Questões de História da Educação Brasileira (Pedagogia)

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Na História da Educação brasileira observamos vários autores indicando posicionamentos diferentes em relação às intituladas Correntes Pedagógicas, as quais se estruturam articuladas ao contexto social amplo, valorizados os aspectos culturais, sociais, políticos, educacionais e históricos pelos quais passou a educação brasileira. Nesse sentido, as mesmas se classificam em dois grandes grupos, indicados pedagogicamente de maneira CORRETA:

  • A Tradicionais e pedagogicamente corretas.
  • B Teoria do pensamento complexo.
  • C Liberais e progressistas.
  • D Tecnicista e Tradicional, somente.
  • E Somente progressista.

A Educação Especial no Brasil passou por diversas fases e transformações. Sobre o tema, analise a sentença abaixo:

A Educação Especial no Brasil teve início com a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, atual Instituto Benjamin Constant, que hoje é dedicado à educação de pessoas cegas, pessoas com surdo-cegueira e surdas (1ª parte). Durante o século XX, especialmente a partir da década de 1950, surgiram instituições públicas como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), que desempenharam um papel significativo no atendimento a pessoas com deficiência visual e auditiva (2ª parte). A Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996 reforçaram o direito à educação para todos, incluindo pessoas com necessidades especiais (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 2ª parte.
  • C Apenas a 3ª parte.
  • D Apenas a 1ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Marchesi (in Coll, Palacios e Marchesi, 2004), aponta que, a partir da década de 1960, ocorreu um processo significativo, impulsionado por diferentes setores da sociedade, que provocou profundas transformações na educação especial. Diversos fatores contribuíram para essas mudanças, entre os quais se destaca:

  • A os movimentos sociais a favor da igualdade.
  • B os serviços de educação especial.
  • C as escolas de tempo integral.
  • D as políticas públicas para ampliação de vagas nas escolas.
  • E o crescente número de matrículas em salas de recurso.

A Educação Especial passou por diversas transformações ao longo da história, influenciando as práticas pedagógicas e a inclusão escolar. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A Educação Especial surgiu no século XIX com a criação de escolas segregadas, modelo considerado ultrapassado atualmente, visto que a inclusão no Ensino Regular é a abordagem indicada.
  • B A Declaração de Salamanca (1994) reafirmou a necessidade de manter escolas especiais separadas, visto que defende que a inclusão escolar é menos eficaz para o aprendizado da maioria dos alunos com deficiência.
  • C A Educação Especial tem suas raízes nos primeiros atendimentos médicos e assistenciais, mas evoluiu para um modelo pedagógico que valoriza a inclusão e a acessibilidade no Ensino Regular.
  • D No Brasil, o modelo segregado predominou por muito tempo e, apenas nas últimas décadas, houve avanços significativos para a inclusão escolar
  • E A concepção pedagógica da Educação Especial baseia-se na normalização, que defende que todos os alunos tenham oportunidades iguais, com adaptações necessárias para suas necessidades específicas.

No contexto da evolução histórica da educação da pessoa com deficiência no Brasil, assinale a alternativa que melhor representa uma mudança paradigmática ocorrida a partir da década de 1990, in consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo país.

  • A A consolidação do modelo assistencialista, que priorizou a caridade e a institucionalização das pessoas com deficiência em centros especializados.
  • B A valorização do modelo clínico-terapêutico, no qual o foco central era o diagnóstico médico para fins de segregação pedagógica.
  • C A institucionalização da educação inclusiva como diretriz nacional, respaldada por marcos legais e normativos.
  • D A criação de instituições filantrópicas como principal estratégia de atendimento à pessoa com deficiência no sistema educacional brasileiro.
  • E A adoção da integração escolar como política definitiva, sem necessidade de adaptações curriculares ou formação docente específica.