Questões de PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação (Pedagogia)

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Sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação — PDE, relacione as colunas, ligando cada item da coluna 1 à sua descrição CORRETA na coluna 2.

Coluna 1 
1. Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 
2. Prova Brasil e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). 
3. Pró-Letramento. 
4. FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 
5. Escola de Tempo Integral. 

Coluna 2 
( ) Instrumento de financiamento que visa garantir a ampliação de recursos para toda a educação básica, abrangendo tanto a educação infantil quanto o ensino médio, e promovendo a equidade entre redes de ensino. 
( ) Índice criado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade da educação básica, calculado a partir da taxa de aprovação e das médias de desempenho dos estudantes em avaliações nacionais. 
( ) Programa de formação continuada voltada para professores do ensino fundamental, especialmente para o ensino de alfabetização e matemática, com o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem. 
( ) Avaliações em larga escala realizadas para aferir o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, permitindo diagnósticos para orientar políticas de melhoria da qualidade da educação básica.
( ) Iniciativa do Ministério da Educação que tem como principal finalidade fomentar a criação de matrículas na educação básica em tempo integral. 

A alternativa que traz a relação CORRETA entre as colunas é:

  • A 2,3,1,4,5.
  • B 4,1,3,2,5.
  • C 5,3,4,2,1.
  • D 4,3,5,2,1.
  • E 4,1,2,3,5.

Julgue os itens a seguir em VERDADEIROS ou FALSOS sobre a Gestão Democrática da Educação no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Depois, marque a alternativa que apresenta a CORRETA

I. O PDE reforça o principio da gestão democrática da educação publica, destacando a importância da participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas e administrativas das instituições de ensino.  
II. Uma das diretrizes do PDE é a implementação de conselhos escolares em todas as escolas publicas, com a função de garantir a descentralização das decisões e a participação ativa de pais, estudantes, professores e membros da comunidade. 
III. O PDE não menciona explicitamente a gestão democrática da educação, pois a centralização das decisões administrativas e pedagógicas é priorizada para garantir a uniformidade do ensino no pais. 
IV. No contexto do PDE, a gestão democrática também esta relacionada a transparência na aplicação dos recursos públicos, incentivando a prestação de contas e o controle social por parte da comunidade escolar. 
V. A gestão democrática, conforme proposta pelo PDE, limita-se a esfera escolar, sem envolvimento com as politicas educacionais municipais ou estaduais, que são geridas exclusivamente pelos órgãos centrais. 

A sequência está CORRETA em:

  • A V,V,V,F, F.
  • B F,F,F,V, V.
  • C V,V,V,V, V.
  • D V,V,F,V,F.
  • E V,F.V,F, V.

Sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e suas políticas públicas para a educação superior, analise as afirmações a seguir e, em seguida, marque a alternativa que apresenta os itens CORRETOS

I. O PDE teve como um dos objetivos principais a democratização do acesso à educação superior pública por meio do programa Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), visando aumentar o número de vagas nas universidades federais. 
II. O PDE incluiu o fomento ao uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para o ingresso nas universidades federais, o que contribuiu para a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 
III. O PDE determinou que todas as universidades federais deveriam implementar cotas raciais, reservando vagas para estudantes negros, indígenas e de baixa renda, como medida obrigatória para garantir maior equidade no acesso à educação superior.  
IV. No âmbito do PDE, foram propostas ações para expandir a educação superior em regiões menos atendidas pelo sistema universitário com a construção de novos campi universitários em locais estratégicos. 
V. Uma das metas do PDE foi o fortalecimento dos Institutos Federais, visando aumentar a oferta de cursos técnicos e tecnológicos, além de promover a qualificação profissional. 

ALTERNATIVAS:

  • A Estão corretos os itens I, I e IV.
  • B Estão corretos os itens I, III e V.
  • C Estão corretos os itens I, Il e IV.
  • D Estão corretos os itens III, IV e V.
  • E Estão corretos os itens I, IV e V.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), instituído em 2007 pelo Governo Federal, representou uma estratégia ampla para promover a melhoria da educação em todos os níveis, incluindo o ensino superior. Sobre as politicas publicas para a educação superior no contexto do PDE, marque a alternativa INCORRETA:

  • A O PDE estabeleceu o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), cujo objetivo era expandir o acesso ao ensino superior e melhorar a infraestrutura e o quadro docente das universidades federais.
  • B Uma das metas do PDE era a ampliação do número de vagas nas universidades públicas, com a criação de novos cursos e a construção de novos campi em regiões de menor oferta de ensino superior, visando à redução das desigualdades regionais.
  • C No âmbito do PDE, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi promovido como uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior público, permitindo que candidatos disputem vagas em diversas instituições federais utilizando a nota do Enem.
  • D O PDE também incorporou políticas de incentivo à pesquisa e inovação nas universidades federais, destinando recursos para fomentar parcerias com o setor privado e o desenvolvimento de projetos com impacto socioeconômico.
  • E O PDE criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda oriundos de escolas públicas.

“Trata-se de uma das principais políticas de ações afirmativas na educação superior brasileira, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)". A alternativa que representa CORRETAMENTE o conceito descrito é:

  • A Programa de Avaliação Seriada (PAS), que permite a avaliação do aluno durante o ensino médio para ingresso no ensino superior, considerando seu desempenho ao longo dos três anos.
  • B Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que visa avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências.
  • C Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), que estabelece a reserva de vagas em instituições federais de ensino superior para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
  • D Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que objetiva ampliar o acesso & educação superior pública e gratuita, especialmente por meio da abertura de novos cursos e aumento de vagas.
  • E Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para estudantes de cursos superiores não gratuitos, permitindo o pagamento das mensalidades após a conclusão do curso.