Questões de Didática e Prática no Ensino Superior (Pedagogia)

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A aprendizagem baseada em equipes (Team Based Learning – TBL) é uma estratégia de metodologia ativa. São características dessa modalidade:

I. A aprendizagem colaborativa baseada em evidências, projetada em torno de unidades de instrução, conhecidas como “módulos”.
II. Conclusão dos materiais preparatórios antes de uma aula ou do início do módulo. Os materiais podem ser textuais, visuais ou outros, e definidos em um nível que seja apropriado para os alunos e o curso.
III. Ensino por unidades, em um ciclo de quatro etapas denominadas descrição da realidade, seleção de hipóteses, exposição de saberes e teorização.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Relativamente à metodologia ativa denominada “aprendizagem baseada em equipes (TBL)”, assinale a alternativa incorreta:

  • A a referida metodologia ativa se apresenta como uma estratégia educacional prevista por um conjunto de práticas sequenciadas de ensino-aprendizagem.
  • B a referida metodologia ativa tem por objetivo a responsabilização do aluno pela aquisição do próprio conhecimento, a tomada de decisão e o trabalho colaborativo e eficaz em equipe.
  • C a referida metodologia é uma estratégia indicada para situações nas quais existe um grande grupo de pessoas e precisa-se trabalhar com todo o grupo simultaneamente e de forma que haja reflexão crítica individual e coletiva.
  • D a referida metodologia ativa não suporta a divisão da turma em grupos menores, uma vez que o foco se encontra na exploração do domínio cognitivo individual e na aplicação de conhecimentos de forma singularizada.

Analise as assertivas a seguir, sobre as particularidades da educação superior:

I. O contexto universitário é frequentado por sujeitos que revelam uma heterogeneidade de origens sociais, culturais, econômicas e históricas, implicando diferentes condições de alfabetização e letramento e modificando o perfil das instituições. Devido a isso, muitos estudantes acabam tendo insucesso acadêmico, reverberando em reprovações e evasão.

II. O apoio pedagógico, previsto pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, insere-se no contexto da Educação Superior justamente como uma ação voltada à diminuição da disparidade entre os conhecimentos que os estudantes possuem e aqueles exigidos pela Universidade.

III. É uma realidade, na educação superior, o aumento de ingresso de estudantes público-alvo da Educação Especial (EE), ou seja, educandos com deficiências (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, sendo a EE uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades de educação.

IV. Pesquisas apontam para a baixa valorização do fonoaudiólogo no contexto da Educação Superior, demonstrando o desconhecimento sobre o trabalho e a ampla atuação do profissional da fonoaudiologia. A atuação ainda não é (re)conhecida no campo da educação, embora a Fonoaudiologia já esteja voltada para a área educacional há mais de dez anos.

V. Observa-se que, apesar das Políticas de Ações Afirmativas e da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva terem favorecido a diversidade na Universidade, o apoio aos estudantes com Transtornos Funcionais Específicos ou que sejam público-alvo da EE ainda não conseguiu legitimar o espaço do Fonoaudiólogo como profissional necessário nesse cenário.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.

Considerando a temática “O ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior” no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, leia o trecho abaixo e, a seguir, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas numeradas: 

Na Educação Superior, o processo de ensino e aprendizagem deve ser compreendido como uma prática (1) que valoriza a interação entre docentes e discentes, promovendo o desenvolvimento de competências que vão além da mera memorização de conteúdos.  

A formação profissional na Educação Superior requer o desenvolvimento de habilidades (2), como pensamento crítico e autonomia intelectual, que são fundamentais para a atuação no mercado de trabalho. 

Além disso, o ensino superior deve buscar a integração (3) dos conhecimentos, incentivando uma formação que contemple aspectos éticos, culturais e sociais, a fim de formar profissionais (4) à realidade contemporânea e às demandas da sociedade. 

A sequência está CORRETA em:

  • A (1) unidirecional; (2) técnicas; (3) fragmentada; (4) alheios.
  • B (1) dialógica; (2) técnicas; (3) fragmentada; (4) conectado.
  • C (1) expositiva; (2) socioemocionais; (3) integrado; (4) alheios.
  • D (1) dialógica; (2) socioemocionais; (3) integrado; (4) conectado.
  • E (1) expositiva; (2) técnicas; (3) fragmentada; (4) conectado.

Sobre a estrutura da Educação Superior no Brasil, é CORRETO afirmar que:

  • A
    as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada compõem o sistema federal de ensino e as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal compõem os sistemas de ensino dos Estados ou do Distrito Federal.
  • B as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada e as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal compõem os sistemas de ensino dos Estados ou do Distrito Federal.
  • C as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada e as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Publico municipal compõem o sistema federal de ensino.
  • D as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada e as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Publico municipal compõem os sistemas municipais de ensino.
  • E as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada compõem os sistemas particulares de ensino e as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Publico municipal compõem os sistemas municipais de ensino.