Questões de Didática e Prática no Ensino Superior (Pedagogia)

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No que se refere à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A A prática pedagógica se aperfeiçoa, por quem a realiza, a partir de sua história de vida e saberes de referência, das experiências e aspirações, na ação pragmática desprovida de reflexão de natureza teórica.
  • B A autêntica ação de estender o conhecimento, via extensão universitária, operacionaliza-se por meio de uma práxis dialética, mediadora entre universidade-sociedade-universidade, de produção/reprodução crítica do conhecimento.
  • C A ação didática no ensino superior é pautada pelas tensões enfrentadas no cotidiano universitário e consolida-se pelo o que é inerente à extensão.
  • D A escolha da didática se justifica pelo objeto de estudo: o ensino, e suas relações com o trabalho pedagógico.
Ainda no que diz respeito à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A Não se destaca em importância, o fato das Universidades incentivarem a formação continuada dos docentes, para que estes possam ter uma didática motivadora para o aprendizado de seu alunado.
  • B A didática está ligada com o processo ensino aprendizagem, no qual, professor e aluno, devem estabelecer uma relação positiva para que a mesma surta um efeito esperado, podendo assim acontecer uma troca de ideias que favoreça e desenvolvimento intelectual de ambos.
  • C A prática da didática necessita ser vivenciada pelos educadores e não somente descrita como um importante instrumento pedagógico; desse modo, compreende-se que a utilização da didática, assim como suas adequações na sociedade do conhecimento, é uma condição indispensável para a garantia de uma boa educação.
  • D A formação tanto do professor quanto a do aluno para quem ele leciona, deve ser encarada como um processo permanente, integrado no dia-a-dia.
A educação superior não abrange:
  • A Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
  • B De extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.
  • C De pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
  • D De graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.
No que se refere à “didática do ensino superior”, assinale a alternativa incorreta:
  • A A prática pedagógica se aperfeiçoa, por quem a realiza, a partir de sua história de vida e saberes de referência, das experiências e aspirações, na ação pragmática desprovida de reflexão de natureza teórica.
  • B A autêntica ação de estender o conhecimento, via extensão universitária, operacionaliza-se por meio de uma práxis dialética, mediadora entre universidade-sociedade-universidade, de produção/reprodução crítica do conhecimento.
  • C A ação didática no ensino superior é pautada pelas tensões enfrentadas no cotidiano universitário e consolida-se pelo o que é inerente à extensão.
  • D A escolha da didática se justifica pelo objeto de estudo: o ensino, e suas relações com o trabalho pedagógico.
Os institutos superiores de educação devem manter:
  • A Cursos formadores de profissionais para a educação básica, inclusive o curso normal superior, destinado à formação de docentes para a educação infantil e para as primeiras séries do ensino fundamental.
  • B Programas de educação continuada para os estudantes dos diversos níveis.
  • C Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação que queiram se dedicar à educação superior.
  • D Programas de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior que queiram se dedicar à educação no nível do ensino médio.