Questões de Cultura de massa e indústria cultural (Sociologia)

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Observe a figura abaixo.



(Fonte: https://oenem.com.br/blog/consumo-e-consumismo)

Por consumo pode entender-se o ato de apropriação e/ou utilização (geralmente de carácter aquisitivo, implicando uma troca) de um determinado bem ou serviço, por parte de um ou mais indivíduos, com vista à satisfação de necessidades materiais ou não-materiais, ou, em termos mais latos, “qualquer atividade envolvendo a seleção, compra, uso, manutenção, reparação e destruição de qualquer produto ou serviço” (CAMPBELL, 1995).
O autor estuda o consumo nas ciências sociais contemporânea. A respeito do assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O conceito de consumo assume uma grande variedade de significados, consoante o enquadramento teórico à luz do qual é formulado e envolve muito mais do que o simples ato de compra de um produto porque, embora o acesso a recursos financeiros determine a possibilidade de chegar à compra, o ato de compra é apenas um momento específico de um processo cultural mais lato. ( ) O consumo é um processo social profundamente elusivo e ambíguo. Elusivo porque, embora seja um pré-requisito para a reprodução física e social de qualquer sociedade humana, só se toma conhecimento de sua existência quando é classificado, pelos padrões ocidentais, como supérfluo, ostentatório ou conspícuo. ( ) Assim, se na visão de uns, o consumo é um instrumento de liberdade, no entender de outros é uma grilheta de dominação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V, V, F
  • B V, V, V
  • C F, F, V
  • D V, F, V

O ALTO CUSTO DA ROUPA BARATA


“O barato que sai caro.” Esse popular clichê fica nítido no documentário The true cost (“o verdadeiro custo”), do diretor Andrew Morgan, que investiga as práticas inconsequentes da indústria da moda ao inundar o mercado com roupas de baixo preço e quase descartáveis. O filme denuncia que alguém paga o preço para uma roupa custar muito barato, mostrando histórias chocantes, como um vilarejo em que há uma grande incidência de crianças nascidas com deficiências mentais e físicas devido aos resíduos da indústria têxtil que poluem as águas da região. Mas o documentário também traz uma contraposição: a ação de pessoas que estão trabalhando para mudar essa realidade, como a inglesa Safia Minney, uma das pioneiras do conceito de “comércio justo” no mundo.




O conceito de “comércio justo”, mencionado no texto, engloba o compromisso de viabilizar que o preço pago por uma mercadoria resulte nas seguintes garantias:

  • A direitos sociais e conservação ambiental
  • B direitos civis e flexibilidade da produção
  • C direitos autorais e preservação da natureza
  • D direitos políticos e concorrência empresarial

Ao comprar uma boneca Barbie, a criança é influenciada pelos padrões de beleza e de consumo e pela variedade de acessórios que ela oferece, apresenta e propõe.

  • Certo
  • Errado

A criança se identifica com a boneca Barbie por ela ser uma boneca adulta e adaptada às mudanças sociais que a criança fantasia viver no futuro.

  • Certo
  • Errado

O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar, cada vez mais, sem necessidade, mas este não é um hábito infundado, sua raiz está nos processos de produção desenvolvidos após a Revolução Industrial e fixados no imaginário coletivo da sociedade pelo trabalho realizado pela mídia.

  • Certo
  • Errado