Questões de Relação entre Indivíduo e Sociedade (Sociologia)

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MARCELLINO (1987) situa o lazer como esfera da vida gerada historicamente, da qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, e que também pode exercer influências na estrutura social vigente. A respeito do lazer analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Lazer é a cultura vivenciada no tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude.
II. Lazer é o fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo e sobre o qual são exercidas influências da estrutura social vigente.
III. Lazer é um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e Cultural.
IV. Lazer é portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto de educação.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

Teve uma influência marcante no pensamento contemporâneo sobre a educação, especialmente no que diz respeito às ideias de poder, disciplina e controle social. Analisou como as instituições sociais, como escolas, hospitais e prisões utilizam métodos de controle e disciplinamento dos corpos e comportamentos dos indivíduos. Sua análise sobre a “sociedade disciplinar” examina como, ao longo do tempo, as instituições começaram a se concentrar não apenas em punir fisicamente os indivíduos, mas também em moldá-los, controlar suas ações e pensamentos de forma mais sutil e complexa.


O pensador cujas ideias estão descritas acima é

  • A Lev Vygotsky.
  • B Célestin Freinet.
  • C Jean Jaques Rousseau.
  • D Michael Foucault.
  • E Paulo Freire.

Em As formas elementares da vida religiosa, Émile Durkheim definiu religião da seguinte forma: ”Um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas, crenças e práticas que reúnem numa mesma comunidade moral, chamada igreja, todos aqueles que a ela aderem” (Durkheim, 1912/2003, p. 32). É correto afirmar que, para Durkheim, a religião:

  • A expressa a vontade e o poder divinos, revelando aos fiéis as verdades fundamentais da existência;
  • B busca satisfazer as necessidades espirituais e morais dos indivíduos, proporcionando-lhes consolo e orientação;
  • C representa a alienação do homem em relação a si mesmo, projetando seus desejos e temores em entidades externas;
  • D nasce do temor e da ignorância humanos diante das forças da natureza, sendo uma forma primitiva de explicação do mundo;
  • E é um fenômeno social que contribui para a coesão e a integração dos grupos, reforçando os laços de solidariedade e os valores comuns.

Por trás do hábito de fugir da categoria explanatória “a fim de” e substituí-la pela categoria “por causa de”, se encontra o pressuposto tácito, ocasionalmente articulado, porém sobretudo inconsciente e dificilmente questionado, de que “as coisas são como são” e “natureza é natureza – ponto final”, assim como a convicção de que há pouco ou nada que os agentes – sozinhos, em grupo ou coletivamente – possam mudar no que se refere aos veredictos da natureza.
(Zygmunt Bauman, Para que serve a sociologia?, 2015)

Para Bauman, o resultado do hábito generalizado das pessoas comuns, mencionado no excerto, é uma

  • A percepção social fragmentada, segmentada e cristalizada.
  • B dialética entre aspectos subjetivos e objetivos da experiência.
  • C visão crítica da sociedade resultante de indagações causais.
  • D visão de mundo inflexível, inerte e imune à argumentação.
  • E concepção dinâmica da natureza e dos sistemas sociais.

Podemos dizer, de maneira metafórica, que a descoberta científica de nosso sistema solar tornou possíveis muitos progressos tecnológicos, mas nunca ditou a conduta necessária a respeito dessa realidade física (não está inscrito nesse conhecimento a necessidade de ir pôr o pé na Lua nem mesmo de enviar homens ou animais ao espaço). A respeito da escola, por exemplo, os trabalhos mundialmente conhecidos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre as desigualdades sociais em matéria de acesso ao saber ou à cultura deram lugar a interpretações e a “traduções” políticas bem diferentes.
(Bernard Lahire, “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?” Revista de Ciências Sociais, 2014. Adaptado)

Segundo o excerto, Bernard Lahire enfatiza que

  • A o acesso ao saber é determinado por políticas consensuais.
  • B a conduta humana supõe a possibilidade de escolha.
  • C o determinismo das leis físicas define a ação humana.
  • D a realidade física é determinante da realidade social.
  • E a evolução humana é orientada por descobertas científicas.