Questões de Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social (Psicologia)

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Sobre os fenômenos de grupo e a Psicologia Social, analise as afirmativas:


I - Os processos de socialização ocorrem por meio da internalização de normas, valores e comportamentos estabelecidos pelos grupos sociais.


II - O conformismo em grupos pode influenciar comportamentos individuais, mesmo que em desacordo com crenças pessoais.


III - A coesão grupal está diretamente relacionada ao nível de satisfação dos membros e à identificação com os objetivos do grupo.


IV - Os papéis sociais atribuídos dentro de um grupo são fixos e não podem ser modificados ao longo do tempo.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D I, II, III e IV.

A ilusão de transparência é um viés cognitivo em que uma pessoa pode pensar que suas emoções são facilmente identificadas pelos outros, quando na verdade são menos visíveis do que se imagina. O conceito apresentado foi desenvolvido através da abordagem da:

  • A Psicologia Social.
  • B Psicologia Organizacional.
  • C Psicologia Analítica.
  • D Neuropsicologia.

A psicologia social, educacional e comunitária são ramos importantes da psicologia que se concentram na compreensão e melhoria das relações humanas e do bem-estar social. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) A Psicologia Escolar sempre respondeu de forma abrangente e consciente às demandas escolares, sem a necessidade de reflexão crítica sobre sua atuação;


(__) A construção da relação Psicologia-escola historicamente se alinhou a práticas positivistas, focando em corrigir condutas desviantes e homogeneizar turmas;


(__) A Psicologia Escolar, quando alinhada com a Pedagogia libertária, pode mediar processos de educação que valorizam a diferença e a autonomia, incentivando a cidadania e a socialização do conhecimento;


(__) As relações de poder no sistema de educação e a hierarquia de saberes prevalecem, com o saber pedagógico muitas vezes se sobrepondo ao saber psicológico.


A sequência está correta em: 

  • A V − F − F − V.
  • B F − V − V − V.
  • C F − F − V − V.
  • D V − V − V − V.

Uma entrevista, seja individual ou coletiva, pode seguir o método cartográfico, cuja perspectiva é inspirada no pensamento de Deleuze e Guattari, de grande importância para a analítica institucional. O método cartográfico considera as linhas de fuga que compõem a experiência, evitando-se, assim, perspectivas totalizantes. Nessa perspectiva, existe um conceito fundamental que corresponde ao entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade que lhe são inerentes.
Tal conceito faz referência direta à imagem oriunda da botânica, correspondendo a um emaranhado de linhas em que não é possível distinguir início e fim, nem núcleo ou ponto central.
Trata-se do conceito de

  • A rizoma.
  • B sinergia.
  • C nodulação.
  • D arquétipo.
  • E profundidade.

“Considerados temas pouco estudados pela psicologia social no Brasil, o estudo da persuasão social e das atitudes possibilita a compreensão de dificuldades em situações socialmente delicadas como, por exemplo, brigas no trânsito e/ou pouca aderência das pessoas às campanhas de vacinação. Para evitar tais situações é possível empregar estratégias para mudanças de atitudes por meio da persuasão. A persuasão tem sido abordada por um modelo teórico no âmbito da psicologia social que a considera mais efetiva quando lança mão de uma mensagem que requer consideração e processamento cognitivo profundo em vez de depender de um porta-voz atraente e argumentos emocionais.” As informações se referem ao modelo de:

  • A Dissonância cognitiva.
  • B Influência informacional.
  • C Probabilidade de elaboração.
  • D Efeito da homogeneidade do outgroup.