Questões de Cultura de massa e indústria cultural (Sociologia)

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Para ser eficaz, a tentação de consumir, e de consumir mais, deve ser transmitida em todas as direções e dirigida indiscriminadamente a todos que se disponham a ouvir. No entanto, o número de pessoas capazes de ouvir é maior do que o daquelas que podem reagir da maneira pretendida pela mensagem sedutora. Os que não podem agir de acordo com os desejos induzidos são apresentados todos os dias ao olhar deslumbrado daqueles que podem. O consumo excessivo, aprendem eles, é sinal de sucesso, uma autoestrada que conduz ao aplauso público e à fama.
(Zygmunt Bauman, Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria, 2022. Adaptado)

Segundo Bauman, o consumo é concebido na sociedade contemporânea como

  • A um perigo ao equilíbrio do meio ambiente.
  • B uma prática social eticamente malevolente.
  • C uma condição suficiente para a felicidade.
  • D um instrumento para promover justiça social.
  • E uma forma de instaurar a consciência de classe.

Em 1991, o então presidente americano, George Bush, ansioso por restaurar uma maioria conservadora na Suprema Corte dos Estados Unidos da América, encaminhou a indicação de Clarence Thomas, um juiz negro de visões políticas conservadoras. No raciocínio de Bush, os eleitores brancos (que podiam ter preconceitos em relação a um juiz negro) provavelmente apoiaram Thomas porque ele era conservador em termos da legislação de igualdade de direitos, e os eleitores negros (que apoiam políticas liberais em questões de raça) apoiariam Thomas por ele ser negro.
(Stuart Hall, A identidade cultural na pós-modernidade, 2006. Adaptado)

Segundo Stuart Hall, o Presidente Bush teria agido assim porque

  • A necessitava aumentar o número de juízes imparciais na corte suprema.
  • B estava utilizando politicamente concepções de identidade social.
  • C desejava estabelecer um diálogo com forças progressistas do país.
  • D pretendia conquistar apoio político de grupos supremacistas.
  • E procurava garantir a permanência do status quo na corte suprema.

No Brasil, as novelas têm um papel central na indústria cultural, influenciando de forma significativa o comportamento, as tendências e as percepções da população; são produzidas em larga escala pelas principais emissoras de televisão. Com base no conceito de indústria cultural e no papel das novelas no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • A As novelas brasileiras promovem exclusivamente temas de interesse cultural sem relação com o mercado de consumo, mantendo sua autonomia em relação à publicidade.
  • B As emissoras de televisão brasileiras evitam abordar temas contemporâneos em suas novelas, focando em narrativas que remetem exclusivamente a tempos e contextos históricos distantes.
  • C O sucesso das novelas no Brasil é independente do conhecimento dos hábitos dos telespectadores, focando apenas na criação de histórias de ficção sem compromisso com a realidade social.
  • D A novela brasileira utiliza elementos do cotidiano e incentiva o consumo de produtos, como roupas e estilos de vida, que aparecem nas tramas, atuando como uma vitrine para marcas e gerando influência sobre o comportamento do público.

Em uma conversa sobre os efeitos da mídia e do entretenimento nas nossas vidas, certo professor apresenta o caso de uma grande plataforma de streaming que produz conteúdo padronizado, seguindo as preferências populares e lançando filmes e séries de maneira quase industrial. Esse conteúdo é projetado para atrair o maior número possível de espectadores, mas muitos críticos apontam que ele tende a seguir fórmulas repetitivas e a evitar temas que incentivem a reflexão crítica. Com isso, o professor propõe uma discussão sobre o conceito de indústria cultural. Com base na situação e no conceito de indústria cultural, assinale a afirmativa correta.

  • A A indústria cultural visa preservar a autenticidade cultural e proteger a expressão individual, incentivando a diversidade cultural contra os interesses comerciais.
  • B A indústria cultural se preocupa em promover uma diversidade de experiências culturais que estimulem o pensamento crítico e a individualidade dos consumidores.
  • C A indústria cultural gera produtos culturais em massa com o objetivo de maximizar lucros e consolidar padrões culturais que reforçam o conformismo, sem estimular a reflexão crítica.
  • D A produção de conteúdo padronizado visa a atender às necessidades criativas dos indivíduos, permitindo-lhes encontrar temas e estilos variados que respeitem a singularidade de cada consumidor.

Leia o texto a seguir:

A indústria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura de massa surgem como funções do fenômeno da industrialização. [...] A cultura feita em série, industrialmente, para o grande número, passa a ser vista não como instrumento de crítica e de conhecimento, mas como produto trocável, que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa. [...] Uma cultura perecível [...]. Uma cultura que não vale mais como algo a ser usado pelo indivíduo ou grupo que a produziu.
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980, p. 10-11.

As dimensões apresentadas no texto funcionam como reforço das normas sociais, que se repetem para que a reprodução dessas formas de organização seja vivenciada sem discussão, consolidando assim o(a)

  • A conformismo social.
  • B proselitismo cultural.
  • C sincretismo religioso.
  • D autenticidade social.
  • E folclore institucional.