Questões de Cultura e identidade nacional (Sociologia)

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Consolidada como uma das importantes obras escritas na história da Antropologia, “Ensaio sobre a dádiva” foi uma obra escrita por Marcel Mauss no ano de 1923. Na obra o autor revisita práticas de troca realizada por populações da Polinésia, Melanésia e do Noroeste Americano e apresenta suas concepções acerca do recebimento e retribuição de presentes ali realizado, fenômeno denominado por Mauss como dádiva. Considerando a “teoria da dádiva” de Marcel Mauss, assinale a alternativa correta.
  • A De acordo com Mauss, a prestação dispensaria uma contraprestação, evidenciando o caráter voluntário das trocas de presentes 
  • B As trocas efetuadas durante os rituais carregam consigo uma finalidade utilitarista, centrada no objeto intercambiado
  • C Através da teoria da dádiva, Mauss aponta a existência de leis de reciprocidade, constituída pelo dom e pela obrigatoriedade do contradom  
  • D Com a teoria da dádiva, Mauss evidencia como as prestações totais possuem o mesmo caráter das trocas mercantilizadas 
  • E As transações são realizadas de forma individualizada e através delas circulam exclusivamente bens e riquezas 
Apesar das críticas posteriores, a obra Casa Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre, marca uma ruptura analítica acerca das interpretações sobre a formação do Brasil. O autor, a partir dessa obra, lança luz para pensar a situação da formação brasileira abordando a importância cultural para se pensar a realidade social. Uma das ideias que reverberaram em suas análises e que teve grande impacto para pensarmos as relações étnico raciais é a questão do “equilíbrio de antagonismos”. Com relação a essa ideia, assinale a alternativa correta. 
  • A O autor pontua que, devido aos diferentes conflitos existentes, dificultou-se o pleno desenvolvimento do país 
  • B Apesar das relações conflituosas e de interesses antagônicos, foi-se possível elaborar políticas públicas para amenizar tais conflitos 
  • C O conceito exprime a ideia de pensar como as relações sociais e seus conflitos presentes na formação do Estado brasileiro foi atenuada por políticas que objetivavam diminuir as disparidades sociais 
  • D A mistura de culturas no território brasileiro vai ser um fator que permitirá aos brasileiros uma qualidade de híbrido e, portanto, adaptável às diversas condições, inclusive lidar com seus antagonismos
  • E O encontro das diferentes etnias, segundo o autor, não trouxe muitas dificuldades de integração e por isso, apresentou uma maior facilidade de lidar com os conflitos
Na reflexão sobre os elementos da didática em sociologia, destacam-se alguns recursos da disciplina que podem contribuir para sensibilizar os alunos na compreensão do conhecimento sociológico como ciência: o estranhamento, a desnaturalização, a percepção da diversidade dos discursos e a formação do cidadão crítico.
NÓBREGA, J. A. Elementos para se pensar sobre a didática da Sociologia no Ensino Médio. Revista Em Debate (UFSC), Florianópolis, v. 14, 2015, p. 109. Adaptado.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um recurso metodológico para o ensino de Sociologia.
  • A A desnaturalização é um processo pelo qual o estudante compreende a correspondência existente entre a realidade e as representações que a sociologia produz sobre ela.
  • B O estranhamento é um recurso pelo qual o estudante interpreta fatos cotidianos como objetos da sociologia, ao compreender suas causas, regularidades e como influenciam os indivíduos.
  • C A percepção da diversidade dos discursos é uma estratégia pela qual o estudante identifica e transpõe interpretações do senso comum, substituindo-as pela verdade obtida cientificamente.
  • D O desenvolvimento do pensamento crítico é uma ferramenta pela qual o estudante censura os saberes subjetivos e não formalizados, ressignificando sentidos e projetos de vida em formação.
  • E A formação do cidadão é uma perspectiva pela qual o estudante é habilitado a compreender a historicidade das interpretações e explicações sobre as relações e os fenômenos sociais.
As obras mais significativas do pensamento pré-sociológico se haviam situado, no Brasil, em terreno dúbio, onde a precisão se disfarçava sob as sugestões artísticas, ou o rigor da observação era substituído por generalizações de cunho intuitivo e técnica retórica. A restrição atual da soberania literária indica uma delimitação de esferas que é verdadeiro índice de maturidade cultural e garante a autonomia de cada uma das ciências humanas.
CANDIDO, A. A sociologia no Brasil. Tempo Social, v. 18, n. 1.
No trecho, o autor discute o processo de profissionalização da Sociologia no Brasil. É correto afirmar que, para ele, esse processo
  • A teve como condição a incorporação de elementos literários nas investigações sociológicas.
  • B tornou-se possível na medida em que houve maior definição de seu campo, objeto e métodos.
  • C foi produzido por alguns grandes intelectuais de qualidades sensíveis e pessoais.
  • D priorizou as generalizações teóricas e sua riqueza de sugestões em detrimento dos números.
  • E criou um maior borramento entre as fronteiras das diferentes disciplinas das humanidades.

A professora pretende usar o fragmento a seguir para trabalhar o tema “A população brasileira: diversidade nacional e regional”.
O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Meu maestro soberano / Foi Antonio Brasileiro (...) Viva Erasmo, Ben, Roberto / Gil e Hermeto, palmas para / Todos os instrumentistas / Salve Edu, Bituca, Nara / Gal, Bethania, Rita, Clara / Evoé, jovens a vista.
Chico Buarque, Para todos.
Sobre essa proposta pedagógica, analise as afirmativas a seguir.
I. O conceito de cultura é pensado com base no retrato da diversidade que o compositor estabelece a partir da própria ascendência e da homenagem a cantores e instrumentistas de diversos gêneros musicais. II. A ideia inicial da proposta é que os alunos se interroguem a respeito dos fatores sociais, econômicos e históricos que contribuem para a pluralidade étnica e cultural da população brasileira. III. A música faz parte do universo expressivo da juventude, sendo utilizada como ferramenta pedagógica que contribui para uma escuta ativa e para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.
Está correto o que se afirma em:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.