Questões de Intervenção Psicossocial (Psicologia)

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Vários métodos de investigação se encontram à disposição da Psicologia Social. Sobre o método de observação, analise as afirmações abaixo:


1. Quando o psicólogo social simplesmente observa um comportamento social ou consulta um arquivo que contém informações relevantes ao objeto de seu estudo, diz-se que ele utiliza o método de observação.


2. Consulta a censos demográficos, arquivos (jornais, diários, etc.) bem como observação direta do desenrolar de um comportamento social constituem exemplos de método observacional.


3. Na atividade de observação, o pesquisador interage diretamente com as pessoas cujo comportamento está sendo observado, ou seja, tem observação participante.


4. A observação direta ou não participante é a observação feita de fora, ou seja, sem que os observados tenham conhecimento de que alguém os observa.


5. O método de observação estuda uma situação onde as variáveis independentes e dependentes já ocorreram, ou seja, ex post facto.



O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 6.
  • B 10.
  • C 11.
  • D 14.
  • E 15.

A partir da Psicologia Social crítica, do final do século XX, os processos grupais passam a ser compreendidos como projetos, um eterno “vir a ser”, constituídos em uma tensão entre serialidade e totalidade (Lapassade, 1982). Há uma ameaça constante de dissolução do grupo e de volta à serialidade, em que cada integrante assume e afirma sua individualidade, sendo mais um na presença dos demais. Ao mesmo tempo, há uma busca pela totalidade, em que cada um dos integrantes participa com os demais, introjeta-os e dá sentido à relação estabelecida, afirmando-se e assumindo a totalidade do grupo. Nesse sentido, a metodologia dos grupos operativos de Enrique Pichon- -Riviere contribuiu para o trabalho de grupos, explicitando seus modos de funcionamento e permitindo que todos elaborem sobre a experiência coletivamente.
O conceito que fundamenta o funcionamento dos grupos operativos é o de Esquemas Conceituais Referenciais Operativos (ECROS), que é definido como

  • A relações de aproximação e afastamento entre as redes de preferência e de rejeição, nos grupos e na comunidade.
  • B valores, crenças, medos e fantasias de cada um dos que estão em contato quando se está agindo em grupo.
  • C situação de forças no espaço vital, entendendo este como totalidade dos fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um determinado momento.
  • D a alteração da mente individual, um predomínio da emoção sobre a razão e um papel central do inconsciente coletivo nas ações dos indivíduos que são totalmente direcionados por meio da sugestão do líder e do contágio rápido.
  • E a existência de um propósito comum, o reconhecimento comum dos limites de cada membro, a distinção entre os subgrupos internos e a valorização dos membros individualmente por suas contribuições ao grupo.
Júlio, jovem de 25 anos, viúvo, desempregado, procurou a UBS próxima à sua casa e solicitou tratamento para seu uso abusivo de álcool e outras drogas, de acordo com a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Júlio deverá ser encaminhado para qual equipamento, preferencialmente? 
  • A Deverá ser atendido por um psiquiatra, na própria UBS onde procurou ajuda.
  • B Para o CREAS, uma vez que já tem um direito violado.
  • C Para um Centro de Convivência, já que está desempregado e deverá ser encaminhado para uma atividade de geração de renda.
  • D Para um CAPS III, pois possivelmente será necessário que pernoite em um leito disponível no equipamento.
  • E Para um CAPS AD, onde poderá participar de atividades diversas e receberá cuidado ambulatorial.

O Brasil registra situações graves, que atingem sua população, tais como inundações, deslizamentos de terra, rompimentos de barragens, grandes acidentes. Cada vez mais é reconhecida a relevância da atuação de profissionais da Psicologia em contextos de riscos, emergências e desastres. 
Assinale a opção que melhor descreve a importância da contribuição da Psicologia nessas situações.

  • A As vítimas de desastres desenvolvem o Transtorno de Estresse Pós-Traumático e necessitam de intervenção individual psicoterápica e medicamentosa.
  • B As populações já vulneráveis ou vulnerabilizadas pela situação de emergência e desastres precisam de assistencialismo para se recuperar de suas perdas humanas e materiais.
  • C A Psicologia vai compor a rede de cuidados em intervenções que vão desde a prevenção até a recuperação no pós-desastre, atuando conjuntamente com diferentes setores. 
  • D O luto caracteriza-se enquanto uma reação psicopatológica frente ao fenômeno de perda de referências afetivas significativas decorrente da situação de desastre.
  • E As intervenções psicoterápicas breves e de psicoeducação permitem explorar o modo como a pessoa experimentou as crises e os eventos pregressos de sua vida infantil.

A reconhecida pesquisa de Psicologia Social realizada pelo psicólogo Philip Zimbardo na Universidade de Stanford, em que alunos simulavam o funcionamento de uma prisão, indicou a importância do grupo na compreensão da

  • A inteligência.
  • B resistência.
  • C individualização.
  • D desindividualização.
  • E curiosidade.