivo de

  • A identificar as dificuldades por ele apresentadas e auxiliá-lo na recuperação de seu rendimento acadêmico.
  • B requerer, no prazo máximo de três dias úteis, a contar do início do impedimento, protocolar na Coordenação do Curso requerimento de abono de faltas.
  • C acompanhar a assiduidade e o aproveitamento, cujo lançamento é de exclusiva competência dos professores e que devem ser registrados em sistema designado para tal pela UFJF.
  • D requerer revisão de avaliação mediante requerimento protocolado na Secretaria da Unidade ou do Departamento ou do Polo de Apoio Presencial, no prazo de três dias úteis após a publicação dos resultados.
  • E realizar a segunda chamada designada pela professora ou pelo professor, que versa sobre os mesmos tópicos da avaliação não realizada.

A qualidade do professor assume centralidade do debate sobre política educacional, quando os estudos mostram que este é um dos mais importantes preditores do desempenho acadêmico dos estudantes. No Brasil, a exigência de ensino superior na formação dos professores, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), levou a um aumento significativo da escolaridade dos professores do Ensino Fundamental; no entanto, o desempenho dos alunos de Ensino Básico não aumentou no mesmo período no país (LOUZANO et al., 2010). Assinale a alternativa que aponta dois coerentes fatores de análise que nos ajudariam a melhor compreender por que esta relação - maior escolaridade docente/maior desempenho aluno - não se estabeleceu em nosso país.

  • A A atratividade da carreira docente no Brasil e a seleção e formação inicial dos professores de ensino fundamental no país.
  • B A pouca adesão do país aos instrumentos de avaliação externa, como o PISA, para os estudantes, e o ENADE, para os professores.
  • C A falta de uma política de formação de professores em serviço e a efetiva extinção de professores sem licenciatura no ensino público.
  • D As condições prévias de aprendizagem dos estudantes de Educação Básica e as políticas de permanência e cotas nas universidades