Questões de Cultura e identidade nacional (Sociologia)

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Stuart Hall dedicou grande parte de sua obra à análise da cultura e da identidade em sociedades multiculturais. No livro Pensando a diáspora, Hall examina as identidades caribenhas diaspóricas em condições contemporâneas de globalização. O autor argumenta a favor da "impureza" cultural, considerando a forma como o “velho” é transformado no “novo” e a forma como o “exterior” se torna parte constitutiva da “cultura nacional”. Para analisar as interações entre culturas e a impureza cultural, Hall propõe o conceito de:

  • A etnocentrismo;
  • B hibridização;
  • C relativismo cultural;
  • D assimilação cultural;
  • E fundamentalismo cultural.

Em 1991, o então presidente americano, George Bush, ansioso por restaurar uma maioria conservadora na Suprema Corte dos Estados Unidos da América, encaminhou a indicação de Clarence Thomas, um juiz negro de visões políticas conservadoras. No raciocínio de Bush, os eleitores brancos (que podiam ter preconceitos em relação a um juiz negro) provavelmente apoiaram Thomas porque ele era conservador em termos da legislação de igualdade de direitos, e os eleitores negros (que apoiam políticas liberais em questões de raça) apoiariam Thomas por ele ser negro.
(Stuart Hall, A identidade cultural na pós-modernidade, 2006. Adaptado)

Segundo Stuart Hall, o Presidente Bush teria agido assim porque

  • A necessitava aumentar o número de juízes imparciais na corte suprema.
  • B estava utilizando politicamente concepções de identidade social.
  • C desejava estabelecer um diálogo com forças progressistas do país.
  • D pretendia conquistar apoio político de grupos supremacistas.
  • E procurava garantir a permanência do status quo na corte suprema.

Uma das lideranças do movimento modernista brasileiro, o poeta Mário de Andrade participou ativamente do momento inaugural das políticas culturais brasileiras. Entre suas proposições, apontava que a Cultura é fundamental à vida do cidadão, “tão vital como o pão”. Em suas contribuições, ele propõe um entendimento mais largo acerca de patrimônio tido, até então, apenas como material. Tal experiência de gestão

  • A entendeu o patrimônio como intangível e pertinente às diferentes estruturas da sociedade.
  • B patrocinou missões etnográficas à região Sul e áreas fronteiriças com Uruguai e Argentina.
  • C elabora e coloca em prática o primeiro Plano Nacional de Cultura formatado com participação popular.
  • D transcende em muito as fronteiras paulistanas, apesar de ser municipal, por suas práticas e ideários.
  • E inclui atividades ligadas às Belas Artes nos currículos educacionais brasileiros.

Segundo Eliana Bogéa e Paulo Nascimento, no artigo De Bubuia no Custo Amazônico: cenas de políticas para as artes do Brasil (2018), as setoriais de teatro ocorridas em 2010, como instâncias preparatórias da Conferência Nacional de Cultura (2ªCNC), iniciaram, na região Norte, o debate sobre o Custo Amazônico como alternativa para

  • A fazer o Brasil reconhecer as especificidades próprias da Amazônia, tais como isolamento geográfico entre as cidades e comunidades, as dificuldades de transporte e locomoção, no âmbito dos desequilíbrios regionais previstos no ProCultura (Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura).
  • B refletir sobre o discurso de eficiência e enxugamento de gastos, principalmente de direitos sociais e a aposta em privatizações de diversos tipos, apontadas pelo Prefeito João Dória (PSDB).
  • C descentralizar viabilização de recursos das leis de incentivo do setor cultural e artístico, concentrados na Região Norte pela maior concentração de patrocinadores.
  • D corrigir desequilíbrios regionais e fortalecer o apoio à produção cultural e artística na região Sudeste brasileira.
  • E reconhecer o Custo Amazônico no ProCultura como um valor a ser atribuído à produção cultural e artística e aos produtores e produtoras culturais das regiões brasileiras.

Com base no conceito de identidade brasileira e nos processos históricos e culturais que moldaram a nação, analise as afirmativas a seguir.

I. A identidade brasileira é construída com base no princípio da participação, sendo descrita como uma “cultura da mistura”, em oposição a uma “cultura da triagem”, que se baseia na exclusão.
II. O princípio da mistura, presente na construção da identidade brasileira, se reflete na valorização de elementos de diferentes origens culturais e na celebração da diversidade como característica nacional.
III. Embora o discurso da identidade brasileira exalte a mistura, na prática, o princípio da exclusão também está presente, como demonstrado por preconceitos e desigualdades raciais, sociais e de gênero.
IV. A literatura brasileira do século XIX contribuiu para a construção de um mito de origem da nação, idealizando o brasileiro como resultado da fusão harmoniosa entre culturas indígenas e europeias.
V. A construção da identidade nacional brasileira foi um processo imediato, que não exigiu invenção ou adaptação de elementos culturais para promover uma identidade comum.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A I, II e IV.
  • B I, III e IV.
  • C II, IV e V.
  • D I, II, III e IV.