Questões de A Educação como Processo de Construção Histórica (Pedagogia)

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Conforme apontam Garghetti, Medeiros e Nuernberg (2013), na década de 1960 surgiu um novo paradigma baseado na filosofia da normalização. Nesse contexto, a integração era vista como uma etapa preparatória para que os alunos com deficiência pudessem se adaptar ao ensino regular. Esse processo ficou conhecido como o paradigma de

  • A apoios.
  • B adaptação.
  • C recursos.
  • D serviços.
  • E segregação.

Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca:

  • A os movimentos sociais a favor da igualdade.
  • B os serviços de educação especial.
  • C as escolas de tempo integral.
  • D as políticas públicas para ampliação de vagas nas escolas.
  • E o crescente número de matrículas em salas de recurso.

Na História da Educação brasileira, houveram vários momentos marcantes, sendo um deles em que estudamos a forma de educação originária da Colonização, denominada:

  • A Educação Jesuítica ou período jesuítico, sendo a fase denominada de Período Colonial, primeira forma reconhecida de educação formal no Brasil, em que se catequizavam Indígenas, na atualidade reconhecidos como povos originários.
  • B Educação positivista, com base em ideais de Comte.
  • C Educação com abordagem fenomenológica, o que permanece até o momento atual.
  • D Educação pautada na Materialidade da vida, defendida por Karl Marx.
  • E Educação e Movimentos populares, defendidos por Paulo Freire.

Ao estudar a História da Infância, podemos perceber que é importante conhecer tal processo e das influências que exercem ainda na atualidade o contexto histórico e social. Dessa forma, podemos afirmar como alternativa incorreta:

  • A Que a história da infância em nada importa para compreender o atual contexto e de qual criança estamos tratando no cenário contemporâneo.
  • B Que a infância da atualidade está intimamente relacionada aos diferentes cenários sociais, históricos e políticos de outros contextos.
  • C Que para compreender a infância é necessário compreender de forma ampla os cenários sociais em que se organizam os direitos das crianças em contextos diferentes, sempre inter-relacionados.
  • D Toda criança é diferente, todas nasceram e vivem com épocas diferenciadas e a partir de vivências sociais específicas, nos diversos grupos sociais que integram as relações da infância.
  • E Toda infância tem suas demandas diferenciadas, as quais precisam ser intercaladas no cenário social amplo, visto que todos foram crianças, no entanto, nem todas as pessoas tiveram infância.

Sobre o processo de colonização brasileira, articulada aos demais momentos da História da Educação brasileira, podemos considerar como alternativa correta:

  • A Que a História do Brasil e a Colonização em si em nada influencia a atual estrutura educacional brasileira, visto que os fatos ficaram no passado.
  • B A História da Educação é objeto de interesse e de estudos de professores da área de História, não devendo ser foco de interação em outras modalidades.
  • C O processo de colonização não é mais discutido no cenário educacional vigente, deixando de importar quanto ao processo educacional em pauta.
  • D Que é importante conhecer e analisar o período de colonização e demais componentes da História da Educação brasileira reconhecendo suas influências na educação atual e os processos que a determinam na contemporaneidade.
  • E O termo colonização está incorreto.