Questões de História da Educação Brasileira (Pedagogia)

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A respeito da História da educação escolar no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  • A Na primeira metade do século XIX, tem-se a origem do ensino imperial, composto por três níveis: primário, secundário e superior. O primário objetivava ensinar a ler e escrever; o secundário, pretendia ampliar a formação dos estudantes, via aulas régias pautadas em ensinamentos religiosos; e o ensino superior, por sua vez, era voltado para as elites.
  • B No período colonial, o ensino que os padres jesuítas ministravam era totalmente distante da realidade da vida da Colônia. Todavia, as práticas pedagógicas desenvolvidas objetivavam qualificar os estudantes para o trabalho, a partir da aprendizagem da cultura geral básica. Além disso, havia programas destinados a catequizar os indígenas.
  • C No Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, defende-se que o sistema escolar deve ser estabelecido nas bases de uma educação integral, leiga e única para todos e que a educação primária (7 a 12 anos) deve ser gratuita e obrigatória. Afirma-se, ainda, que o ensino deve tender progressivamente à obrigatoriedade até os 18 anos e à gratuidade em todos os graus.
  • D A Reforma Francisco Campos teve como foco os ensinos primário, normal e médio profissional, com o intuito de atender às demandas das classes populares em relação à expansão da oferta de educação pública e gratuita. É marcada pela preocupação com a avaliação, estipulando a necessidade de realização de várias provas e exames, especialmente para o ensino primário.

Quanto ao ensino superior, as últimas décadas foram marcadas por políticas que contribuíram para a expansão da oferta de vagas, bem como a ampliação das oportunidades de acesso e permanência nesse nível de ensino. Sobre as ações e os programas desenvolvidos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação proporciona bolsas de estudo (integrais e parciais), em instituições particulares de educação superior, a estudantes que: cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; portadores de deficiência, nos termos da lei; e professores da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.
  • B O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem como objetivo conceder financiamento supletivo às instituições de ensino superior públicas com avaliação positiva (Conceitos A e B) nos processos avaliativos conduzidos pelo Ministério da Educação, a partir do cálculo do Custo Aluno-Qualidade do Ensino Superior (CAQES), com o objetivo de garantir o padrão mínimo para que o direito à educação superior de qualidade seja efetivado.
  • C De acordo com a legislação vigente, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • D por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que são selecionados estudantes, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas e gratuitas de ensino superior que dele participam.
Dermeval Saviani (2007), apresenta a trajetória da história das ideias pedagógicas no Brasil pela história da educação brasileira. Assinale a alternativa que corresponde a periodização organizada pelo autor supracitado:
  • A 1459 - 1959 Vertente Religiosa da Pedagogia Tradicional, 1959 - 1982 Vertente Religiosa e Leiga da Pedagogia Tradicional, 1982 - 1996 Pedagogia Nova, 1996 - 2021 Concepção Pedagogia Produtivista.
  • B 1649 - 1659 Vertente Religiosa da Pedagogia Tradicional, 1659 - 1732 Vertente Religiosa e Leiga da Pedagogia Tradicional, 1732 - 1869 Pedagogia Nova, 1869 - 2001 Concepção Pedagogia Produtivista.
  • C 1549 - 1759 Vertente Religiosa da Pedagogia Tradicional, 1759 - 1932 Vertente Religiosa e Leiga da Pedagogia Tradicional, 1932 - 1969 Pedagogia Nova, 1969 - 2001 Concepção Pedagogia Produtivista.
  • D 1349 - 1459 Vertente Religiosa da Pedagogia Tradicional, 1459 - 1532 Vertente Religiosa e Leiga da Pedagogia Tradicional, 1532 - 1669 Pedagogia Nova, 1669 - 2001 Concepção Pedagogia Produtivista.
  • E 1249 - 1359 Vertente Religiosa da Pedagogia Tradicional, 1359 - 1432 Vertente Religiosa e Leiga da Pedagogia Tradicional, 1432 - 1569 Pedagogia Nova, 1569 - 2001 Concepção Pedagogia Produtivista.

Analise o texto abaixo:

O entendimento de que ___________é desenvolvido mediante a participação dos sujeitos em atividades culturais é pressuposto fundamental da Teoria Histórico-Cultural.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • A o pensamento teórico
  • B o conceito de linearidade
  • C o pensamento homogêneo
  • D a formação do pensamento cartesiano
  • E a constituição do pensamento segmentado

A Teoria Histórico-cultural está ancorada nos pressupostos da concepção:

  • A Essencialista.
  • B Estruturalista.
  • C Existencialista.
  • D Fenomenológica.
  • E Materialista histórico-dialética.