Questões de Relação entre Indivíduo e Sociedade (Sociologia)

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MARCELLINO (1987) situa o lazer como esfera da vida gerada historicamente, da qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, e que também pode exercer influências na estrutura social vigente. A respeito do lazer analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Lazer é a cultura vivenciada no tempo disponível das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude.
II. Lazer é o fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo e sobre o qual são exercidas influências da estrutura social vigente.
III. Lazer é um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e Cultural.
IV. Lazer é portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto de educação.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

Teve uma influência marcante no pensamento contemporâneo sobre a educação, especialmente no que diz respeito às ideias de poder, disciplina e controle social. Analisou como as instituições sociais, como escolas, hospitais e prisões utilizam métodos de controle e disciplinamento dos corpos e comportamentos dos indivíduos. Sua análise sobre a “sociedade disciplinar” examina como, ao longo do tempo, as instituições começaram a se concentrar não apenas em punir fisicamente os indivíduos, mas também em moldá-los, controlar suas ações e pensamentos de forma mais sutil e complexa.


O pensador cujas ideias estão descritas acima é

  • A Lev Vygotsky.
  • B Célestin Freinet.
  • C Jean Jaques Rousseau.
  • D Michael Foucault.
  • E Paulo Freire.

Podemos dizer, de maneira metafórica, que a descoberta científica de nosso sistema solar tornou possíveis muitos progressos tecnológicos, mas nunca ditou a conduta necessária a respeito dessa realidade física (não está inscrito nesse conhecimento a necessidade de ir pôr o pé na Lua nem mesmo de enviar homens ou animais ao espaço). A respeito da escola, por exemplo, os trabalhos mundialmente conhecidos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre as desigualdades sociais em matéria de acesso ao saber ou à cultura deram lugar a interpretações e a “traduções” políticas bem diferentes.
(Bernard Lahire, “Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?” Revista de Ciências Sociais, 2014. Adaptado)

Segundo o excerto, Bernard Lahire enfatiza que

  • A o acesso ao saber é determinado por políticas consensuais.
  • B a conduta humana supõe a possibilidade de escolha.
  • C o determinismo das leis físicas define a ação humana.
  • D a realidade física é determinante da realidade social.
  • E a evolução humana é orientada por descobertas científicas.

A sociologia não pode deixar de ser ética; ética é prática de articular, pregar, promover e/ou impor regras de conduta moral. A moral é uma questão de responsabilidade em relação ao outro. Enquanto executam seu trabalho profissional de maneira adequada, os sociólogos estão inevitavelmente, de forma consciente ou não, preparando o terreno em que a consciência moral pode crescer, e com ela as chances de as atitudes morais serem assumidas e de a responsabilidade pelos outros ser cada vez mais aceita.
(Zygmunt Bauman, Para que serve a sociologia?, 2015)

Para Bauman, a responsabilidade moral em relação ao outro se fundamenta

  • A na dependência mútua dos seres humanos.
  • B na base religiosa da sociedade humana.
  • C no suporte afetivo da organização familiar.
  • D no contrato tácito subjacente à sociedade.
  • E no compartilhamento de valores sociais.

Por trás do hábito de fugir da categoria explanatória “a fim de” e substituí-la pela categoria “por causa de”, se encontra o pressuposto tácito, ocasionalmente articulado, porém sobretudo inconsciente e dificilmente questionado, de que “as coisas são como são” e “natureza é natureza – ponto final”, assim como a convicção de que há pouco ou nada que os agentes – sozinhos, em grupo ou coletivamente – possam mudar no que se refere aos veredictos da natureza.
(Zygmunt Bauman, Para que serve a sociologia?, 2015)

Para Bauman, o resultado do hábito generalizado das pessoas comuns, mencionado no excerto, é uma

  • A percepção social fragmentada, segmentada e cristalizada.
  • B dialética entre aspectos subjetivos e objetivos da experiência.
  • C visão crítica da sociedade resultante de indagações causais.
  • D visão de mundo inflexível, inerte e imune à argumentação.
  • E concepção dinâmica da natureza e dos sistemas sociais.