Questões de Noção antropológica de cultura (Sociologia)

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Stuart Hall dedicou grande parte de sua obra à análise da cultura e da identidade em sociedades multiculturais. No livro Pensando a diáspora, Hall examina as identidades caribenhas diaspóricas em condições contemporâneas de globalização. O autor argumenta a favor da "impureza" cultural, considerando a forma como o “velho” é transformado no “novo” e a forma como o “exterior” se torna parte constitutiva da “cultura nacional”. Para analisar as interações entre culturas e a impureza cultural, Hall propõe o conceito de:

  • A etnocentrismo;
  • B hibridização;
  • C relativismo cultural;
  • D assimilação cultural;
  • E fundamentalismo cultural.

A sociologia não pode deixar de ser ética; ética é prática de articular, pregar, promover e/ou impor regras de conduta moral. A moral é uma questão de responsabilidade em relação ao outro. Enquanto executam seu trabalho profissional de maneira adequada, os sociólogos estão inevitavelmente, de forma consciente ou não, preparando o terreno em que a consciência moral pode crescer, e com ela as chances de as atitudes morais serem assumidas e de a responsabilidade pelos outros ser cada vez mais aceita.
(Zygmunt Bauman, Para que serve a sociologia?, 2015)

Para Bauman, a responsabilidade moral em relação ao outro se fundamenta

  • A na dependência mútua dos seres humanos.
  • B na base religiosa da sociedade humana.
  • C no suporte afetivo da organização familiar.
  • D no contrato tácito subjacente à sociedade.
  • E no compartilhamento de valores sociais.

Em 1991, o então presidente americano, George Bush, ansioso por restaurar uma maioria conservadora na Suprema Corte dos Estados Unidos da América, encaminhou a indicação de Clarence Thomas, um juiz negro de visões políticas conservadoras. No raciocínio de Bush, os eleitores brancos (que podiam ter preconceitos em relação a um juiz negro) provavelmente apoiaram Thomas porque ele era conservador em termos da legislação de igualdade de direitos, e os eleitores negros (que apoiam políticas liberais em questões de raça) apoiariam Thomas por ele ser negro.
(Stuart Hall, A identidade cultural na pós-modernidade, 2006. Adaptado)

Segundo Stuart Hall, o Presidente Bush teria agido assim porque

  • A necessitava aumentar o número de juízes imparciais na corte suprema.
  • B estava utilizando politicamente concepções de identidade social.
  • C desejava estabelecer um diálogo com forças progressistas do país.
  • D pretendia conquistar apoio político de grupos supremacistas.
  • E procurava garantir a permanência do status quo na corte suprema.

Se você procura a verdade da “vida real”, e não a “verdade” sobrecarregada com o duvidoso e presunçoso “conhecimento” de homúnculos nascidos e criados em tubos de ensaio, dificilmente poderia fazer melhor escolha que colher sugestões de gente como Franz Kafka, Robert Musil, Jorge Luis Borges, Georges Perec, Milan Kundera ou Michel Houellebecq.
(Zygmunt Bauman, Para que serve a sociologia?, 2015)

Segundo Bauman, no que diz respeito à relação entre Literatura e Sociologia na busca pela compreensão da realidade

  • A a literatura promove visões extremas e caricatas da sociedade.
  • B há uma relação de irmandade entre a sociologia e a literatura.
  • C a sociologia utiliza personagens literárias para estudos de caso.
  • D há uma superioridade epistêmica da literatura sobre a sociologia.
  • E a literatura e a sociologia não dialogam interdisciplinarmente.

Por trás do hábito de fugir da categoria explanatória “a fim de” e substituí-la pela categoria “por causa de”, se encontra o pressuposto tácito, ocasionalmente articulado, porém sobretudo inconsciente e dificilmente questionado, de que “as coisas são como são” e “natureza é natureza – ponto final”, assim como a convicção de que há pouco ou nada que os agentes – sozinhos, em grupo ou coletivamente – possam mudar no que se refere aos veredictos da natureza.
(Zygmunt Bauman, Para que serve a sociologia?, 2015)

Para Bauman, o resultado do hábito generalizado das pessoas comuns, mencionado no excerto, é uma

  • A percepção social fragmentada, segmentada e cristalizada.
  • B dialética entre aspectos subjetivos e objetivos da experiência.
  • C visão crítica da sociedade resultante de indagações causais.
  • D visão de mundo inflexível, inerte e imune à argumentação.
  • E concepção dinâmica da natureza e dos sistemas sociais.