Questões de Didática e Prática no Ensino Superior (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com o conceito de “ensinagem” na educação superior, desenvolvido por Pimenta e Anastasiou,

I o ensino e a aprendizagem são interdependentes.
II a aprendizagem é de responsabilidade do aluno.
III o ensino deve ser centrado na exposição do professor.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Maurice Tardif afirma que o papel do professor de ensino superior se constrói na prática, pois

  • A o docente competente é aquele que adota a máxima segundo a qual o verdadeiro conhecimento provém de uma única fonte de conhecimento.
  • B o saber docente deve considerar o conhecimento como uma construção coletiva que decorre de práticas sociais e deve ser voltada a ela.
  • C os saberes relacionados aos conteúdos das áreas de conhecimento são os mais importantes para as práticas de ensino.
  • D basta ter uma formação sustentada pelos aportes das ciências da educação para se tornar um professor de excelência.
  • E é embasado no currículo, que é o único fator determinante na construção de um bom professor, por ser socialmente produzido e selecionado pela instituição de ensino.

A aprendizagem baseada em equipes (Team Based Learning – TBL) é uma estratégia de metodologia ativa. São características dessa modalidade:

I. A aprendizagem colaborativa baseada em evidências, projetada em torno de unidades de instrução, conhecidas como “módulos”.
II. Conclusão dos materiais preparatórios antes de uma aula ou do início do módulo. Os materiais podem ser textuais, visuais ou outros, e definidos em um nível que seja apropriado para os alunos e o curso.
III. Ensino por unidades, em um ciclo de quatro etapas denominadas descrição da realidade, seleção de hipóteses, exposição de saberes e teorização.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Relativamente à metodologia ativa denominada “aprendizagem baseada em equipes (TBL)”, assinale a alternativa incorreta:

  • A a referida metodologia ativa se apresenta como uma estratégia educacional prevista por um conjunto de práticas sequenciadas de ensino-aprendizagem.
  • B a referida metodologia ativa tem por objetivo a responsabilização do aluno pela aquisição do próprio conhecimento, a tomada de decisão e o trabalho colaborativo e eficaz em equipe.
  • C a referida metodologia é uma estratégia indicada para situações nas quais existe um grande grupo de pessoas e precisa-se trabalhar com todo o grupo simultaneamente e de forma que haja reflexão crítica individual e coletiva.
  • D a referida metodologia ativa não suporta a divisão da turma em grupos menores, uma vez que o foco se encontra na exploração do domínio cognitivo individual e na aplicação de conhecimentos de forma singularizada.

Analise as assertivas a seguir, sobre as particularidades da educação superior:

I. O contexto universitário é frequentado por sujeitos que revelam uma heterogeneidade de origens sociais, culturais, econômicas e históricas, implicando diferentes condições de alfabetização e letramento e modificando o perfil das instituições. Devido a isso, muitos estudantes acabam tendo insucesso acadêmico, reverberando em reprovações e evasão.

II. O apoio pedagógico, previsto pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, insere-se no contexto da Educação Superior justamente como uma ação voltada à diminuição da disparidade entre os conhecimentos que os estudantes possuem e aqueles exigidos pela Universidade.

III. É uma realidade, na educação superior, o aumento de ingresso de estudantes público-alvo da Educação Especial (EE), ou seja, educandos com deficiências (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, sendo a EE uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e modalidades de educação.

IV. Pesquisas apontam para a baixa valorização do fonoaudiólogo no contexto da Educação Superior, demonstrando o desconhecimento sobre o trabalho e a ampla atuação do profissional da fonoaudiologia. A atuação ainda não é (re)conhecida no campo da educação, embora a Fonoaudiologia já esteja voltada para a área educacional há mais de dez anos.

V. Observa-se que, apesar das Políticas de Ações Afirmativas e da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva terem favorecido a diversidade na Universidade, o apoio aos estudantes com Transtornos Funcionais Específicos ou que sejam público-alvo da EE ainda não conseguiu legitimar o espaço do Fonoaudiólogo como profissional necessário nesse cenário.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B II e IV, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.